quarta-feira, 12 de agosto de 2020

PROFESSORA REGINA- PORTUGUÊS -3º ANO A. B. C

Aulas previstas : aulas  

 

Nome do professor: Regina Medeiros 

Disciplina : Português  

Série : 3º ano A , B e C  

 

Prazo de entrega : 21/08 

 

Forma de entrega: Foto do Caderno ou digitado  

 

Mandar para mandar as atividades : reginacandido@prof.educacao.sp.gov.br 


PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado. BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, 6. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).  

 

  1. 1) De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a 

 

 A) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados. 

 B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas. 

 C) imposição das ideias e posições de grupos específicos. 

 D) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra. 

 E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.  

 

  1. 2) Leia este texto para responder à questão a seguir. 

 

Por que “gamificar” a educação? 

O Brasil tem 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos fora da escola, principalmente por desinteresse, e 45 milhões de pessoas usando jogos digitais. [...] 

 

PARENTE, Rafael.  

 

Glossário: 

Gamificar: aplicar técnicas características de vídeos e jogos em situações da vida real, como na educação, na saúde, nos esportes, etc., com o objetivo de resolver problemas ou motivar pessoas. 

 

Analise o título e a introdução desse artigo de opinião sobre a inclusão de jogos na sala de aula. 

a) Por que o autor inicia seu artigo com dados sobre a evasão escolar? Que tipo de argumento é esse? 

b) Em sua opinião, a educação deve ser “gamificada”? Apresente um argumento para explicar seu ponto de vista. 


          3) NÃO é característica do artigo de opinião: 

 

a)    Linguagem culta. 

b)    Título subjetivo. 

c)    Utilização de argumentos. 

d)    O autor não se posiciona criticamente. 

e)    Reflete sobre temas atuais. 

 

  1. 4) NÃO faz parte da estruturação de um artigo de opinião: 

 

a)    Contextualização do tema abordado. 

b)    Deixar claro a posição defendida do autor. 

c)    Utilizar argumentos de autoridade. 

d)    Na conclusão, apontar uma sugestão. 

e)    Utilizar exemplos, dados estatísticos 

 

         5) Leia o texto e responda: 

 

                                                                                                        Família: como fazer 

 

Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras. 

Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa auto-estima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores. 

Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo assim nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.(LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44, p.25, 3 nov. 2004. Ponto de Vista.) 


01.  Na frase "Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida ...", o uso da palavra sublinhada mostra que, para a autora, a família 

(A)   apoia o indivíduo. 

(B)   resulta de escolha. 

(C)  propicia sucesso. 

(D)  agrada sempre. 


02. No texto, a autora pretende provar que 

(A)  a família é uma instituição importante. 

(B)  a relação familiar é sempre harmônica. 

(C)  os filhos nem sempre são talentosos. 

(D)  o pai deve sustentar toda a família. 


03. Na frase "deixemos de lado os estereótipos...", a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por 

(A)  fórmulas criativas. 

(B)  moldes antiquados. 

(C)  modelos desgastados. 

(D)  métodos inventivos. 


04. De acordo com o texto, os membros de uma família devem permanecer unidos quando 

(A)  existir entre seus membros uma relação conflituosa. 

(B)  houver uma dependência entre jovens e adultos. 

(C)  existir preocupação dos filhos com os pais. 

(D)  houver aceitação e respeito entre seus membros. 


05.  A opinião da autora sobre a família se justifica, pois a família constitui o 

(A)  espaço para a formação do indivíduo. 

(B)  tema recorrente de seu trabalho. 

(C)  tema de trabalho dos grandes filósofos. 

(D)  espaço de proteção do ser humano. 


06.  Infere-se que, para a autora, a família é "misto de amor e de conflito", porque nela 
      existe 

(A)  baixa estima e abandono. 

(B)  concordâncias e desencontros. 

(C)  segurança e rivalidade. 

(D)  indiferença e autonomia. 

 

 

 

 

 

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