terça-feira, 19 de maio de 2020

Prof. Coutinho - Física - 3º A - B - C

Atividade de Física: código da sala de aula no classroom: 
3º A  = código de acesso ao google classroom: 36dvaw7
3º B  = código de acesso ao google classroom: c2r36nq
3º C  = código de acesso ao google classroom: eptdxtx
1 - De acordo com os princípios da Eletrostática, ao atritarmos dois corpos, é possível que eles fiquem eletrizados. Ao realizar um processo de eletrização similar ao descrito no trecho anterior, observaremos:
a) Separação de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da energia.
b) Geração de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da carga elétrica.
c) Transferência de cargas elétricas: um dos corpos irá ceder elétrons para outro corpo, que irá recebê-los, evidenciando o princípio da conservação da carga elétrica.
d) Cargas de mesmo sinal e mesmo módulo nos dois corpos envolvidos no processo.
2  - Duas esferas elétricas condutoras e idênticas de cargas elétricas iguais a + 2,0 C e -3,0 C tocam-se, transferindo elétrons entre si. A carga elétrica remanescente em cada esfera após o contato será igual a?
a) 5,0 C b) 0,5 C c) -0,5 C d) -1,0 C e) 0 C
3 - Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, podese considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.
MORET, A. S.; FERREiRA, i. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).
No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte
(a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
(b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
(c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
(d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
(e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.
4 -  A eficiência de um processo de conversão de energia é definida como a razão entre a produção de energia ou trabalho útil e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficiência geral será igual ao produto das eficiências das etapas individuais. A entrada de energia que não se transforma em trabalho útil é perdida sob formas não utilizáveis (como resíduos de calor).
Aumentar a eficiência dos processos de conversão de energia implica economizar recursos e combustíveis. Das propostas seguintes, qual resultará em maior aumento da eficiência geral do processo?
(a) Aumentar a quantidade de combustível para queima na usina de força.
(b) Utilizar lâmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade.
(c) Manter o menor número possível de aparelhos elétricos em funcionamento nas moradias.
(d) Utilizar cabos com menor diâmetro nas linhas de transmissão a fim de economizar o material condutor.
(e) Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmissão e lâmpadas fluorescentes nas moradias.
5 - O manual de instruções de um aparelho de ar-condicionado apresenta a seguinte tabela, com dados técnicos para diversos modelos: 
Considere-se que um auditório possua capacidade para 40 pessoas, cada uma produzindo uma quantidade média de calor, e que praticamente todo o calor que flui para fora do auditório o faz por meio dos aparelhos de ar-condicionado. Nessa situação, entre as informações listadas, aquelas essenciais para se determinar quantos e/ou quais aparelhos de ar-condicionado são precisos para manter, com lotação máxima, a temperatura interna do auditório agradável e constante, bem como determinar a espessura da fiação do circuito elétrico para a ligação desses aparelhos, são
(a) vazão de ar e potência.
(b) vazão de ar e corrente elétrica - ciclo frio.
(c) eficiência energética e potência.
(d) capacidade de refrigeração e frequência.
(e) capacidade de refrigeração e corrente elétrica – ciclo frio.


Atividades do 3º ano do ensino médio
Glifar a questão correta com caneta colorida e enviar por e-mail

Caso o aluno prefira entre no google classroom com os códigos de sua sala descrito na atividade

Coutinho Ferreira prof_coutinho@hotmail.com

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Professor, não está dando para acessar o código.

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    1. voce tem que entrar no google classom usando o email pornecido pelo governo para cada aluno so assim dá para entrar usando o codigo

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