quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Profº Willian - Artes - 9º F - 9º G

 

Artes

Atividade voltada ao 9ºF e 9ºG

 

Encaminhar as atividades para o Professor Willian até o dia 28/08/2020

E-mail:wizidio@prof.educacao.sp.gov.br

WhatsApp: (11) 9 4325-5509

 

Aula do CMSP:https://www.youtube.com/watch?v=p7DYv94MagU

Após assistir a aula do CMSP, leia o texto a seguir:

 

Teatro Contemporâneo

 

A origem do teatro contemporâneo começou com os  fundamentos estéticos vivenciados no século XIX, entre público e artistas, e que   foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais.

No século XIX   o “Naturalismo” cênico dominava as convenções teatrais.

No início do século XX, novos movimentos e experimentações artísticos começaram a surgir em oposição as regras dominantes. Desses experimentos se destacam o Expressionismo alemão, o Teatro Épico, o Teatro da Crueldade e o Teatro do absurdo.

 

 A tendência é trabalhar a encenação interativa e a produção de textos coletivos. O diretor passa a ser mais valorizado que o autor. 

 

  No Brasil, o teatro contemporâneo iniciou com Nelson Rodrigues , cuja montagem de sua peça, “Vestido de Noiva”, é o marco da modernidade do teatro brasileiro. Os personagens criados por Nelson Rodrigues, são um retrato fiel da psique humana. Suas peças apresentam enredos com sofisticados jogos temporais e possibilitam encenações de grande ousadia, com diferentes possibilidades de planos de ação dramática. Outros autores do panorama contemporâneo brasileiro são: Jorge de Andrade, Plínio Marcos, Ariano Suassuna, Dias Gomes , entre outros.

  

 

Atividade:

 

01) O que é Teatro Contemporâneo?

 

02) Como começou a origem do Teatro Contemporâneo?

 

03) O que dominava as convenções teatrais no século XIX?

 

04) Em relação ao Teatro Contemporâneo, quais os  experimentos que se destacaram no surgimento em oposição as regras dominantes do início do século XX?

 

05) Como chamava-se o dramaturgo que iniciou o Teatro Contemporâneo no Brasil?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário