segunda-feira, 25 de maio de 2020

Prof Silvia Siqueira LP 2 Anos A,B,C e D.


E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE
LÍNGUA E LITERATURA – 2º A, B, C e D (Prof.ª Silvia Siqueira) (21/05/2020)

- Copiar e responder no caderno:
- Produção de textos - Mensagens publicitárias (238)
Conceito:
A publicidade tem a finalidade de divulgar um produto para provocar o seu consumo. O anúncio é um conjunto de palavras e/ou imagens que formam uma mensagem. Seu objetivo é fundamentalmente comercial. Procura, através da informação sobre o produto oferecido, persuadir o consumidor e adquiri-lo.
A linguagem publicitária deve ser breve, concisa, enfática, atrativa e persuasiva.
Nela se empregam todos os tipos de recursos (fonéticos, ortográficos, gramaticais, retóricos etc.) Entre eles destacamos:

- Ausência de verbo na oração:
GOLDEN CROSS – Saúde em primeiro lugar.
KOLYNOS – O gosto da vitória.

- Utilização do imperativo:
Desperte o tigre em você. – SUCRILHOS
Saia do lugar-comum. Entre no Santana.

- Afirmações contundentes para convencer diretamente:
Você não pode abrir mão desse prazer.
- SANTANA 2000
BACESA – O banco onde você ganha mais.

- Utilização de adjetivos para ressaltar a qualidade do produto:
Certeza de dentes bonitos e saudáveis. – SIGNAL ANTITÁRTARO
É tão saboroso quanto nutritivo – OVOMALTINE

- Empreso do superlativo:
O mais levado dos queijinhos. – BATAVINHO
Viver é bom. Com Diamante Negro é melhor.

- Emprego de palavras expressivas e sonoras inclusive rimas ou jogos de palavras:
Lugar de leite fresco é no frasco. – LEITTE MAUÁ
Quem bebe Grapette, repete.
Se a marca é Cica, bons produtos indica.


- Exagero nas afirmações, linguagem hiperbólica:
O sabor brasileiro que o mundo aprovou. – TROPICÁLIA
Consumido em todos os países do mundo – TANG

- Uso de figuras de linguagem:
Asas da liberdade. -HONDA
Enfim, um carrão pequeno. – FIAT 147
SABÃO FAROL AZUL – A máquina de lavar.

ATIVIDADE:  Pode ser feita no caderno, mas pode enviar foto por watts 9 9508-2569 ou por e-mail silviasiqueira.malu@gmail.com.

Selecione duas ou três mensagens publicitárias encontradas em jornais, revistas, sites. Explique os recursos expressivos empregados em cada uma delas. Não deixe de observar os elementos que compõem a fotografia ou o desenho. Depois, crie uma ou mais mensagens publicitárias para divulgar um produto qualquer que você conheça: carro, creme dental, produto de higiene ou beleza, álcool gel, máscaras de segurança etc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário