sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Projeto de Vida – Prof. Alison Azevedo Séries: 6A, 6B, 6C, 7G, 8F e 8G.

  E.E. Professor Fernando Buonaduce

Projeto de Vida – Prof. Alison Azevedo

Séries: 6A, 6B, 6C, 7G, 8F e 8G.

Quantidade de aulas : 02 aulas.


Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida, me procure nas redes sociais ou no e-mail.


Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série. Prazo de entrega: 23/08


Bons estudos a todos!




A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS


Forças Pessoais & Habilidades Socioemocionais – HABILIDADES ...


Mãos suando, tensão, preocupação e insegurança. Esses sintomas atingem 80% dos estudantes brasileiros, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Um estudo da organização entrevistou estudantes brasileiros de 15 anos e chegou à conclusão que os estudantes brasileiros figuram entre os mais ansiosos do mundo. E o que isso interfere sobre as práticas pedagógicas e o grau de inovação de uma escola?
Bastante coisa: traz à tona a importância das chamadas competências socioemocionais, que têm sido apontadas como imprescindíveis à formação integral dos alunos. Essas competências cobrem, principalmente, cinco campos: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades de relacionamento.

Esses campos, por sua vez, estão relacionados a 4 c’s: comunicação, criatividade, curiosidade e criticidade – competências que, juntas, produzem inovação e preparam o estudante para os desafios do século 21.


As competências socioemocionais selecionadas para nossa atividade: Foco, Respeito, Interesse Artístico, Entusiasmo, Tolerância à Frustração e Determinação.

 

 

HORA DE SE AUTOAVALIAR DENTRO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Tendo como base tudo o que você conhece sobre si mesmo, de uma nota para o grau de desenvolvimento que você acredita que possui para cada competência socioemocional, sendo 1 (Pouco ou nada desenvolvido, ou seja, não possuo essa habilidade ou competência) e 5 (Muito desenvolvido, possuo muito essa habilidade). Envie para o e-mail ou whatsapp somente a palavra e o número correspondente a seu nível de desenvolvimento. Exemplo : “FOCO = 3”


1)  FOCO (consiste em "atenção seletiva" — isto é, a capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar toda nossa atenção apenas para a tarefa "selecionada" e nada mais. Quando estamos altamente focados, somos capazes de nos concentrar e evitar distrações.)


(   ) 1      (   ) 2      (   ) 3      (   ) 4      (   ) 5


2) RESPEITO (é tratar outras pessoas, mais velhas e mais jovens, com bondade, consideração, lealdade e tolerância — ou seja, a forma como gostamos de ser tratados. Significa mostrar o devido respeito aos sentimentos, desejos, direitos, crenças ou tradições dos outros.)


(   ) 1      (   ) 2      (   ) 3      (   ) 4      (   ) 5


3) INTERESSE ARTÍSTICO (diz respeito a valorizar, admirar e apreciar o design, as produções artísticas e ver beleza em todas as suas formas. Podemos usar nossa imaginação e habilidades criativas para produzir ou vivenciar arte em muitos domínios diferentes, tais como visual (pintura, fotografias, grafite, vídeos), verbal (histórias, poemas, drama), musical (uma música, um rap, tocar bateria, dança) e muitas outras maneiras (arquitetura, desenho industrial - como o design de um telefone celular).


(   ) 1      (   ) 2      (   ) 3      (   ) 4      (   ) 5


4) ENTUSIASMO (significa envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa — sentir "gosto pela vida.")


(   ) 1      (   ) 2      (   ) 3      (   ) 4      (   ) 5


5) TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO (é a habilidade de desenvolver estratégias eficazes para regular o sentimento de raiva e irritação, mantendo a tranquilidade e serenidade perante as frustrações, evitando assim o mau humor, fácil perturbação ou instabilidade.)


(   ) 1      (   ) 2      (   ) 3      (   ) 4      (   ) 5


6) DETERMINAÇÃO (diz respeito a objetivos, ambição e motivação para trabalhar duro — é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se espera.)


(   ) 1      (   ) 2      (   ) 3      (   ) 4      (   ) 5


7) Depois de se autoavaliar, identifique qual das competências Socioemocionais você considera ser a mais desenvolvida em você? E a menos desenvolvida?


Acesse também o Google Classroom para mais atividades:

6A - zhgpwgb

6B - ambq2ly

6C - yin3nur

7G - 7m4ezkl

8F - 5p4sn7d

8G - m6nw6su



Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail ou pelas redes sociais.

Bom trabalho!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário