E.E. Professor Fernando Buonaduce
Tecnologia e Inovação – Prof. Alison Azevedo
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida, me procure nas redes sociais ou no e-mail.
Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série. Prazo de entrega: 05/06
Bons estudos a todos!
Nas aulas presenciais, pesquisamos alguns significados de termos comuns utilizados no dia a dia em ambientes virtuais, como as redes sociais. Um desses itens que você registrou no caderno, “Fake News”, será explorado em trechos de uma reportagem publicada online.
Leia com atenção o texto para iniciar a reflexão:
“A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema:
· Estados Unidos Nos EUA, um boato que está circulando com força é o de que desinfetantes antibactericidas para as mãos não teriam eficácia contra a doença. De acordo com a revista americana Newsweek, essa fake news começou a se espalhar no início de março, via Twitter, e não tem qualquer fundamento: segundo o Centro de Controle de Doenças do país, é perfeitamente possível usar o item para higienizar as mãos quando não há água e sabão disponíveis.
· Índia Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
· Irã No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcoólicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
· Itália A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus. Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de email e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
· Brasil No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.”
Fonte: Revista Exame (editado) < https://exame.abril.com.br/mundo/5-fake-news-sobre-coronavirus-que-estao-circulando-pelo-mundo/> Acesso em: 25/05/2020
Atividade I
Após a leitura e reflexão sobre o texto apresentado, responda:
1- Você conhece outras notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro?
2- Por que a população acredita e dissemina notícias que não são verdadeiras?
3- Qual a necessidade de verificar a veracidade das informações recebidas?
4- Como verificar a notícia, para não ser enganado?
5- O que fazer quando receber uma fake news?
6- As informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência à população? De que maneiras?
Atividade II
Depois de refletir e responder os questionamentos sobre as fake news, pesquise e apresente um meme ou charge sobre o tema coronavírus e escreva sua leitura sobre a imagem.
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