Artes
Atividade destinada ao 2TA
Prof. Willian Izidio
Email: wizidio@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp: 11 943255509
Olá alunos,
Leia o texto a seguir:
Barroco Brasileiro
Muitas das construções realizadas nos países da América pertencem à arte barroco. No Brasil, o Barroco se desenvolveu especialmente em Minas Gerais e no Nordeste. Suas principais produções foram a Arquitetura e a escultura sacra. O Barroco também se manifestou na literatura, na música e no teatro do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, ainda se encontram essas magníficas edificações, como em Ouro Preto, Minas Gerais. Na Bahia, há enormes igrejas cuja construção foi influenciada pela arte barroca.
O Barroco chegou ao Brasil por meio dos colonizadores, particularmente os missionários católicos, que vieram ao país no século XVII. O desenvolvimento pleno do Barroco no Brasil ocorreu no século XVIII, após seu surgimento na Europa. O Barroco se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX.
A Igreja desempenhou o importante papel de mecenas na arte colonial. O Barroco no Brasil está, portanto, muito associado ao catolicismo. Já que a Igreja financiava a Arte e já que a religião fazia parte do cotidiano, a maioria do legado barroco se deve à Igreja. Na literatura, destacaram-se Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, e, nas artes plásticas, Aleijadinho e Mestre Ataíde.
Em 1670, ouro foi descoberto em Minas Gerais. A partir de então, o Barroco ganhou todo o esplendor, desenvolvendo-se plenamente na região onde foi extraída a maior quantidade de ouro de todos os tempos: Vila Rica ou Ouro Preto. Nas régios beneficiadas pela mineração, encontram-se igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira – as talhas – recobertas por finas camadas de ouro e com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. A descoberta do ouro em Minas Gerais resultou na construção de igrejas de estilo barroco ao longo do século XVIII. A versão do Barroco que se desenvolveu em Minas Gerais é denominada barroco mineiro.
Nas regiões onde não havia açúcar ou ouro, as igrejas apesentam talhas modestas. Os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que vivam em regiões mais ricas.
O ápice da integração entre arquitetura, escultura, talha e pintura se manifestou em Minas Gerais por meio dos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro. Suas esculturas e as igrejas que ele projetou e decorou se encontram nas cidades histórias de Ouro Preto, São João del Rei, Congonhas (então denominada Congonhas do Campo), Sabará e localidades mineiras. Uma das suas obras de Arquitetura mais renomadas é a primorosa fachada da Igreja de São Francisco de Assis, localizada em Ouro Preto.
Aleijadinho não foi apenas um extraordinário arquiteto e decorador de igrejas. Ele foi também um incomparável escultor. Suas esculturas, conhecidas por seus olhos penetrantes, caracterizam-se por sua expressividade e dramaticidade. No Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, encontram-se suas esculturas dos 12 profetas bíblicos esculpidas em pedra-sabão: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Jonas, Joel, Abdias, Habakuk, Amos e Nahum – e 66 imagens de madeira que constituem uma via-sacra. Cada um dos profetas foi esculpido em tamanho natural, em uma posição diferente, executando gestos que se coordenam. Dessa forma, Aleijadinho conseguiu fazer algo extraordinário: sugere ao observador que as figuras de pedra estão se movimento. Os gestos possuem equilíbrio e harmonia expressiva. A elaboração dessas esculturas levou cerca de cinco anos.
Apesar de ter produzido grandes obras de arte, Aleijadinho morreu pobre e doente e sua obra permaneceu esquecida por muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário