Semana de 04 a 08 de maio
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Meire de Jesus Santos
Ano/série: 8º E
Número de aulas previstas: 06
E-mail: professorameirejsantos@gmail.com
ENTREGA ATÉ: 13 DE MAIO
O QUE É TEXTO ARGUMENTATIVO?
Texto argumentativo é aquele que tem como
principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou
opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma
estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e
alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.
Texto: Usar água sim; desperdiçar nunca
O
verão veio bravo. Ninguém aguenta o calor. É tempo de piscina, praia,
refrescos, sorvetes e muito desperdício de água.
Esse
mau hábito não é novo. Ao ler uma instrutiva reportagem publicada pelo
"Estado" (6/2/2006), fiquei estarrecido ao saber que o consumo por
pessoa em São Paulo é de 200 litros por dia, bem superior aos 120 litros
recomendados pela ONU.
Em
2005, o consumo de água na região da Grande São Paulo aumentou 4% em relação a
2004. Só em dezembro, foram consumidos 128 milhões de metros cúbicos de água -
o maior consumo desde 1997.
É
uma soma fantástica e sinalizadora de muito desperdício. Os repórteres
responsáveis pela reportagem mencionada "flagraram" muitas pessoas
lavando as calçadas com mangueira a jato em lugar de vassoura. Trata-se de um
luxo injustificável. No consumo doméstico, cerca de 72% da água são gastos no
banheiro e, neste, o chuveiro responde por 47%. Os banhos exageradamente
demorados desperdiçam água e energia elétrica.
É
verdade que o asseio é uma das virtudes dos brasileiros e devemos conservá-la.
Mas não há necessidade de ficar meia hora debaixo do chuveiro para manter a boa
higiene. Quando estudei nos Estados Unidos, há mais de 50 anos, a dona da
república onde morava, uma senhora franzina e de cara muito fechada, me fez
pagar uma sobretaxa de aluguel porque sabia que, como brasileiro, eu estava
acostumado a tomar banho todos os dias e a "gastar" muita água. Na
época, garoto novo, achei a mulherzinha um monstro de avareza. Hoje, vejo que
todas as nações do mundo precisam economizar água.
O
Brasil é um país abençoado por possuir cerca de 20% da água do mundo. Isso é um
privilégio quando se considera que só 3% da água do planeta é aproveitável e
que mesmo esses 3% não são imediatamente utilizáveis, porque uma grande parte
está nas geleiras longínquas e em aquíferos profundos. Na verdade, a quantidade
de água que pode ser usada para alimentar os seres vivos, gerar energia e
viabilizar a agricultura é de aproximadamente 0,3%.
Desse
ponto de vista, a água é um bem escasso. Não é porque temos 20% da água do
mundo que podemos perdê-la irresponsavelmente. O uso da água precisa ser
racionalizado, em especial nas grandes aglomerações urbanas, onde os mananciais
não dão conta de atender a população.
O
Brasil já possui uma lei das águas, promulgada em 1997, cujo objetivo central é
o de "assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade
de água". Recentemente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou o
Plano Nacional de Recursos Hídricos, com vistas a induzir o uso racional da
água
Tais
instrumentos são importantes. Mas o Brasil ganhará muito se as escolas e as
famílias ensinarem as crianças a não repetirem os desperdícios praticados pelos
adultos. Comece hoje a ensinar seus filhos e netos. E, sobretudo, dê o bom
exemplo. Afinal, para mudar hábitos, os exemplos e a educação são peças-chave.
Por Antônio
Ermírio de Moraes
17 de Fevereiro de 2006 Fonte: Folha De S.Paulo
Após
ler o texto com muita atenção, responda:
Escreva o título do texto, seu autor e veículo de
publicação.
01. O autor começa o texto com as coisas boas que
as pessoas fazem no verão. Na sequência faz um comentário que quebra a
expectativa do leitor.
a) Qual é esse comentário?
b) qual é o efeito dessa quebra de expectativa?
02.Qual é a tese defendida por Antônio Ermírio?
Copie o parágrafo em que essa ideia é expressa.
03.Para convencer o leitor, o autor contrariou uma
justificativa bastante usada pelos brasileiros para os banhos demorados.
(Apostila SP faz escola – VOLUME 1):
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – ARGUMENTOS E AFINS
- Atividade 1 - Um tema controverso: tatuagem
. Pesquisa sobre as origens da tatuagem
- Atividade 2 – Tatuagem: Sim ou não? A opinião em foco
. Texto: Tatuagem... liberdade de expressão, apenas?
- Atividade 3 – Um tema, diversos discursos e diferentes pontos de vista
. Texto 1 “Ser tatuador é...”
. Texto 2 “Eu sempre fui movida pela
arte”
. Texto 3 “Pra que tatuador...”
. Texto 4 “A tatuagem é...
Observações:
-
Ler os textos e responder as questões solicitadas;
-
Tirar fotos e enviar para o meu e-mail
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