sábado, 23 de maio de 2020

Simone - Ciências - 8ºS ANOS F e G - ENTREGA: 28/05/2020



E E FERNANDO BUONADUCE

ATIVIDADES DE ENSINO À DISTÂNCIA - FUND II CIÊNCIAS DA NATUREZA

SALAS: 8ºS ANOS F e G AULAS PREVISTAS  : 8 AULAS PROFª: SIMONE TAFARELLO

PRAZO DE ENTREGA: 28/05/2020 De segunda à sexta das 8:00 ás 20:00h

FORMA DE ENTREGA: REALIZAR as atividades NO CADERNO e TIRAR FOTO

ENVIO DAS IMAGENS RESPOSTAS: stafarello@prof.educacao.sp.gov.br OU Acessar o GOOGLE SALA DE AULA entrar em sua sala e postar a atividade lá! Os códigos são:

8º ANO F cód mbaxyuc

8º ANO G cód z2ngrhj

CONTEÚDO : FONTES, TIPOS DE ENERGIA E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS;

TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA; CIRCUITOS ELÉTRICOS; USO CONSCIENTE
DA ENERGIA ELÉTRICA;

HABILIDADES : Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde a sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras, até sua cidade, comunidade, casa ou escola; Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais; Reconhecer um circuito elétrico pelos seus componentes; Utilizar a energia elétrica de maneira consciente.

ATIVIDADE 1: Assistir a vídeo-aula pelo APP CMSP ou youtube exibida
em 18/05/2020: https://www.youtube.com/watch?v=kUK_V4EtYRg&t=923s
Assistir a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=qA2WkNZYeu0&list=PLNM2T4DNzmq71YnFuVJePi8FTiKc9WtCu&index=37

Depois de assistir, responder às questões abaixo:

Explique com suas palavras como a energia elétrica é obtida em uma usina hidrelétrica e o percurso feito por ela até chegar á sua casa.

De onde vem a biomassa?

O que é energia eólica e geotérmica?

Copiar e preencher a tabela mostrada no vídeo da CMSP contendo:

TIPO DE ENERGIA, VANTAGENS e DESVANTAGENS

ATIVIDADE 2: Assistir a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=N0DnSlhijOU

Assistir a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=5PVjRfwAzwE

Depois de assistir, responder às questões abaixo:

O que é corrente elétrica?

Que tipo de energia as pilhas guardam? Explique.

O que é condutor elétrico. Dê exemplos.

O que é isolante térmico? Dê exemplos.

Qual a diferença entre circuito aberto e fechado?

Pesquise “qual a função” e “como funcionam” os seguintes componentes de um circuito elétrico:

Gerador:

Interruptor:

Fusível:

Disjuntor:

Resistor:

ATIVIDADE 3: Assistir a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=-inlLYLDomY
e responder:

Quais ações citadas no vídeo você pode fazer para contribuir com o uso sustentável da
energia elétrica?

Se você tem condições: lugar, material (pode reaproveitar) e criatividade, monte um circui
elétrico e depois que ele tiver funcionando, faça um vídeo e envie.

Se não tiver condições, desenhe um circuito elétrico que gostaria de montar.

Um comentário: