PROFESSORA – MARIA GILVANDA
AOS ALUNOS DOS 9º ANOS D, E, F e G;
OLÁ, PESSOAL NAS DUAS ÚLTIMAS POSTAGENS DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA, FOI DIRECIONADO ALGUMAS PÁGINAS DA APOSTILA VOLUME 2, PARTE 1 E PARTE 2, PORÉM A MINHA APOSTILA TEM PÁGINAS A MAIS, EU SOLICITEI EXERCÍCIOS QUE NA MINHA APOSTILA TEM E NA DE VOCÊS NÃO TEM, DIANTE DESSA SITUAÇÃO PEÇO A VOCÊS QUE FAÇAM APENAS AS PÁGINAS QUE FOREM IGUAIS A DO MATERIAL QUE ESTÁ COM VOCÊS, DESCULPEM-ME POR FAVOR, FOI APENAS UMA BRINCADEIRINHA DA PARTE DE IMPRESSÃO.
SEGUE OUTRAS ATIVIDADES, ELAS ESTARÃO COM A DATA LOGO ABAIXO, NÃO ESQUECAM DE COLOCAR A IDENTIFICAÇÃO, NOME DA ESCOLA, NOME DO ALUNO, NÚMERO E SÉRIE.
UM MARAVILHOSO TRABALHO A TODOS!!!!!!
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________NOME:_______________________________________________________________
Vai começar
A banda dando acordes de uma canção
Casais preparam pra entrar no salão
Anunciando que não dá pra parar
Ôôô, não para
Do lado daqui
Meu coração dispara só de te ver
E eu fingindo que você não está lá
Mas o balanço já começa a envolver
Ôôô, não para
Acenou de lá, dei um tchau daqui
Sugerimos um bate papo
Vou me apaixonar, tô ficando a fim
Só Deus sabe onde a noite vai dar
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar (2x)
Muito prazer
Eu quero ver você mexer sem parar
Me aperte, vem colar seu rosto no meu
Segure firme, então, comece a girar
E não para
Mais uma vez
Me envolva nos seus braços, quero sentir
O seu calor numa dança bem sensual
Prepare que eu vou querer outra vez
Ôôô, não para
Vem colar em mim, se perder no som
Eu já vi que essa noite é nossa
Tudo é bom assim, quando é natural
Quando a gente se atrai no salão
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A dançar
Vem dançar
Vem dançar
Se apaixonar
Vem, vem dançar
Se apaixonar
Acenou de lá, dei um tchau daqui(...)
A gente fica à vontade
Se embala e começa a dançar
A dançar, iê
Nessa onda, a gente se envolve
E começa a dançar
A gente começa a dançar
Vem, vem, vem dançar
(A dançar, iê)
Ivete Sangalo - (part. Wesley Safadão)
Após a leitura da canção responda:
1.De acordo com a letra da canção o que “vai começar”?
_______________________________
2.Analisando as ações dos personagens, na sua opinião qual gênero musical envolve o casal?
_______________________________
3.Explique com suas palavras qual é o tema principal da música?
____________________________________________________________________________________________________________________________
4.Observe o título da canção “À vontade”.
A expressão à vontade quer dizer sem restrições, quando existe liberdade de ação. ... A expressão à vontade é uma locução adverbial de modo e sempre leva crase. Sem crase não é uma expressão, e sim a união de um artigo "a" mais o substantivo "vontade", como em "essa foi a vontade de Deus".
À vontade, sem hífen, é a forma correta de escrita da locução.. Antes do Novo Acordo Ortográfico, as duas formas existiam - com e sem hífen - e estavam corretas. Após a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009, a palavra à-vontade, com hífen, passou a estar errada.
duvidas.dicio.com.br
|
De acordo com a explicação acima o título da canção sugere que:
a.O eu lírico está agindo sem constrangimento, sem formalismo, ou seja, está fazendo algo que gosta.
b.O eu lírico está constrangido com a situação, ou seja, está envergonhado.
5)-Formule frases com as expressões e locuções formadas com as palavras femininas abaixo:
a)-às avessas
_______________________________b)-às ocultas
_______________________________
c)-às vezes
_______________________________
d)-à toa
_______________________________
e)-à noite
_______________________________
f)-à beira
_______________________________
g)-à medida de
_______________________________
h)-às moscas
_______________________________
i)-à tarde
_______________________________
j)-à deriva
_______________________________
6.Coloque o acento indicativo de crase, quando convier:
a.Andei a cavalo.
b.A resposta a questão apresentada é muito complexa, Pedro.
c.E disse a professora que não poderia fazer a prova.
d.Entreguei o bilhete a Maria
e. Você o deveria ingerir o remédio gota a gota, e não de uma só vez.
7.Que tal ensaiar a coreografia da música e apresentar na escola? Bons ensaios!
PROFESSORA – MARIA GILVANDA
ATIVIDADE PARA OS 9º D, E, F e G
ENTREGA – 03/07/2020
OBSERVAÇÃO – NÃO ESQUECAM A IDENTIFICAÇÃO.
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________NOME:_______________________________________________________________
Produção Textual
Por que eles bebem e dirigem?
A adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou. Os dados da Secretaria de Segurança Pública revelam uma redução de quase 20% de acidentes com mortes no trânsito nos primeiros meses de 2012 para 2013 no Estado depois da lei, mas, no mesmo período dois acidentes impressionaram. Um deles amputou o braço de um jovem ciclista em plena Avenida Paulista, uma das principais artérias de São Paulo. O outro matou um garoto de 15 anos que andava de skate numa rua de Guarulhos, na grande São Paulo. Ambos foram vítimas de motoristas alcoolizados. O convívio de motoristas com ciclistas, motoqueiros, skatistas e pedestres nas ruas, cada vez mais estranguladas pelo trânsito nas médias e grandes cidades do país, se tornou insano. Quando a bebida entra nessa relação tensa, os efeitos são ainda mais catastróficos.
Várias propostas têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no trânsito. Em muitos países, ela é a principal causa de mortes entre os jovens. Entre as medidas, aumentar a carga tributária (e, por tabela, o preço das bebidas), diminuir os pontos de venda de álcool à noite, regulamentar a publicidade, fiscalizar com mais rigor e impor penas mais duras. Tudo isso parece causar um impacto inicial nos números. O grande desafio é aprimorar os resultados e torná-los permanentes.
Há questões estruturais importantes que devem, também, ser destacadas. Nas grandes cidades, transporte público de qualidade e barato, estendido madrugada adentro, que garanta um meio tranquilo de o jovem chegar em casa, é um deles. Criar áreas seguras nas ruas (com ciclovias protegidas) também pode ser uma medida importante. Alguns países estudam a instalação de detectores de álcool (uma espécie de bafômetro pessoal) acoplados a caminhões, ônibus e até carros particulares. Para ligar o motor, o próprio carro exige um controle do consumo de bebida.
Além desses fatores, não se pode esquecer do comportamento. Mais que ensinar a guiar e a respeitar quem está nas ruas, a educação pelo trânsito deveria passar pela percepção do risco envolvido no ato de guiar embriagado ou sob efeitos de outras drogas. É aí que se esbarra numa das questões mais difíceis. Como sensibilizar o condutor do veículo, principalmente o jovem motorista, do risco que ele corre e, pior, que ele pode oferecer aos outros? Sem mexer nesse componente humano, de noção de responsabilidade e limite, será difícil solidificar as conquistas deste início de ano.
BOUER, Jairo. Época, p.81, 1º abr.2013.
1. O texto traz dois temas relevantes relacionados ao trânsito. Quais são eles? Comente.
2. De acordo com o texto, a adoção de uma lei seca mais rigorosa no Estado de São Paulo não bastou, mesmo tendo havido uma redução nos acidentes de trânsito. Explique por quê?
3. Algumas propostas têm sido discutidas no mundo para reduzir a violência no trânsito. Cite algumas medidas, que de acordo com o texto podem contribuir com essa redução.
4. Cite alguns fatores que se colocados em prática irão contribuir para a diminuição de acidentes no trânsito.
5. De acordo com o texto, qual questão é a mais difícil de ser tratada em relação a diminuição de uso excessivo de álcool e consequentemente a violência no trânsito?
6. Com base no tema proposto no texto acima, produza um texto argumentativo; aponte soluções para melhorar os problemas causados pelo trânsito em nosso país.
Não esqueça que seu texto deverá conter: a tese ou o ponto de vista expostos no primeiro parágrafo e definido nos demais parágrafos, o desenvolvimento no qual deverá conter argumentos convincentes em defesa de seu ponto de vista e, finalmente a conclusão.
OBSERVAÇÃO SIGA AS ORIENTAÇÕES QUE ESTÃO NA PRIMEIRA ATIVIDADE QUANTO A ESTRUTURA DA ESCRITA.
PROFESSORA – MARIA GILVANDA
ATIVIDADE PARA OS 9º D, E, F e G.
NÃO ESQUECAM SUA IDENTIFICAÇÃO.
ENTREGA – 10/07/2020
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________NOME:_______________________________________________________________
Atividade Avaliativa
01. Escreva correto (C) ou incorreto (I) nas frases a seguir.Considere a concordância das palavras destacadas.
a. ( ) Maria estava meia nervosa ontem.
b. ( )Temos motivos bastantes para pedir sua admissão.
c. ( ) Essas maçãs estão muito caras.
d. ( ) Aqueles diários devem ter custado caros.
e. ( ) Marta comeu meia maçã.
F. ( )É necessário garra para vencer os obstáculos da vida.
g. ( ) Seguem inclusa a atividade e a correção.
02. Observe as alternativas abaixo e assinale naquela em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
a. Só estudei o elementar, caro amigo.
b. O fim justifica o meio.
c. Meia palavra basta, menino.
d. Estava só naquele casarão.
03. Preencha as lacunas das frases abaixo com uma das palavras indicadas entre parênteses.
a. Nunca use __________palavras com um ancião. (meio - meias)
b. Por favor. Sirva-me ________xícara de chá. (meia - meio)
c. Acho que os filhos________ desejam o bem dos pais. (só- sós)
d. Elas estavam ______no meio da noite escura. (só - sós)
e. As meninas ___________querem decidir como será a festa. (mesmo - mesmas)
Leia o texto abaixo e responda às questões de 04 a 08
O CELULAR
Em uma ocasião, minha filha Karina veio com a seguinte conversa:
- Pai, eu sei que você não gosta de celular, mas comprei um aparelho e você não quer ficar com o antigo? Olha que é um excelente celular: tira fotografias, acessa internet, toca música, tem jogos e até serve de telefone!
- Bem eu não gosto de celulares, acho incômodo e vivo esquecendo o danado aqui e ali, mas acabei aceitando, afinal, dizem que cavalo dado não se olha os dentes. Isto me lembrou de uma crônica que li algum tempo atrás, acho que era do Diogo Mainardi, mas não tenho certeza. Na ocasião tinha levado minha “garota” ao médico e lá estava um monte de revistas para passar o tempo. Acabei lendo um texto que achei muito interessante que dizia assim:
O telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não consta em muitos dicionários. O mestre Aurélio morreu conhecendo, no máximo, um telefone sem fio. Na maioria dos dicionários, vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso. Não fala nada de telefone. Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular? Eis a grande questão. Poderia se chamar telefone atômico, móbil ( como chamam os espanhóis), ou telefone molecular. Poderia ser telefone celuloide. Mas não. É celular e não se fala mais nisso. O problema é que brasileiro é sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar o tal aparelho.
(Adaptado e relatado por Darci Men)
04. Quais foram os argumentos usados pela menina para convencer o pai a ficar com o aparelho celular?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Quem é o mestre Aurélio mencionado no texto?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Analise a fala: “o telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não consta em muitos dicionários”(...) Na maioria dos dicionários, vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso.” Essa realidade mudou? Faça uma pesquisa em um dicionário e procure o significado da palavra celular.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Responda a pergunta feita pelo pai:” Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular?”
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Explique o comentário do pai: “O problema é que brasileiro é sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar o tal aparelho.” O que ele quis dizer?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. Que nome você daria para o aparelho móvel? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Faça uma pesquisa sobre a história do celular, quando surgiu, quem inventou, qual país faz maior uso do aparelho, qual país não utiliza muito um aparelho móvel? Quem mais faz uso do celular, jovens ou adultos? Com que frequência eles usam o aparelho? Com qual finalidade ambos usam o celular? As crianças usam celular? Com que finalidade? Qual aplicativo é mais utilizado pelos jovens? Qual aplicativo é mais utilizado pelos idosos? Pesquise curiosidades envolvendo uso de celular. Pesquise sobre doenças causadas pelo uso excessivo do celular (nomofobia). Pesquise em que o uso do aparelho celular auxilia no mercado de trabalho. Faça uma enquete na sala de aula com os seguintes questionamentos: Você acha que o celular aproxima ou afasta as pessoas? Em que o uso do celular beneficia a sua vida? Em que ele atrapalha? Ao final escreva um texto relatando como você acha que será o celular do futuro. Ele trará algum benefício para a humanidade?
OBSERVAÇÃO – SIGA AS ORIENTAÇÕES QUE ESTÃO NA PRIMEIRA ATIVIDADE, QUANTO A ESTRUTURA DO TEXTO.
PROFESSORA – MARIA GILVANDA
ATIVIDADE PARA OS 9º D, E, F e G.
COLOCAR A SUA IDENTIFICAÇÃO.
ENTREGA – 10/07/2020
ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:___________NOME:_______________________________________________________________
Avaliação de Língua Portuguesa
Leia o poema “As sem-razões do amor” e responda as questões 1 e 2.
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Carlos Drummond de Andrade
1. Assinale a alternativa correta em relação ao texto “As sem-razões do amor”.
a. O gênero textual acima é um poema, pois está estruturado da seguinte forma: estrofes (que é cada linha do poema) e versos (que é o conjunto de estrofes).
b. O gênero textual acima é um poema, pois está estruturado da seguinte forma: versos( que é cada linha do poema) e estrofes ( que é o conjunto de versos).
2. Podemos dizer que a função da linguagem que predomina no texto acima é:
a. ( ) a função referencial, cujo objetivo real é informar algo.
b. ( ) a função emotiva, cujo objetivo principal é transmitir emoções e sentimentos.
C.( ) a função referencial , cujo objetivo principal é transmitir emoções e sentimentos.
d. ( ) a função emotiva, cujo objetivo real é informar sobre algo.
3. Analise as imagens abaixo e assinale apenas uma alternativa, indicando qual linguagem predomina em cada uma delas:
|
|
|
4.Identifique as figuras de linguagem presentes nos trechos de músicas abaixo:
Leia o texto: O caboclo, o padre e o estudante e responda às questões 5, 6 e 7
Um estudante e um padre viajavam pelo sertão, tendo como carregador de bagagens um caboclo. Deram-lhes numa casa um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividi-lo, mesmo porque chegaria um pequenino pedaço para cada um, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite o sonho mais bonito, pensando engabelar todos com os seus recursos oratórios. Todos aceitaram e forma dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e comeu-o. Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual tiveram de contar o seu sonho. O padre disse ter sonhado com a escada de Jacob e descreveu-a brilhantemente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante, então, narrou que sonhara já dentro do céu a espera do padre que subia.O caboclo sorriu e falou: - Eu sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá dentro do céu, rodeado de amigos. Eu ficava na terra e gritava: - Seu doutor, seu padre o queijo! Vósmicês esqueceram o queijo. Então, vósmices responderam do céu:- Come o queijo, caboclo! Come o queijo, nós estamos no céu, não queremos o queijo.-O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei-me, enquanto vósmicês dormiam e comi o queijo...
(CASCUDO, Luiz da Câmara, contos Tradicionais do Brasil)
5. Assinale a alternativa que indica a ordem dos acontecimentos narrados no primeiro parágrafo do texto:
a. chegada à casa, o queijo, o acordo, a viagem.
b. o queijo, a viagem, a solução, o descanso na casa.
c. a viagem, uma casa, o queijo, o acordo, a solução inesperada.
d. o caboclo, os dois amigos, a viagem, o acordo.
6. O conflito da narrativa está centralizado na decisão:
a. de dividir o queijo em três partes iguais.
b. de entregar ou não o queijo para a personagem que mais necessitasse dele.
c. de vender o queijo e dividir o dinheiro entre as personagens.
d. de escolher uma forma de competição cujo o vencedor receberia o queijo inteiro.
7. O humor da narrativa está presente:
a. no desfecho, pois nele é narrado a esperteza do caboclo, que consegue enganar o padre e o estudante.
b. no desenvolvimento da narrativa, ou seja, na fala do padre que mostra sua falta de caráter ao aproveitar de sua superioridade.
c. na introdução da narrativa momento em que a simplicidade do estudante fica evidente,
d. na situação divertida de haver apenas um queijo para três pessoas.
PROFESSORA – MARIA GILVANDA
ATIVIDADE PARA OS 9º D, E, F e G.
ENTREGA – 17/07/2020/ COLOCAR A IDENTIFIÇÃO DE VOCÊS.
Professora, os trabalhos que contém imagens (pelo menos pra mim, não sei para os outros) não estão aparecendo, está tudo branco.
ResponderExcluirE professora, não tem nenhuma atividade igual para ser feita, todas as atividades da nossa apostila não bate com as que você passou (nem o tema), e a parte 2 não tem conteúdo de português.
ResponderExcluirCadê o e-mail para enviar as lições???
ResponderExcluir