segunda-feira, 25 de maio de 2020

Prof Silvia Siqueira LP 3TA


E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE
LÍNGUA E LITERATURA – 3TA (Prof.ª Silvia Siqueira) (21/05/2020)

- Conteúdo explicativo, registrar no caderno e atividades sequentes:  enviar por watts 9 9508-2569 ou e-mail: silviasiqueira.malu@gmail.com.
“Alguns o seguiram; mas Peri voltou-se e fê-los arrepender-se de sua ousadia; livrando-se do peso que levava, carregou a espingarda com as munições que Álvaro trazia e mandou uma bala àquele que o perseguia mais de perto; os outros, queo conheciam pelo combate da véspera, retrocederam.”  (O guarani, José de Alencar)
CONCEITO
As palavras destacadas no texto acima ora acompanha um substantivo, ora substituem um nome já expresso.
Pronome é a palavra que representa um substantivo ou o acompanha, determinando-lhe a extensão do significado, ou faz referência a todo um sintagma anterior.

Ex.:         - Já o conheciam pelo combate da véspera. (o= Peri)
- Alguns o seguiram; mas Peri voltou-se e fê-los arrepender-se de sua ousadia. (= ousadia de alguns).
- O técnico da seleção brasileira de futebol desembarcou hoje à tarde no aeroporto do Galeão. Ele declarou que não haverá mudanças no time para o jogo contra a Argentina. (Ele = O técnico da seleção brasileira de futebol.)

O pronome admite flexão de gênero e número em algumas de suas formas (seu tacape, sua ousadia) e desempenha as funções típicas de substantivos ou adjetivos (Já o conheciam...).
Quando substituem um nome, são chamados de pronomes substantivos; quando acompanham um nome são chamados de pronomes adjetivos.

Classificação
                Os pronomes podem ser: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos ou interrogativos.

1.       Pessoais: Designam as pessoas do discurso: a 1ª, que fala (eu, nós); a 2ª, com quem se fala (tu, vós); a 3ª, de quem se fala (ele, ela, eles, elas).

2.       Possessivos: Dão ideia de posse, além de indicarem a pessoa: 1ª(singular) meu, minha, meus minhas; (plural) nosso, nossa, nossos, nossas.
2ª (singular) teu, tua, teus, tuas; (plural) vosso, vossa, vossos, vossas
3ª (singular) seu, sua, seus, suas; (plural) seu, suas, seus, suas

3.       Demonstrativos: Indicam a situação de aproximação, no tempo e no espaço, do objeto, fato ou ser, em relação às pessoas do discurso: este, isto, esse, isso, aquele, aquilo, mesmo, próprio, tal, semelhante (e variações).



4.       Indefinidos: Referem-se à 3ª pessoa, de modo vago oi indeterminado:

Variáveis: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vário, tanto, quanto, qualquer (e variações)
Obs.: Dependendo do contexto em que se encontram, algumas palavras podem funcionar como pronome indefinido:
- mais, com o sentido de maior quantidade ou em maior número, e menos, com o sentido de em menor quantidade ou número: Mais amor e menos confiança. Espero menos reclamações dos usuários.
- demais, precedido de artigo e com o sentido de os outros, os restantes.
- uns, associados a outros.

5.       Relativos: Referem-se a um nome antecedente:
Variáveis: que, quem, onde
Invariáveis: o qual, cujo, quanto

6.       Interrogativos: São os pronomes i definidos: que, quem, qual e quanto, empregados em interrogações diretas ou indiretas.

7.       Pronomes de tratamento:

8.       Reflexivos: São os pronomes oblíquos me, te, si, consigo, nós e vós quando significam a mim mesmo, a ti mesmo, a nós mesmos tec.

9.       Recíproco: São os pronomes oblíquos nos, vos e se quando traduzem a ideia de um ao outro, uns aos outros, indicando, portanto, reciprocidade

EXERCÍCIOS (271)
1.       Indique o(s) termo(s) retomado(s) pelo(s) pronome(s) destacado(s):

a)       Clarissa infla as narinas. Parece-lhe que o luar tem um perfume todos especial. Se ela pudesse pegar o luar, fechá-lo na palma da mão, guardá-lo numa caixinha ou no fundo de uma gaveta para soltá-lo nas noites escuras... (Érico Veríssimo).
b)      Já que é essencial, nada melhor que comprar livros escolares pelo menor preço. Para isso, existem sítios de busca e cotação que ajudam os pais a encontrar o material mais barato. (Correio da Bahia)
c)       Patrícia tem consciência das limitações que a falta de visão lhe impõe. E por isso mesmo faz questão de desafiá-las. (Zero Hora)

2.       Identifique se o pronome oblíquo destacado é recíproco ou reflexivo:
a)       João viu-se em sérios apuros.
b)      Eu me cortei abrindo ostras.
c)       Nós nos tratávamos com intimidade.
d)      Santiago intrometeu-se na conversa.





3.       Classifique os pronomes destacados do período abaixo:
O guia que te destinaram conhece muito bem nossa cidade. Ele te levará a qualquer lugar que pedires. Quem poderia desejar melhor companha? Sabes o que disseram os que foram ciceroneados por ele? Todos quantos tiveram este jovem como guia elogiaram seus conhecimentos históricos.

4.       Identifique se o pronome destacado é substantivo ou adjetivo:
a)       Encontrei nosso companheiro de infância.
b)      Enviamos tudo pelo correio.
c)       Aquelas terras são improdutivas.
d)      Alguém acaba de chegar.
e)      Certas pessoas são inconvenientes.

5.       Copie as frases a seguir, substituindo os (___) pelos pronomes eu, tu, mim e ti:
a)       Não se esqueça de fazer um café para (___).
b)      Trouxe o vinho para (___) provar.
c)       Entre (___) e você não pode haver segredos.
d)      Este é um trabalho para (___) realizar.
e)      Não há mais nada entre (___) e (___).
f)        Este é o momento para (___) tomares a iniciativa.

6.       Copie a frase em que o pronome destacado tem valor possessivo:
a)       Espero que o cargo lhe convenha.
b)      Vi quando ele lhe beijou as mãos respeitosamente.

7.       Copie as frases a seguir, substituindo os (___) pelos pronomes demonstrativos este, esse, aquele (ou flexões):
a)       José de Alencar e Castro Alves foram os que mais sobressaíram na época romântica: (___) na prosa; (___) na poesia.
b)      Guarde bem (___) palavras que acabo de dizer.
c)       (___) mala que trago comigo pertence do Fernando.
d)      Anote (___) recomendação: fechar o portão às dez horas.

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