Olá prezados alunos!
Segue mais uma ATIVIDADE mas, agora referente ao conteúdo do 2º BIMESTRE.
Assistam as aulas do Centro de Mídias e os outros vídeos para esclarecer os assuntos abordados e facilitar a realização das atividades!
Podem utilizar os links dos vídeos que postei aqui na atividade.
Fico aguardando suas resoluções! Caprichem!!!
Bons Estudos!!!
Prof. Simone (Ciências)
Estas atividades estão postadas no GOOGLE CLASSROOM também e as respostas e
resoluções podem ser postadas lá também!
Para acessar, tem que usar seu email institucional, aquele que tem seu RA.
Os CÓDIGOS são:
8º ANO F cód mbaxyuc
8º ANO G cód z2ngrhj
PODE-SE TAMBÉM RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS NA APOSTILA e NO CADERNO E ENVIAR AS IMAGENS PARA O e-mail:
OBS.: Quando fizer as imagens, cuide para que não fiquem invertidas ao anexar no email.
Se houver dúvidas, envie as perguntas pelo CHAT da sua turma no aplicativo do Centro de Mídias CMSP ou por e-mail mesmo.
E E FERNANDO BUONADUCE
ATIVIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA - FUND II (2º BIm) CIÊNCIAS DA NATUREZA
TURMAS : 8ºS ANOS F e G PROFª. SIMONE AULAS PREVISTAS : 12 AULAS
DATA POSTAGEM: 29/06/2020 PRAZO DE ENTREGA: 03/07/2020 ( sexta)
CONTEÚDO : Processos Reprodutivos dos Vegetais - Evolução
HABILIDADES : Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
ATIVIDADE 1: Assistir a vídeo-aula pelo APP CMSP exibida em 12/06/202:
Processos Reprodutivos dos Vegetais - Parte I
Faça anotações em seu caderno das informações citadas no vídeo.
Em seguida responda às seguintes questões:
1-Quais são as características da reprodução sexuada?
2-Quais são as características da reprodução assexuada?
3-Procurar a definição dos seguintes termos:
Gameta:
Esporo:
Gene:
Zigoto:
Cladograma:
4-Aponte as diferenças entre reprodução sexuada e reprodução assexuada.
5-Pesquise exemplos de vegetais que pertencem aos seguintes grupos, acrescentando figuras ou desenhos:
a) algas:
b) briófitas:
c) pteridófitas:
d) gimnospermas:
e) angiospermas:
6- Realizar a Atividade 3 do caderno do aluno do 2º bimestre.
(Pesquisa das técnicas : estaquia, enxertia e alporquia)
7-Realizar a Atividade 4 do caderno do aluno do 2º bimestre.
Para isso, ler o texto da atividade e o texto indicado pelo link abaixo:
E para visualizar tudo o que foi tratado nos textos, assistir os vídeos a seguir:
Em seguida, responder as questões da atividade 4 do caderno do aluno:
1. O que é polinização? Como poderíamos descrever esse processo?
2. Quais são os principais agentes polinizadores?
3. Quais são os fatores que estão contribuindo para a diminuição da população de abelhas? 4. Quais são os possíveis impactos que a extinção das abelhas poderá causar?
5. O que é possível fazer para salvar as abelhas da extinção?
ATIVIDADE 2: Assistir a vídeo-aula pelo APP CMSP exibida em 17/06/202:
Processos Reprodutivos dos Vegetais Parte II
Faça anotações em seu caderno das informações citadas no vídeo.
Em seguida responda às seguintes questões:
1-Por que os musgos (briófitas) se encontram em locais úmidos?
2-Como acontece a fecundação nas samambaias (pteridófitas)?
3-Nas pteridófitas, o que são soros?
4-Nas gimnospermas (ex. pinheiros) qual a importância das sementes e como as sementes são dispersadas?
5-Qual o grupo de vegetais que ocupam 90% da superfície terrestre?
6-Nas angiospermas, como ocorre a polinização?
7-No vídeo,vemos a evolução dos vegetais em um cladograma. Quais foram as principais mudanças que marcaram a evolução das espécies citadas de uma para outra?
a) algas > briófitas :
b) briófitas > pteridófitas :
c) pteridófitas > gimnospermas :
d) gimnospermas > angiospermas :
8-Qual a relação entre a população de alguns insetos e a produção de alimentos, se pensarmos em angiospermas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário