quarta-feira, 20 de maio de 2020

Professor Alizon - História - Prazo de entrega: 31/05 - 8 ano B C D

E.E. Professor Fernando Buonaduce
História – Prof. Alison Azevedo


Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida, me procure nas redes sociais ou no e-mail.

Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série. Prazo de entrega: 31/05

Bons estudos a todos!


Era Cromwell

Atividade 1 : Observe a linha do tempo abaixo e responda as perguntas :






Curto episódio republicano
 1625– Carlos I se torna rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
1637 –Ele tenta impor na Escócia a liturgia anglicana, levando a revoltas em Edimburgo.
1640 –O rei pede ao Parlamento autorização para criar novos impostos a fim de financiar sua guerra contra os rebeldes. A Assembleia rejeita as exigências reais e formula a “Grande Admoestação”, verdadeiro ato de acusação contra a realeza.
1642 –Início da guerra civil entre parlamentares e realistas.
Janeiro de 1644 –Oliver Cromwell é nomeado tenente-geral de cavalaria pelo Parlamento.
14 de junho de 1645 –O exército do rei é esmagado em Naseby.
Maio de 1646 – Carlos I se rende aos escoceses, que o entregam aos parlamentares.
1648-1649 –Segunda guerra civil. Rebeldes favoráveis ao rei são esmagados pelo exército de Cromwell. Fim da revolta real.
1649 –Execução de Carlos I e proclamação da República (Commonwealth).
1649-1651 –Terceira guerra civil.
1653-1658– Criação do Protetorado. Cromwell torna-se lorde protetor e partilha o poder com um conselho de 21 membros.
1660 –Morte de Cromwell. O Parlamento proclama a restauração da monarquia e o fim da Commonwealth. Carlos II sobe ao trono.

Questões:

A) O que foi a Commonwealth?

B) O que seria a Era de Cromwell e como ela se relaciona com os textos que você possui no caderno? Faça um pequeno resumo das principais características desse período.



Revolução Industrial




Reflita e responda: O que essa charge representa para você? Qual mensagem é transmitida através do diálogo?


A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, a Revolução Industrial foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi la que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765

A Revolução Industrial também gerou grandes transformações no modo de produção de mercadorias. Antes do surgimento da indústria, a produção acontecia pelo modo de produção manufatureiro, isto é, um modo de produção manual que utilizava a capacidade artesanal daquele que produzia. Assim, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.

Com a maquinofatura não era mais necessária a utilização de rios trabalhadores especializados para produzir uma mercadoria, pois uma pessoa manuseando as máquinas conseguiria fazer todo o processo sozinha. Com isso, o salário do trabalhador despencou, uma vez que não eram mais necessários funcionários com habilidades manuais.

Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros.

Não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores e constantemente acidentes aconteciam. O acidente mais comum era quando os trabalhadores tinham seus dedos presos na máquina e muitos os perdiam. Os trabalhadores que se afastavam por problemas de saúde poderiam ser demitidos e não recebiam seu salário.  eram pagos os funcionários que trabalhavam efetivamente.

Essa situação degradante fez com que os trabalhadores se mobilizassem pouco a pouco contra seus patrões. Isso levou a criação das organizações de trabalhadores (mais conhecidas no Brasil como sindicatos) e chamadas na Inglaterra de trade union. Os trabalhadores exigiam melhorias salariais e redução na jornada de trabalho.





Representação de uma revolta de trabalhadores do século XIX.



Trabalho infantil durante a 1ª Revolução Industrial

Leia o texto abaixo:




Trabalho do início até o final do dia
O destino dos filhos e filhas de uma família de trabalhadores têxteis, seja em uma fábrica ou nos trabalhos domésticos, logo foi selado. Eles praticamente não tinham como se desenvolver de acordo com sua própria vontade. Ainda na mais tenra idade, passavam a maior parte do tempo no trabalho monótono em casa ou na fábrica, raramente na escola e brincar era praticamente impensável.

Aos seis anos algumas crianças já trabalhavam para a indústria têxtil, em grande parte como auxiliares de bordador. Enfiar as linhas na agulha era então uma tarefa demorada, que exigia dedos mais finos e por isso era realizada principalmente por mulheres e crianças.

Quando eles chegavam à idade escolar, era normal que passassem até seis horas por dia enfiando linhas nas agulhas - no início da manhã antes da escola, ao meio-dia e depois da escola até tarde da noite.

Trecho de uma redação escolar de um menino de 12 anos. Ele descreve seu cotidiano de operário, enfiando linhas nas agulhas dos teares, nos anos 1880.
"Assim que me levanto pela manhã, tenho que descer as escadas até o porão, para começar minha jornada. São mais ou menos cinco e meia da manhã. Aí eu tenho que enfiar as linhas nas agulhas dos teares até as sete horas e só então tomo o café-da-manhã. Depois volto ao trabalho até a hora de ir para a escola. Quando a escola termina, às onze horas, vou para casa e volto para as agulhas até às doze horas. Almoço e volto a trabalhar até pouco antes de uma da tarde. Retorno à escola, onde aprendo muitas coisas úteis. Quando chego em casa, trabalho até escurecer. Aí janto. Depois da janta, trabalho novamente até as dez da noite. Às vezes, quando o trabalho é urgente, fico até às onze da noite no porão. Depois digo aos meus pais boa noite e vou dormir. É assim todos os dias.


A partir do texto, responda:
1) Como era o trabalho infantil durante a Revolução Industrial?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Ainda existem crianças da idade mencionada no texto trabalhando no mundo atual? Dê exemplos que você conheça
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Observe a foto abaixo:





















A partir da foto, responda:
a) Em que profissão você acha que eles trabalhavam? _________________________________________________________________
b) Imagine-se na situação de trabalho deles ou da garota acima, como você se sentiria agora?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário: