1º ANO ENSINO MÉDIO A/B
PROF. CIDA BERNARDES –
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
email: profcidabernardesport@gmail.com
ATIVIDADE 05 HORAS/AULAS
Referente as aulas de
seg/ter/quar
Habilidades a serem desenvolvidas:
1) Conhecer
uma das principais figuras de linguagem: a Metonímia
2) Analisar
as funções da Metonímia em textos específicos
Metonímia
Metonímia é figura de linguagem do grupo
das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da
palavra.
Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
A metonímia geralmente é utilizada para evitar a repetição de palavras em um texto. Assim podemos dizer que estamos “lendo Jorge Amado”, no lugar de “lendo um livro”, por exemplo.
Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
A metonímia geralmente é utilizada para evitar a repetição de palavras em um texto. Assim podemos dizer que estamos “lendo Jorge Amado”, no lugar de “lendo um livro”, por exemplo.
Substituição de uma palavra por outra, havendo entre ambas algum grau de semelhança, relação, proximidade de sentido, ou implicação mútua. Tal substituição realiza-se de inúmeros modos:
- O continente pelo conteúdo ou vice-versa
Essa figura de linguagem, classificada como figura de palavra, ocorre
quando tomamos:
a) o efeito pela causa
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
|
Ex.: Construiu sua casa com o suor do trabalho. (Com os recursos próprios)
|
b) a matéria-prima pelo objeto
|
Ex.: Presenteou-lhe com uma porcelana chinesa. (Com louças)
|
c) a parte pelo todo
|
Ex.: Pediu-lhe a mão em casamento. (Pediu a pessoa)
|
d) o autor pela obra
|
Ex.: Adoro o Renoir exposto no museu. (Adoro o quadro do pintor
Renoir)
|
e) concreto pelo abstrato
|
Ex.: As militâncias lutavam pelos seus direitos. (As pessoas
lutavam)
|
f) marca pelo produto
|
Ex.: Comprei um BMW. (Comprei um carro da marca BMW)
|
g) continente (recipiente) pelo conteúdo
|
Ex.: Acrescentamos três colheres de sal na receita. (Acrescentamos três
colheres contendo sal)
|
h) singular pelo plural
|
Ex.: O brasileiro ama futebol. (Os brasileiros amam futebol.)
|
ATIVIDADE I
ASSINALE:
A
definição de metonímia é:
a)
( ) é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico
para designar algo, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma
semelhança de conceito.
b)
( ) é a figura de linguagem que faz uso aproximado de termos opostos.
c)
( ) é a figura de linguagem usada para atenuar algo grave de ser dito.
d)
( ) é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no
lugar de outra, com a qual haja uma relação de sentido.
Na
sentença, “Este seu Guignard é falso ou verdadeiro?”, o nome do pintor Guignard
é empregado como uma referência para um quadro do mesmo pintor, ou seja, uma
metonímia. Sendo assim, assinale a alternativa em que o uso desse nome tem a
mesma função.
a)
“Mas me diga só uma coisa: viu Guignard pintar este quadro?”
b)
“Qualquer um vê logo que se trata de Guignard autêntico, Guignard da melhor
época.”
c)“Guignard
tinha alunos; e daí?”
d)
“Eu não duvido nada, só que existem por aí uns cinquenta quadros falsos de
Guignard, e então...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário