3º BIMESTRE PROVA REGULAR |
| HISTÓRIA | 6º ano
| NOTA | 6º ano ENSINO fundamental |
| |||||
CONTEÚDO DA PROVA: |
| ||||
Grécia e Roma | |||||
ALUN@: Nº: | |||||
:::::RECOMENDAÇÕES DO PROFESSOR:::::
Espero que você tenha estudado bastante e esteja preparad@, então fique tranquil@ e faça tudo com muita calma. Lembre-se sempr: faça a prova somente com caneta azul ou preta (respostas a lápis não serão corrigidas); quando o exercício for de múltipla escolha, assinale apenas uma alternativa (se houver mais de uma alternativa assinalada a questão será anulada); fique muito atent@ às suas respostas, pois uso de corretivo e rasuras anulam a questão; confira se respondeu todas as questões; capriche na letra, (se não entendo, não posso corrigir); não se esqueça de colocar o nome na prova. Boa Prova! |
6º ano – Professora Silvana História – Mês agosto
O aluno deverá desenvolver as atividades do caderno do aluno após assistir as aulas no centro de mídias.
Pg. 34, pg 36, pg. 37, pg. 39 até exercício 5. Pg 40, 41, 43, 45 exercício 2 a, b
Entregar até 15/9
1. Observe o mapa abaixo para responder os exercícios 1, 2, 3 e 4.
1. Enumere as regiões citadas abaixo conforme a numeração do mapa:
( ) Grécia Peninsular ( ) Grécia Insular ( )Grécia Continental
2. De onde partiram os aqueus rumo à região na qual se formaria a Grécia Antiga?
_______________________________________________________________________________________________________
3. Cite cinco destinos dos aqueus a partir do seu ponto de concentração na Grécia Antiga?
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
4. Cite duas cidades:
a) de origem eólia. ________________________________________________________________________________________
b) de origem jônia. ________________________________________________________________________________________
c) de origem dória. ________________________________________________________________________________________
5. Como vimos em nossas aulas, a ilha de Creta desenvolveu um império talassocrata. O que isso significa?
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
6. Nas alternativas abaixo, assinale a única alternativa que apresenta características corretas de uma cidade-estado grega. (0,3)
a) Na maioria das vezes eram inimigas entre si e tinham em comum a língua e a religião.
b) Era um país unificado que tinha um único governante.
c) Apesar de não terem ligações econômicas, o acesso entre as cidades era facilitado pelo relevo.
d) O chefe político e religioso dessas polis era o faraó.
e) O chefe político e religioso dessas polis era o patesi.
Até a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, usando o pó de pirlim-pim-pim, já fez uma viagem à
Grécia Antiga. Em uma das explicações de D. Benta para as crianças do Sítio ela diz:
— A Tessália era uma das partes da Grécia, a qual, como vocês sabem, se compunha
de diversos Estados independentes mas unidos pela mesma língua, mesma cultura e
a mesma religião. Havia a Tessália, o Peloponeso, a Hélas e o Epiro, partes, por sua
vez, divididas em pequenas repúblicas, como a famosa Ática, de que Atenas era a
capital, e a terrível Esparta.
7. Com base no texto acima e anexo, explique porque D. Benta se refere a Esparta como
terrível. (0,6)
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
9. A Grécia se desenvolveu na península _______________________________, enquanto Roma surgiu na península _________________________________.
10. Assinale a alternativa que indica a ordem correta dos períodos históricos romanos: (0,4)
a. Império, República, Monarquia. b. Monarquia, República, Império.
c. Império, Monarquia, República. D. República, Império, Monarquia.
11. A Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 e a Queda do Império Romano do Oriente, em 1453 marcam, respectivamente:
a. O fim da Idade Antiga e o fim da Idade Média. b. O fim da Idade Média e o fim da Idade Moderna.
c. O fim da Idade Moderna e o fim da Idade Contemporânea. c. O fim da Idade Contemporânea e o fim do mundo.
12. Sobre o período do Império Romano, assinale Vverdadeiro ou Falso:
Os imperadores eram considerados augustos, ou seja, divinos.
Esse período foi marcado por grandes conquistas militares territoriais e, por isso, o número de escravos aumentou muito.
O poder ficava todo concentrado nas mãos do Imperador.
O Senado continuava existindo, mas perdeu muito da força política que tinha no período da República.
A expansão territorial também permitiu que o Império conseguisse arrecadar muito através dos tributos.
Foi nesse período da história romana que nasceu Jesus Cristo.
Assim como o primeiro governante romano, o último imperador (no Ocidente) também se chamava Rômulo.
A crise na expansão do Império também marcou a crise no escravismo, levando Roma ao declínio.
O período da Pax Romana, foi quando o Império sofreu seus maiores ataques, enfrentando suas piores guerras.
A política do Pão e Circo, não tinha qualquer objetivo político, servia apenas para alimentar e distrair o povo.
13. O que significaram o Edito de Milão e o Edito de Tessalônica na história do Império Romano?
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________
14. Escolha três deuses gregos abaixo e indique o seu equivalente romano.
Grego: ______________________________________ - Romano: ______________________________________
Grego: ______________________________________ - Romano: ______________________________________
Grego: ______________________________________ - Romano: ______________________________________
Pinte nos quadradinhos abaixo, qual você achou que foi o nível de dificuldade desta prova, sendo 1 = muito, muito fácil e 10 = muito, muito difícil?
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
Abraço e ótimo final de semana!
Monteiro Lobato escreveu para o público infantil e neste livro, O minotauro, ele relata a história que começou com o casamento de Branca de Neve com o príncipe, mas vários monstros acabaram com a festa e sequestraram Tia Nastácia. Com isso, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Emília e o Visconde, que conseguiram escapar, partem para a Grécia Antiga em busca da cozinheira.
· 1º capítulo: Uma aventura puxa outra
Os heróis do sítio decidem partir rumo à Grécia para salvar Tia Nastácia das garras do Minotauro. Dona Benta começa a contar toda a história da Grécia Antiga.
· 2º capítulo: Rumo à Grécia
Antes da viagem, Dona Benta revela um pouco da história do grande Péricles, da beleza olímpica e dos Deuses do Olimpo.
· 3º capítulo: Desembarque na Grécia de Péricles
Os personagens chegam na terra de Péricles e começam a ver como tudo era diferente antigamente. As roupas, as comidas e os sapatos. Conhecem Ágora, um lugar para fazer votação e discutir filosofia, e também Fídias, o maior escultor de todos os tempos.
· 4º capítulo: Em casa de Péricles
Dona Benta conta para Péricles a aventura vivida no sítio, quando os personagens das fábulas se mudam para lá, e, como uma vidente, começa a contar para Péricles o que irá acontecer no futuro da Grécia.
· 5º capítulo: Discussão em Atenas
Dona Benta e Péricles conversam sobre o futuro da Grécia e comentam sobre política e escravidão.
· 6º capítulo: Fídias Nocaute
Os personagens do sítio estão conversando com Fídias sobre as coisas do mundo moderno: rádio, cigarro, automóveis etc. Emília fala que quer abrir uma escola para o Gregos, pois acha eles atrasadíssimos.
· 7º capítulo: Visita às obras do Partenão
Os personagens do sítio vão juntos com Péricles e Fídias conhecer o Partenão e ficam várias horas conversando sobre a construção e as belas esculturas. Partenão: templo da Deusa Grega Atena. É muito conhecido pelas belas esculturas e ótima arquitetura.
· 8º capítulo: A estátua de Palas Atenas
Os personagens visitam dentro do partenão, observando a decoração. Comentam sobre Palas Atenas, a mais rica obra prima da escultura grega. Uma estátua de 12 metros de altura, toda feita de marfim e ouro, os olhos são bem feitos, dando a impressão de um olhar verdadeiro.
· 9º capítulo: O pó número dois
Grande parte da população está em volta e admirando o Beija-flor das Ondas, meio de transporte da turma do sítio. Emília, Pedrinho e Visconde aspiram o pó de pirlimpimpim e Dona Benta e Narizinho voltam para a casa de Péricles para o jantar.
· 10º capítulo: Nos campos de Tessália
Pedrinho é o primeiro a acordar e depois Emília e Visconde. A primeira coisa que viram foi um carneiro e depois um pastor. Começaram a conversar e perguntaram sobre o Monte Olimpo. Explicaram que estavam procurando Tia Nastácia, mas o pastor não tinha visto ninguém de diferente. O pastor, então, deu comida e lugar para eles dormirem e Pedrinho teve um longo sonho.
· 11º capítulo: O sonho de Pedrinho
Pedrinho sonhou que estava sentado em uma pera, olhando os carneiros, e apareceu um velho que dizia ser a história. Contou, entre outras coisas, que ele estava em Tessália, contou sobre as brigas na região, sobre os Deuses Gregos, sobre Hércules, homem mais forte do mundo, e Hidra. Por fim, Pedrinho acordou, viu que tinha sido tudo um sonho e partiu com Emília e Visconde para o Monte Olimpo.
· 12º capítulo: Marcha para o Olimpo
Os personagens acordam e parte para o Olimpo. Chegando perto, lembram dos raios de Zeus e se disfarçam de árvores, arbustos. Ficam observando os Deuses, pegam o néctar e a ambrosia, alimentos típicos dos Deuses, e descem correndo para a casa do pastor.
· 13º capítulo: Em procura de Hércules
Os personagens chegaram na casa do pastor e avisaram Dona Benta, por meio de rádio, que estava tudo bem com eles. Os três picapaus aspiram o pó de pirlimpimpim e vão para outras montanhas. Lá, encontram a Hidra, monstro de sete cabeças, e depois Hércules chega para matá-la.
· 14º capítulo: Dona Benta e Sócrates
Dona Benta está no jantar de Péricles e as mulheres ficam perguntando sobre as roupas e os acessórios que ela e Narizinho vestiam. Lá, Dona Benta conheceu Heródoto, o pai da história, Sócrates, Policleto e Alcebíades. Mais tarde, chega uma carta de Rabicó, contando que está tudo bem com Pedrinho, Emília e Visconde.
· 15º capítulo: Batatas e Sócrates
O jantar correu animadíssimo, a conversa girou sobre vários assuntos e por fim chegou na culinária. O assunto provocou uma certa dissertação sobre batatas, sobre infinita possibilidade das coisas do mundo, até na mesa.
· 16º capítulo: A Hidra de Lerna
O tremendo combate de Hércules contra a Hidra de Lerna no campo da batalha foi um espetáculo arrepiante.Havia vários cadáveres, alguns podres, outros recentes e por cima o corpo morto da Hidra, ainda com estremecimentos na calda.
· 17º capítulo: Ninfas, Náiades, Dríades e Sátiros
No trajeto, descobriram várias Ninfas leves, como almas. Os picapaus ficaram com os olhos parados, vendo o bando de Ninfas e logo depois apareceram os Sátiros, seres masculinos e risonhos, tocando lindas músicas. Dríades são Ninfas das árvores e Náiades são Ninfas das águas.
· 18º capítulo: Os narizes de Atenas
A regra em Atenas era ter o nariz bem feito, embora houvesse alguns bem desajeitados, como o de Sócrates.
· 19º capítulo: Os gregos visitam o iate
A visita ao iate, Beija-flor das Ondas, foi um sucesso, tudo incompreensível para os gregos, que iam perguntando o que era isto ou o que era aquilo. Dona Benta conclui: " A característica do mundo moderno é o desenvolvimento da máquina até os últimos limites". Para os gregos, era difícil compreender as coisas do mundo moderno, por mais inteligentes que fossem.
· 20º capítulo: A Esfinge e o Oráculo de Apolo
Os três picapaus encontraram um homem, que estava indo ao oráculo. Eles vão junto para consultarem sobre Tia Nastácia, mas para entrarem no oráculo tiveram que dar Visconde como brinde, para passarem pela esfinge. Depois da consulta, tinham que resgatar Visconde e então Emília finge um ataque para o guarda, começa a falar na língua do "P" e Visconde escapa. Assim, a turma se prepara para outra pitada de pó de Pirlimpimpim.
· 21º capítulo: No labirinto de Creta
Os três picapaus foram despertar na ilha de Creta e viram um longo labirinto. Eles sabiam que quem entrava no labirinto não saia mais. Logo, Emília teve uma ideia de ir desenrolando fios de linha, para conseguirem voltar. Encontram o Minotauro comendo bolinhos e também a tia Nastácia cozinhando. Depois de conversarem fora do labirinto, usaram o pó de pirlimpimpim e foram para o iate.
· 22º capítulo: Sófocles aparece
Dona Benta e Narizinho conhecem Sófocles, famoso por suas peças teatrais. Depois de muito conversarem, Dona Benta e todos da casa de Péricles vão ao teatro grego.
· 23º capítulo: A pantaneia
Pedrinho, Emília, Visconde e Tia Nastácia chegaram ao Beija-flor das Ondas, comeram e Rabicó contou que todos da cidade estavam na maior festa da cidade, a Pantaneia. Todos estavam assistindo a procissão e Narizinho e Dona Benta desfilando.
· 24º capítulo: Finis
Dona Benta apresenta Tia Nastácia para todos na casa de Péricles. Narizinho levou Tia Nastácia para fazer alguns bolinhos para as pessoas da casa e Pedrinho ficou contando sobre as aventuras da viagem. Logo depois, todos se despediram e Dona Benta e sua turma voltaram para o Sítio do Pica Pau Amarelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário