quarta-feira, 24 de junho de 2020

Professor Leonardo -1° ANO A, B HISTÓRIA DATA DE ENTREGA: 03 / 07 / 2020

ATIVIDADE DE HISTÓRIA
1° ANO A, B
HISTÓRIA
DATA DE ENTREGA: 03 / 07 / 2020
FORMA DE ENTREGA: digitado ou foto do caderno para o email: professorleonardoazevedo@gmail.com

Leia o texto:

Despotismo oriental

O processo de formação dos Estados no Oriente Próximo apresenta controvérsias. O historiador alemão Karl Wittfogel publicou, em 1957, um livro que se tornou famoso: Despotismo oriental: um estudo comparativo do poder total, dedicado ao estudo das civilizações egípcias e mesopotâmicas, no Oriente Próximo, e também à China e Índia antigas, no Extremo Oriente.
Segundo esse historiador, o surgimento de poderosos Estados agrícolas no Oriente se deveu à realização de obras hidráulicas em grande escala, envolvendo a mobilização dos camponeses sob o comando dos governadores. O resultado foi a criação do chamado despotismo oriental, no qual o Estado era proprietário de todos os bens, permitindo aos camponeses o usufruto das terras dedicadas à subsistência, mediante o pagamento de tributos em gêneros ou serviços para o Estado.
No século XIX, Karl Marx já havia proposto interpretação semelhante, atribuindo à construção e à administração de obras hidráulicas um peso decisivo na formação dos Estados orientais. Ele afirmou que a condição social dos camponeses era de uma “escravidão generalizada”.
O ponto mais polêmico dessa interpretação é o papel das obras hidráulicas na formação do Estado, pois muitos historiadores puseram em dúvida a chamada “causa hidráulica”. Nessa perspectiva, as obras hidráulicas seriam consequência de Estados fortes e não a causa deles. Por falta de evidências arqueológicas confiáveis, é impossível precisar com exatidão o que veio antes: o Estado ou as grandes obras.
Mas o certo é que, no Oriente Próximo, surgiram Estados capazes de mobilizar enorme massa de trabalhadores para os serviços públicos, isto é, não somente para construir canais, cisternas ou diques, mas também pirâmides, templos, palácios e tudo o mais que marcou a grandeza do Antigo Egito e da antiga Babilônia.







QUESTÔES
1)  Por que, para muitos historiadores, a hipótese da “causa hidráulica” não justifica o surgimento de Estados do Oriente Próximo?

2) Como você define a expressão “escravidão generalizada” no contexto do sistema de trabalho utilizado nos Estados do Oriente Próximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário