quarta-feira, 19 de agosto de 2020

7º ano F– Professora Silvana História Entregar até 15/9

 




Escola estadual Fernando Buonaduce Atividade de historia – 7º ano F





Nome do aluno__________________________________________nº_______



7º ano F– Professora Silvana História – Mês agosto

O aluno deverá desenvolver as atividades do caderno do aluno após assistir as aulas no centro de mídias.

Pg. 34, pg 36, pg. 37 5.1b,  pg. 38 até exercício 5. Pg. 39,  Pg 40, 41, 43

Entregar até 15/9



1. Escreva nas linhas da direita a característica Renascentista que se opõe ao que está apresentado nas linhas da esquerda, relacionado à Idade Média.

_____________TEOCENTRISMO   ____________ - ________________________________________

______________GEOCENTRISMO_____________ - ________________________________________

____________ENSINO RELIGIOSO____________ - ________________________________________

____CONHECIMENTO VOLTADO À RELIGIÃO____ - ________________________________________


2. “Depois da invenção dela, livros e jornais passaram a ser feitos de forma rápida e barata, popularizando o conhecimento e espalhando novas ideias pelo mundo”. Essa frase se refere: (0,3)

a) à técnica de pintura à óleo

b) ao desenvolvimento da astronomia e aperfeiçoamento do telescópio.

c) ao desenvolvimento da prensa de tipos móveis, de Gutenberg.

d) à invenção da internet no século passado.

e) ao aprimoramento de instrumentos como a bússola, o astrolábio e o quadrante.


3. Qual a classe social está diretamente ligada ao desenvolvimento do Renascimento artístico e cultural? 

_______________________________________________________________________________________________________


4. Assinale erdadeiro ou also:

As guildas eram organizações de trabalhadores de um mesmo ramo.

A partir do século XV a Liga Hanseática permitiu o desenvolvimento do comércio para além do mar Vermelho, rumo ao Oriente.

As primeiras universidades surgiram apenas com o Renascimento.

Os pensadores renascentistas afastavam-se completamente dos valores pregados pela igreja, sendo impossível identificar aspectos religiosos nas obras daquele período.

Cristóvão Colombo representou parte do pensamento renascentista ao questionar a visão de uma Terra plana e realizar navegação pelo Atlântico rumo ao Ocidente.

Pensando no desenvolvimento tecnológico e na difusão das ideias racionalistas, podemos afirmar que o ‘Descobrimento’ do Brasil tem ligações com o Renascimento.

No século III a.C. Erastóstenes já havia calculado a circunferência da Terra, conhecimento que caiu no esquecimento durante a Idade Média e foi retomado com o pensamento Renascentista que defendia a esfericidade da Terra.

O Renascimento restringiu-se ao continente europeu, mais precisamente à península Itálica, não influenciando outros territórios.

A origem do Renascimento está diretamente ligada ao forte comércio realizado na península Ibérica.

Botticelli, Michelangelo, Fra Angélico, Donatello, Copérnico e Dante Alighieri são exemplos de pintores que se destacaram no Renascimento.


5. Eu tenho a impressão que você conhece as Tartarugas Ninjas…


http://www.losandes.com.ar/files/image/14/08/image53e95513bd8427.19881291.jpghttp://www.lunaty.com.br/wp-content/uploads/2014/04/tartarugas-ninja-renascentista.jpg






… e também sabe que os nomes dos personagens foram inspirados em artistas renascentistas. O desenho ao lado representa esses artistas. Complete corretamente os espaços com os nomes de cada um deles. (0,4) Obs.: Mesmo que não conheça as Tartarugas Ninjas (está perdendo, é muito legal!), você pode responder o exercício. É só pensar nos nomes dos artistas renascentistas e completar os nomes de cada um deles.


6. Observe a imagem abaixo:http://www.desenhoonline.com/site/wp-content/uploads/Homem-Vitruviano-Leonardo-da-Vinci.jpg







a. Qual o nome desta obra? 

___________________________________________________________________


b. Quem é o autor da obra?

___________________________________________________________________

c. Qual conceito renascentista pode ser atribuído a esta obra? 

a) Teocentrismo b) Heliocentrismo c) Antropocentrismo d) Geocentrismo


7. Cite e explique dois motivos que levaram o Renascimento a surgir primeiramente na península Itálica.

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________


8. Assinale abaixo a única alternativa que NÃO apresenta um fator que tenha contribuído para o florescimento do Renascimento 

a) Fortalecimento da burguesia como classe social.

b) Formação dos primeiros Estados modernos.

c) Desaparecimento do Império Romano do Oriente, com as invasões dos Turcos Otomanos.

d) Surgimento, fortalecimento e aliança da Nobreza com os reis dos novos Estados que surgiam.

e) Despertar de um sentimento de enaltecimento dos valores da Antiguidade Clássica.


9. Na próxima página, preencha os espaços com a informação necessária: nome da obra ou teoria renascentista, nome do autor ou ambos. Para ajudar, todos os nomes que você precisa estão no primeiro quadrinho.


Pietá 

Copérnico

O Príncipe

Botticelli

Monalisa

Dante Alighieri

Heliocentrismo

Maquiavel

William Shakespeare

Michelangelo

O Nascimento de Vênus

Leonardo da Vinci



Obra: _____________________________________

O príncipe, contudo, deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar por si mesmo e proceder por forma equilibrada, com prudência e humanidade, buscando evitar que a excessiva confiança o torne incauto e a demasiada desconfiança o faça intolerável.

Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado.


Autor: ___________________________________________  





Obra: _____________________________________

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/03/nascimento-de-venus.jpg


Autor: ___________________________________________  



Obra: _____________________________________


Autor: ___________________________________________










___________________________________________





Obra: _____________________________________




Essa teoria defendia que a Terra era apenas mais um planeta que concluía sua órbita ao redor do Sol, contrariando a teoria geocêntrica, que defendia que a Terra era o centro do Universo.



Autor: ___________________________________________


A Divina Comédia

Por mim se vai à cidade dolente,

por mim se vai à eterna dor,

por mim se vai à perdida gente.

   Justiça moveu o meu alto criador,

   que me fez com o divino poder,

   o saber supremo e o primeiro amor.

Antes de mim coisa alguma foi criada

exceto coisas eternas, e eterna eu duro.

Deixai toda esperança, vós que entrais!


Autor: ___________________________________________





Obra: _____________________________________

Autor: ___________________________________________








___________________________________________


Romeu e Julieta

Oh! ela ensina a tocha a ser luzente. Dir-se-ia que da face está pendente da noite, tal qual joia mui preciosa da orelha de uma etíope mimosa. Bela demais para o uso, muito cara para a vida terrena. Como clara pomba ao lado de gralhas tagarelas, anda no meio das demais donzelas. Vou procurá-la, ao terminar a dança porque a esta rude mão possa dar ansa de tocar nela e, assim, ficar bendita. Meu coração, até hoje, teve a dita de conhecer o amor? Oh! que simpleza! Nunca soube até agora o que é beleza.


Autor: ___________________________________________


10. E, para encerrar, o que foi o Renascimento?

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

Pinte nos quadradinhos abaixo, qual você achou que foi o nível de dificuldade desta prova, sendo 1 = muito, muito fácil e 10 = muito, muito difícil?


1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Abraço e ótimo final de semana ☺☺


Nenhum comentário:

Postar um comentário