E.E. PROFESSOR FERNANDO BUONADUCE
ROTEIRO DE ESTUDOS
NOME DO PROFESSOR: Eva de Cássia
|
DISCIPLINA: Geografia
|
ANO/SÉRIE: 6º ANO
|
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS: ( EF06GE29*) -Relacionar As Características Do Processo De Urbanização Com A Ocorrência De Desastres Socioambientais (Inundações, Enchentes, Rompimento De Barragens, Deslizamentos De Encostas, Incêndios, Erosão Entre Outros) Em Diferentes Lugares.
|
CONTEÚDO: URBANIZAÇÃO E OS DESASTRES AMBIENTAIS
|
ATIVIDADES: LEIA O TEXTO
|
Queridos alunos do ¨6º ano, sei que o tempo custa a passar longe da escola, dos amigos, dos seus professores e de tantas outras alegrias que a vida tem. Tudo isso vai passar, e em breve estaremos todos juntos! Um forte abraço !
|
ATIVIDADE:
Desastres Naturais
Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta.
Quando ocorrem, podem trazer consequências catastróficas para o ser-humano e por mais que a tecnologia na área seja avançada, muitos desastres naturais são imprevisíveis.
Eles são fenômenos naturais e representam a mudança de ciclo na Terra, no entanto, nos tempos atuais, essas ocorrências tem aumentado de maneira significativa, o que nos leva a crer nas estatísticas e estudos sobre o meio ambiente.
Nesse sentido, muitos desastres têm ocorrido porque o planeta Terra está sofrendo cada vez mais, com o aquecimento global e o efeito estufa, o que leva ao aumento dos desastres naturais, ocasionados pelo desiquilíbrio da natureza.
Para os seres humanos, muitos danos e prejuízos são resultantes dos desastres naturais, os quais geram diversos impactos na sociedade.
Por sua vez, para a natureza, os desastres naturais auxiliam na renovação e manutenção dos ecossistemas, formação do relevo, abastecimento das fontes hídricas naturais, dentre outros.
Ações antrópicas negativas para o meio ambiente
Atualmente, a sociedade apresenta um modo de produção e ação sobre o meio ambiente cada vez mais insustentável. Muitos recursos da natureza têm sido usados pelo homem de maneira desregrada, demonstrando certa despreocupação com a sua disponibilidade. A industrialização associada à mentalidade capitalista de produção e consumo exagerado desencadeou ações que visam apenas à obtenção de lucro, aumentando então os problemas socioambientais, visto que produzir mais requer explorar mais os recursos naturais.
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas. O que antes parecia distante da nossa realidade agora já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, como o racionamento de água, o horário de verão em alguns países como alternativa para diminuir o consumo de energia, inundações recorrentes, secas devastadoras e mudanças climáticas.
1) Dê exemplos de desastres causados pela ação humana:
2) Você já ouviu falar em algum desastre causado por fenômenos naturais? Dê exemplos:
3) Observe as imagens abaixo, escolha uma e comente sobre ela:
Foto: Reprodução/Redes Sociais ( CIDADE DE SANTO ANDRÉ/ SP)
Proximidades do centro de Santo André, no ABC Paulista, foram atingidas pela enchente. Foto: Grupo Viva ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário