|
E. E. PROFESSOR FERNANDO BUONADUCEAv. Juscelino Kubitschek, 90 – Portal D’Oeste – Cep.: 06263-270 – Osasco / São Paulo
|
Plano de Aula a distância - Junho – 2020 (2º bim.)
Disciplina: Arte | Ano/série: 9 anos A,B,C,D e E |
Professor:Olivia Meireles | Número de aulas previstas:8 |
Tema(s): A arte de ser feliz
|
Conteúdos: Leitura (poema)
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz. Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Ás vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim. Cecília Meireles
|
Habilidades a serem desenvolvidas:
Para que essa ação de concretize, para que a competência desejada esteja sendo posta em prática, isto é, que o aluno consiga mobilizar os diversos saberes, são requisitadas as habilidades, que é o instrumento do fazer, ou o saber fazer. Tomando como exemplo a habilidade de se um leitor.
|
Recursos didáticos:
Poemas
|
Avaliação: Continua
|
Professora Olívia Meireles
e-mail oliviameireles@outlook.com
Atividade arte para os 9anos A,B,C,D e E
Amados alunos, ao enviar as atividades por favor, nome, número e turma...
QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1 – No trecho ” E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.” A autora retrata uma imensa felicidade motivada pela atitude do homem. Por que isso deixava a poetisa feliz?
2 – Observando ao seu redor a cidade, a autora diz que “Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.” Explique:
3 – Segundo o escritor Henry Ward Beecher, “A arte de ser feliz está no poder de extrair felicidade de coisas comuns.” Esta citação vem de acordo ao expressado no poema de Cecília Meireles?
4 – Ao vir para a escola você já reparou no mundo ao seu redor? Que imagens ou atitudes te fazem sentir-se feliz como a autora?
“Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.”
“Amor ao próximo....”
Nenhum comentário:
Postar um comentário