Atividades de aulas a distância
De: 31 de agosto a 04 de setembro
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Meire de Jesus Santos
Ano/série: 9ºs A, B, C
E-mail: professorameirejsantos@gmail.com
Entrega até: 05 de setembro
06 aulas
Apostila Aprender Sempre – volume 3
“Vendaval” – Fernando Pessoa
Ó vento do norte, tão fundo e tão frio,
Não achas, soprando por tanta solidão,
Deserto, penhasco, coval mais vazio
Que o meu coração!
Indômita praia, que a raiva do oceano
Faz louco lugar, caverna sem fim,
Não são tão deixados do alegre e do humano
Como a alma que há em mim!
Mas dura planície, praia atra em fereza,
Só têm a tristeza que a gente lhes vê
E nisto que em mim é vácuo e tristeza
É o visto o que vê.
Ah, mágoa de ter consciência da vida!
Tu, vento do norte, teimoso, iracundo,
Que rasgas os robles — teu pulso divida
Minh'alma do mundo!
Ah, se, como levas as folhas e a areia,
A alma que tenho pudesses levar –
Fosse pr'onde fosse, pra longe da idéia
De eu ter que pensar!
Abismo da noite, da chuva, do vento,
Mar torvo do caos que parece volver –
Porque é que não entras no meu pensamento
Para ele morrer?
Horror de ser sempre com vida a consciência!
Horror de sentir a alma sempre a pensar!
Arranca-me, é vento; do chão da existência,
De ser um lugar!
E, pela alta noite que fazes mais'scura,
Pelo caos furioso que crias no mundo,
Dissolve em areia esta minha amargura,
Meu tédio profundo.
E contra as vidraças dos que há que têm lares,
Telhados daqueles que têm razão,
Atira, já pária desfeito dos ares,
O meu coração!
Meu coração triste, meu coração ermo,
Tornado a substância dispersa e negada
Do vento sem forma, da noite sem termo,
Do abismo e do nada!
Questões para análise do poema:
01. Uma palavra pode ser empregada em seu sentido denotativo, literal, ou em seu sentido figurado, conotativo. Assim, explique o sentido da palavra “vendaval” nos dois sentidos, denotativo e conotativo.
02. Com qual sentido a palavra “vendaval” foi empregada no poema de Fernando Pessoa? Justifique sua resposta, a partir de elementos linguísticos empregados pelo autor
03. Releia essa estrofe do poema:
Ah, mágoa de ter consciência da vida!
Tu, vento do norte, teimoso, iracundo,
Que rasgas os robles — teu pulso divida
Minh'alma do mundo!
Nesse trecho, o autor atribui ao vento características comuns em seres humanos: teimoso e iracundo (furioso). Qual é a figura de linguagem presente nesse trecho? Que efeito de sentido o autor cria ao empregar essa figura?
Para relembrar:
Conotação e Denotação
a conotação representa o sentido figurado, enquanto a denotação é o sentido literal (dicionário) atribuído a um termo.
Exemplos:
Ele comeu bola na prova de matemática. (sentido conotativo)
Depois de jogar bola, nós comemos um churrasco. (sentido denotativo
Com os exemplos acima, podemos ver que o sentido figurado, ou conotativo, foi utilizado na primeira oração, uma vez que “comer bola” significa”cometer um erro. Não poderíamos, no entanto, utilizar essa expressão no sentido real, uma vez que “comer bola” é algo impensável.
Resumindo:
conotação: sentido subjetivo, figurado
denotação: sentido real, literal
Observações:
- Ler as questões solicitadas e responder NO CADERNO;
- Tirar fotos e enviar para o meu e-mail
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