PROFESSORA – MARIA GILVANDA
ATIVIDADES PARA OS 9º D, E, F e G.
CONTEÚDO NOVO DE ACORDO COM A AULA TRANSMITIDA PELO APLICATIVO, NOS DIAS 25/06 E 26/06/2020.
ABAIXO SEGUEM ALGUMAS EXPLICAÇÕES, LOGO DEPOIS ATIVIDADES PARA EXERCITAR.
OBSERVAÇÃO ENTREGAR ATIVIDADE COLOQUEM A IDENTIFIÇÃO.
ENTREGA – 17/07/2020.
Período Simples e Composto por Coordenação e Subordinação
Antes de falarmos sobre período simples e composto, precisamos relembrar alguns conceitos:
Frase: mensagem com sentido, podendo ter apenas uma palavra - Silêncio!;
NÃO TEM VERBO.
Oração: enunciado que exprime uma ação - Andem depressa!;
QUANDO HÁ VERBO, DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE VERBOS INDACA UMA, DUAS OU MAIS ORAÇÕES.
Período: frase com uma ou mais orações. Veja as diferenças entre os períodos:
INICIA COM LETRA MAIÚSCULA E VAI ATÉ O PONTO FINAL
Período Simples: também chamado de oração absoluta, contém apenas uma oração:
· O tempo é o senhor da razão.
Período Composto: contém a partir de duas orações:
· Hoje eu trabalhei, estudei e malhei.
· Falei seus pecados a todos para saberem quem você é.
O período composto pode ser coordenação, subordinação e por coordenação. Este período também pode ser composto por coordenação e subordinação simultaneamente. Confira as diferenças entre os períodos compostos.
Período composto por coordenação
Constituído a partir de duas orações, cuja relação é apenas em relação ao sentido.
· Andem depressa e entrem pela esquerda.
· Ela denunciou mas ele negou a versão.
Os períodos compostos por coordenação podem ser assindéticas e sindéticas.
Oração coordenada assindética
Livre de conjunções e costumeiramente separada por vírgulas.
· Cheguei, tomei banho, fui dormir.
Oração coordenada sindética
É introduzida por conjunções.
· Ele estuda demasiadamente mas não tem bom rendimento.
As orações coordenadas sindéticas podem ser:
· Aditivas: transmitem ideia de soma – Ele não veio nem deu satisfações.
· Conjunções principais: mas também, e, nem.
· Adversativas: fazem oposição a primeira mensagem – Tomou o medicamento mas não melhorou
· Conjunções principais: mas, contudo, porém, todavia, no entanto, entretanto.
· Alternativas: ideia de escolha, alternância ou exclusão – Ora estuda ora viaja. / Ou frequenta às aulas ou perderá a bolsa.
· Conjunções principais: ou, ora...ora, ou...ou, já..já, quer..quer, seja..seja.
· Conclusivas: dão uma conclusão – Ela não estudou, logo não foi aprovada.
· Conjunções principais: logo, portanto, então e pois (após verbo).
· Explicativas: explicam ou justificam a oração anterior – O ponto está cheio pois o ônibus está demorando.
· Conjunções principais: porque, que e pois (antes do verbo)
ATIVIDADES
LEIA AS EXPLICAÇÕES PARA RESPONDER:
O período composto por coordenação é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre elas, isto é, somente são ligadas pelo uso da conjunção.
1 ) - Assim sendo, demonstre seu conhecimento elaborando uma oração para cada modalidade solicitada:
a- aditiva
b- adversativa
c- alternativa
d- explicativa
e- conclusiva
b- adversativa
c- alternativa
d- explicativa
e- conclusiva
Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:
A- coordenada explicativa
B - coordenada aditiva
C - coordenada alternativa
D - coordenada adversativa
a - Não fomos ao aniversário, porém trouxemos o presente.
b – Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido.
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante.
d – Viajamos muito e chegamos exaustos.
b – Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido.
c – Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante.
d – Viajamos muito e chegamos exaustos.
3) - (Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
4) - Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:
a- Não me esforcei muito. Obtive um bom resultado.
b- Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c- Ora tens uma opinião. Ora outra.
d- Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e- O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f - Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.
b- Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo.
c- Ora tens uma opinião. Ora outra.
d- Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.
e- O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais.
f - Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.
5) - Observe o seguinte excerto poético e em seguida atente-se para as questões que a ele se referem:
“As horas passam, os homens caem, a poesia fica” (Emílio Moura)
a – Estamos diante de um período, pois o mesmo é formado por várias orações. Como ele se denomina? E por quê?
b – As orações que o compõem são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique.
c – Reescreva os versos introduzindo as conjunções coordenadas que melhor se adequarem à ideia expressa.
BOM ESTUDOS!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário