E.E.
PROF. FERNANDO BUONADUCE
LÍNGUA
E LITERATURA – 2º A, B, C e D (Prof.ª Silvia Siqueira) (21/05/2020)
- Copiar e responder no caderno:
- Produção de textos - Mensagens publicitárias (238)
Conceito:
A publicidade tem a finalidade de
divulgar um produto para provocar o seu consumo. O anúncio é um conjunto de
palavras e/ou imagens que formam uma mensagem. Seu objetivo é fundamentalmente
comercial. Procura, através da informação sobre o produto oferecido, persuadir
o consumidor e adquiri-lo.
A
linguagem publicitária deve ser breve, concisa, enfática, atrativa e persuasiva.
Nela
se empregam todos os tipos de recursos (fonéticos, ortográficos, gramaticais,
retóricos etc.) Entre eles destacamos:
- Ausência de verbo
na oração:
GOLDEN CROSS – Saúde
em primeiro lugar.
KOLYNOS – O gosto da
vitória.
- Utilização do
imperativo:
Desperte o tigre em
você. – SUCRILHOS
Saia do lugar-comum.
Entre no Santana.
- Afirmações
contundentes para convencer diretamente:
Você não pode abrir
mão desse prazer.
- SANTANA 2000
BACESA – O banco onde
você ganha mais.
- Utilização de
adjetivos para ressaltar a qualidade do produto:
Certeza de dentes
bonitos e saudáveis. – SIGNAL ANTITÁRTARO
É tão saboroso quanto
nutritivo – OVOMALTINE
- Empreso do
superlativo:
O mais levado dos
queijinhos. – BATAVINHO
Viver é bom. Com
Diamante Negro é melhor.
- Emprego de
palavras expressivas e sonoras inclusive rimas ou jogos de palavras:
Lugar de leite fresco
é no frasco. – LEITTE MAUÁ
Quem bebe Grapette,
repete.
Se a marca é Cica, bons
produtos indica.
- Exagero nas
afirmações, linguagem hiperbólica:
O sabor brasileiro que
o mundo aprovou. – TROPICÁLIA
Consumido em todos os
países do mundo – TANG
- Uso de figuras de
linguagem:
Asas da liberdade.
-HONDA
Enfim, um carrão
pequeno. – FIAT 147
SABÃO FAROL AZUL – A
máquina de lavar.
ATIVIDADE: Pode ser feita no caderno, mas pode enviar
foto por watts 9 9508-2569 ou por e-mail silviasiqueira.malu@gmail.com.
Selecione duas ou três
mensagens publicitárias encontradas em jornais, revistas, sites. Explique os
recursos expressivos empregados em cada uma delas. Não deixe de observar os
elementos que compõem a fotografia ou o desenho. Depois, crie uma ou mais
mensagens publicitárias para divulgar um produto qualquer que você conheça:
carro, creme dental, produto de higiene ou beleza, álcool gel, máscaras de
segurança etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário