Atividades de aulas a distância
De: 31 de agosto a 04 de setembro
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Meire de Jesus Santos
Ano/série: 8º E
E-mail: professorameirejsantos@gmail.com
Entrega até: 05 de setembro
06 aulas
Apostila SP faz escola – volume 3
NOS LABIRINTOS DAS FAKE NEWS
JORNAL ACONTECE AQUI
jaaq.com.br
SÁBADO Mogi das Cruzes, 06 de fevereiro de 2020. Ano 17 Nº 258 | 2ª adição, 17 h
NOTÍCIAS 06/02/2020 - 15h20min.
Por Caio José Tupinambá
Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus
Na tarde de ontem, três adolescentes que haviam se perdido na floresta, próximo à região de Manaus, foram resgatados, após quatro dias de desaparecimento.
Segundo o trio, que fazia um passeio de ecoturismo, eles teriam se perdido do grupo maior ao adentrarem uma caverna oculta por uma vegetação cerrada na mata.
Ao explorarem a caverna, repleta de túneis, não conseguiram mais sair.
“Foi desesperador... o sinal do celular não funcionava e toda vez que tentávamos sair, parecia que mais fundo a gente adentrava na caverna...” diz Aline, uma das adolescentes resgatadas, ainda em visível estado de choque. Ela ainda afirmou que teve a sensação de que iria morrer o tempo todo.
“Tipo, por um instante, achamos que era uma caverna pequena, tá ligado? Fomos andando e não conseguimos mais voltar, a gente gritou pelo restante do grupo, mas ninguém ouviu...”. Disse M.R.A, de 15 anos, o mais jovem do grupo.
Segundo a polícia local, o responsável pelo passeio deverá ser ouvido e, eventualmente, poderá ser processado, porque o acesso à área das cavernas está fora da rota turística.
O sistema de cavernas, chamado de Iandu (que significa aranha em tupi), foi descoberto há pouco tempo e fica na região próxima à caverna do Botuverá, há pouco mais de 100 km de Manaus.
Especialistas em Espeleologia dizem que o sistema de cavernas é perigoso, e que os jovens tiveram sorte porque ficaram em uma área com infiltração de luz solar.
“A gente viu que tinha um buraco no teto, ficamos por ali na esperança de que ouvissem nosso chamado”, alega Ricardo.
“Da próxima vez, levo um novelo de lã vermelho, como o que aquele herói grego usou para sair da caverna do Minotauro.” diz Carlos, mais aliviado depois do resgate.
“Embora estejam um pouco cansados e desidratados, todos passam bem e logo retornarão às suas casas.” – essa é a expectativa do sr. Eduardo, chefe do grupo de bombeiros que resgatou os jovens.
Questões para análise:
Dando continuidade à apostila (volume 3) e à nossa última atividade referente às fake news, após a leitura do texto acima, responda:
01. A notícia do texto é falsa ou não?
02. Quais elementos no texto comprovem a resposta da questão 01?
03. Pesquise o significado das palavras:
a. Espeleologia
b. espelunca
04. Os envolvidos no incidente na caverna têm seus nomes citados na notícia, menos M.R.A. Por que isso ocorreu no texto?
05. Na notícia, ocorre o que chamamos de intertextualidade, ou seja, há uma citação direta a outro texto (vimos na última atividade).
Identifique onde ela acontece nesse texto.
Observações:
- Ler as questões solicitadas e responder NO CADERNO;
- Tirar fotos e enviar para o meu e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário