sexta-feira, 19 de junho de 2020

Prof Willian Izidio Artes 7 A,B,C,D


Artes

Atividade destinada ao 7ºA, B, C, D

Prof. Willian Izidio
WhatsApp: 11 943255509

Olá alunos,
No bimestre passado, estudamos um pouco sobre o gênero da paisagem na pintura, neste estudaremos um pouco sobre paisagem sonora. Faremos menos atividades, mas teremos mais leituras e conteúdo para assistir. Portanto, as atividades que serão feitas no decorrer do bimestre serão poucas, mas definirão a nota de vocês.
Leia o texto a seguir:

PAISAGEM SONORA

Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa "soundscape" e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
Timbres característicos, sons naturais como os provocados pelos ventos, mares, canto de pássaros, ruídos sonoros provocados por carros e fábricas, composição musical e até um programa de rádio. Tudo isso é responsável por sonoridades locais, que se mesclam com uma enorme quantidade de ruídos e sons diversos, fazendo surgir verdadeiras “paisagens sonoras”.
Foi a partir do trabalho de Murray Schafer (1977), “A afinação do mundo”, que se iniciou um movimento para a percepção do meio ambiente sonoro no qual o ser humano está inserido, sendo ele também responsável por esta composição paisagística. Para tal, o autor criou o termo paisagem sonora como campo de estudo acústico. A partir deste estudo, demonstra-se como os sons são responsáveis por uma representação singular de determinados ambientes acústicos e, por consequência, pela impregnação de sentidos no lugar.
Livros como "Soundscape" e "The Tuning of the World", de Shafer, ajudaram a desenvolver um sentido crítico, analítico e atento relativamente ao ambiente sónico que nos rodeia, assim como às suas sucessivas modificações no decorrer da história, principalmente à medida que as civilizações se desenvolviam industrial e tecnologicamente.
Faça o exercício de, em uma roda de conversa entre amigos, identificar todos os sons ao seu redor, seja de pássaros, cães latindo, a música ao vivo se for num restaurante ou bar, o som dos aparelhos eletrônicos se estiver no escritório. Preste atenção o quanto somos bombardeados de informações sonoras o tempo todo e, muitas vezes, nem percebemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário