quarta-feira, 6 de maio de 2020

Prof Meire LP 8º E

Semana de 04 a 08 de maio

Disciplina: Língua Portuguesa                         
Professor: Meire de Jesus Santos   
Ano/série: 8º E
Número de aulas previstas: 06
ENTREGA ATÉ: 13 DE MAIO

O QUE É TEXTO ARGUMENTATIVO?
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

Texto: Usar água sim; desperdiçar nunca
O verão veio bravo. Ninguém aguenta o calor. É tempo de piscina, praia, refrescos, sorvetes e muito desperdício de água.
Esse mau hábito não é novo. Ao ler uma instrutiva reportagem publicada pelo "Estado" (6/2/2006), fiquei estarrecido ao saber que o consumo por pessoa em São Paulo é de 200 litros por dia, bem superior aos 120 litros recomendados pela ONU.
Em 2005, o consumo de água na região da Grande São Paulo aumentou 4% em relação a 2004. Só em dezembro, foram consumidos 128 milhões de metros cúbicos de água - o maior consumo desde 1997.
É uma soma fantástica e sinalizadora de muito desperdício. Os repórteres responsáveis pela reportagem mencionada "flagraram" muitas pessoas lavando as calçadas com mangueira a jato em lugar de vassoura. Trata-se de um luxo injustificável. No consumo doméstico, cerca de 72% da água são gastos no banheiro e, neste, o chuveiro responde por 47%. Os banhos exageradamente demorados desperdiçam água e energia elétrica.
É verdade que o asseio é uma das virtudes dos brasileiros e devemos conservá-la. Mas não há necessidade de ficar meia hora debaixo do chuveiro para manter a boa higiene. Quando estudei nos Estados Unidos, há mais de 50 anos, a dona da república onde morava, uma senhora franzina e de cara muito fechada, me fez pagar uma sobretaxa de aluguel porque sabia que, como brasileiro, eu estava acostumado a tomar banho todos os dias e a "gastar" muita água. Na época, garoto novo, achei a mulherzinha um monstro de avareza. Hoje, vejo que todas as nações do mundo precisam economizar água.
O Brasil é um país abençoado por possuir cerca de 20% da água do mundo. Isso é um privilégio quando se considera que só 3% da água do planeta é aproveitável e que mesmo esses 3% não são imediatamente utilizáveis, porque uma grande parte está nas geleiras longínquas e em aquíferos profundos. Na verdade, a quantidade de água que pode ser usada para alimentar os seres vivos, gerar energia e viabilizar a agricultura é de aproximadamente 0,3%.
Desse ponto de vista, a água é um bem escasso. Não é porque temos 20% da água do mundo que podemos perdê-la irresponsavelmente. O uso da água precisa ser racionalizado, em especial nas grandes aglomerações urbanas, onde os mananciais não dão conta de atender a população.
O Brasil já possui uma lei das águas, promulgada em 1997, cujo objetivo central é o de "assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água". Recentemente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou o Plano Nacional de Recursos Hídricos, com vistas a induzir o uso racional da água
Tais instrumentos são importantes. Mas o Brasil ganhará muito se as escolas e as famílias ensinarem as crianças a não repetirem os desperdícios praticados pelos adultos. Comece hoje a ensinar seus filhos e netos. E, sobretudo, dê o bom exemplo. Afinal, para mudar hábitos, os exemplos e a educação são peças-chave.

 Por Antônio Ermírio de Moraes                                        
17 de Fevereiro de 2006 Fonte: Folha De S.Paulo







Após ler o texto com muita atenção, responda:

Escreva o título do texto, seu autor e veículo de publicação.
01. O autor começa o texto com as coisas boas que as pessoas fazem no verão. Na sequência faz um comentário que quebra a expectativa do leitor.
a) Qual é esse comentário? 
b) qual é o efeito dessa quebra de expectativa?
02.Qual é a tese defendida por Antônio Ermírio? Copie o parágrafo em que essa ideia é expressa.
03.Para convencer o leitor, o autor contrariou uma justificativa bastante usada pelos brasileiros para os banhos demorados.

(Apostila SP faz escola – VOLUME 1):
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – ARGUMENTOS E AFINS
- Atividade 1 - Um tema controverso: tatuagem
. Pesquisa sobre as origens da tatuagem
- Atividade 2 – Tatuagem: Sim ou não? A opinião em foco
. Texto: Tatuagem... liberdade de expressão, apenas?
- Atividade 3 – Um tema, diversos discursos e diferentes pontos de vista
. Texto 1 “Ser tatuador é...”
. Texto 2 “Eu sempre fui movida pela arte”
. Texto 3 “Pra que tatuador...”
. Texto 4 “A tatuagem é...


Observações:
- Ler os textos e responder as questões solicitadas;
- Tirar fotos e enviar para o meu e-mail


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