Aulas previstas : 4 aulas
Nome do professor: Regina Medeiros
Disciplina : Português
Série : 3º ano A , B e C
Prazo de entrega : 21/08
Forma de entrega: Foto do Caderno ou digitado
Mandar para mandar as atividades : reginacandido@prof.educacao.sp.gov.br
PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado. BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, 6. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).
1) De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a
A) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
C) imposição das ideias e posições de grupos específicos.
D) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.
E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.
2) Leia este texto para responder à questão a seguir.
Por que “gamificar” a educação?
O Brasil tem 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos fora da escola, principalmente por desinteresse, e 45 milhões de pessoas usando jogos digitais. [...]
PARENTE, Rafael.
Glossário:
Gamificar: aplicar técnicas características de vídeos e jogos em situações da vida real, como na educação, na saúde, nos esportes, etc., com o objetivo de resolver problemas ou motivar pessoas.
Analise o título e a introdução desse artigo de opinião sobre a inclusão de jogos na sala de aula.
a) Por que o autor inicia seu artigo com dados sobre a evasão escolar? Que tipo de argumento é esse?
b) Em sua opinião, a educação deve ser “gamificada”? Apresente um argumento para explicar seu ponto de vista.
3) NÃO é característica do artigo de opinião:
a) Linguagem culta.
b) Título subjetivo.
c) Utilização de argumentos.
d) O autor não se posiciona criticamente.
e) Reflete sobre temas atuais.
4) NÃO faz parte da estruturação de um artigo de opinião:
a) Contextualização do tema abordado.
b) Deixar claro a posição defendida do autor.
c) Utilizar argumentos de autoridade.
d) Na conclusão, apontar uma sugestão.
e) Utilizar exemplos, dados estatísticos
5) Leia o texto e responda:
Família: como fazer
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa auto-estima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo assim nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.(LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44, p.25, 3 nov. 2004. Ponto de Vista.)
01. Na frase "Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida ...", o uso da palavra sublinhada mostra que, para a autora, a família
(A) apoia o indivíduo.
(B) resulta de escolha.
(C) propicia sucesso.
(D) agrada sempre.
02. No texto, a autora pretende provar que
(A) a família é uma instituição importante.
(B) a relação familiar é sempre harmônica.
(C) os filhos nem sempre são talentosos.
(D) o pai deve sustentar toda a família.
03. Na frase "deixemos de lado os estereótipos...", a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por
(A) fórmulas criativas.
(B) moldes antiquados.
(C) modelos desgastados.
(D) métodos inventivos.
04. De acordo com o texto, os membros de uma família devem permanecer unidos quando
(A) existir entre seus membros uma relação conflituosa.
(B) houver uma dependência entre jovens e adultos.
(C) existir preocupação dos filhos com os pais.
(D) houver aceitação e respeito entre seus membros.
05. A opinião da autora sobre a família se justifica, pois a família constitui o
(A) espaço para a formação do indivíduo.
(B) tema recorrente de seu trabalho.
(C) tema de trabalho dos grandes filósofos.
(D) espaço de proteção do ser humano.
06. Infere-se que, para a autora, a família é "misto de amor e de conflito", porque nela
existe
(A) baixa estima e abandono.
(B) concordâncias e desencontros.
(C) segurança e rivalidade.
(D) indiferença e autonomia.
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