quarta-feira, 24 de junho de 2020

Professor Leonardo - História - 9 anos - ENTREGA: até 30 / 06 / 2020

ATIVIDADE DE HISTÓRIA
9° ANO
ENTREGA: até 30 / 06 / 2020
Digitado ou foto do caderno para o email: professorleonardoazevedo@gmail.com

Leia o texto:
O POPULISMO BRASILEIRO

O populismo* é um conceito bastante complexo, que recebeu inúmeras interpretações entre historiadores e sociólogos. Muitos fenômenos históricos que ocorreram em tempos e em lugares diferentes foram caracterizados como populistas.
O populismo brasileiro está relacionado à presença das classes populares urbanas no cenário político. Isso aconteceu principalmente a partir da crise de 1929, com o fracasso da política agro exportadora, que tinha o café como principal produto e com a urbanização, consequência do acentuado processo de industrialização.
Getúlio Vargas chegou ao poder exatamente em um período que se pode chamar de transitório entre o antigo regime, dominado pelas elites agrárias regionais e a constituição de um novo país, marcado pela centralização política e pelo desenvolvimento industrial.
Aproveitando-se do jogo de interesses, Vargas construiu uma imagem de líder preocupado com a nação em seu conjunto, com qualidades únicas para guiar o país e preocupado com as questões sociais. Quando necessário, ele soube se apoiar nos trabalhadores da cidade, exaltando suas qualidades, dignificando o trabalho, despertando sentimentos de participação e identificação nacionais, ao mesmo tempo, que controlava com mãos de ferro as organizações sindicais.
Por meio de forte propaganda política, promoção de grandes cerimônias públicas e a instituição de uma legislação social, Vargas teve sucesso no desenvolvimento de sua política populista. Ele conseguiu fazer com que a  maioria dos trabalhadores urbanos o identificassem como defensor das causas sociais e dos interesses nacionais.






Festa comemorativa do Dia do Trabalho, no estádio de são Januário, Rio de Janeiro. Década de 1940.






Vargas desfila em carro aberto durante a comemoração do dia 1° de Maio, no estádio do Pacaembu, 1944.

Populismo* é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Poucos atores políticos descrevem a si mesmos como "populistas", e no discurso político o termo geralmente é aplicado a outros de forma pejorativa. (pt.wikipédia.org/wiki/Populismo).


Responda as questões:

1) Existe alguma relação entre urbanização e populismo no Brasil? Explique.
2) Como Vargas fazia para ter o apoio dos trabalhadores urbanos?
3) Quais meios eram utilizados por Vargas para desenvolver sua política populista?
4) As imagens (onde e como ocorreram) estão relacionadas à política de Vargas? Explique.
5) E hoje, você identifica traços de populismo em algum político de sua cidade, seu estado ou mesmo de projeção nacional? Pense nisso e escreva um texto sobre o assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário