Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da G. SP.
Diretoria de Ensino Região Osasco
Escola Estadual Prof. Fernando Buonaduce n° 90
R: Juscelino Kubitschek- Osasco –fone 3686-0329
Curso: Ensino Médio - EJA
|
Prof. Gilmara Daniela Oliveira
|
Disciplina: Geografia
|
Série: 2TA
|
TEMA DE ESTUDO: Capital, Estado e Atividade Industrial no Brasil Data de entrega: 26/05/2020
|
Trabalho - a Distância
1. (PUC-PR) “Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se o grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.” (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p.233).
O texto lembra a época do governo Kubitschek e o:
a) Plano SALTE b) I Plano Nacional de Desenvolvimento c) Plano Trienal
d) Metas e Bases e) Plano de Metas
2. (UERJ) “Bossa-nova mesmo é ser presidente/ desta terra descoberta por Cabral./ Para tanto basta ser tão simplesmente simpático... risonho... original” – Juca Chaves “Bota o retrato do velho outra vez/ Bota no mesmo lugar/ O sorriso do velhinho/ Faz a gente se animar, oi (...) O sorriso do velhinho/ Faz a gente trabalhar” – Marino Pinto e Haroldo Lobo
Os estilos de governar de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek são abordados nas letras de música apresentadas. Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicado na seguinte alternativa:
a) trabalhismo b) monetarismo c) industrialismo d) corporativismo
3. A imagem retrata qual evento da história brasileira?
a. A construção da capital de São Paulo.
b. A construção da Capital Federal – Brasília.
c. A construção do Elevador Lacerda – Bahia.
d. n.d.a.
1. Leia a letra da canção Três apitos, de Noel Rosa, e observe a reprodução da obra Operários, de Tarsila do Amaral.
Três Apitos (1933)
Noel Rosa
Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você
Mas você anda
Sem dúvida bem zangada
Está interessada
Em fingir que não me vê
Você que atende ao apito de uma chaminé de barro
Porque não atende ao grito
Tão aflito
Da buzina do meu carro
Você no inverno
Sem meias vai pro trabalho
Não faz fé com agasalho
Nem no frio você crê
Noel Rosa
Fonte: letras.mus.br/noel-rosa-musicas/fotos.html
Mas você é mesmo artigo que não se imita
Quando a fábrica apita
Faz reclame de você
Nos meus olhos você lê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente
Impertinente
Que dá ordens a você
Sou do sereno poeta muito soturno
Vou virar guarda-noturno
E você sabe por que
Mas você não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto do piano
Estes versos pra você.
Operários, de Tarsila do Amaral, 1933. Fonte: Acervo Artístico Cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo.
I. Quais são os elementos nas duas obras que sugerem a época em que elas foram criadas?
II. Como se caracteriza o período de industrialização que o Brasil vivenciou na época em que a canção e o quadro foram criados?
III. A partir dos elementos da canção e do quadro, quais foram as prováveis transformações ocorridas no espaço geográfico a partir da industrialização, particularmente no Rio de Janeiro e São Paulo?
Assinale a sequência correta das respostas das questões acima:
a) ritmo de trabalho nas fabricas de tecidos e formação do operário industrial; surto de industrialização (construção de um parque industrial); construção de fabricas e moradias.
b) ritmo do samba para caracterizar o processo da industrialização brasileira.
c) ritmo de trabalho nas grandes cidades impulsionadas pelas indústrias, o processo do êxodo rural em rumo às cidades.
d) N. D. A.
ROTEIRO DO TRABALHO
Ø Baseado no conceito de Capital, Estado e Atividade Industrial no Brasil, faça a leitura e análise de textos e imagens das atividades propostas no livro didático pagina 132, 133,134.
Ø Logo após esse primeiro contato, desenvolvam as respostas das atividades proposta acima.
Ø As respostas pode ser desenvolvidas no caderno (fotografada) devidamente identificado (nº da pagina e da atividade) ou digitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário