EE Prof. Fernando Buonaduce
Prof. Alison Azevedo - Projeto de Vida – 6A, 6B, 6C, 7G, 8F e 8G
Eu em relação ao Mundo
O ser humano é único. No mundo vivem muitas pessoas, mas nenhuma é igual à outra. Cada pessoa tem seu jeito de ser, seu gosto, seu modo de fazer as coisas.
Seu nome, suas características, seu jeito de ser e seu modo de fazer as coisas tornam você uma pessoa diferente das outras. Assim, você, como todas as outras pessoas, tem suas características e deve ser respeitado. Do mesmo modo, deve respeitar as características dos outros.
Damos nomes a tudo o que existe no mundo: animais, plantas, objetos, ruas, cidades, países. Com as pessoas não é diferente: todos nós recebemos um nome ao nascer.
A história de cada um: nossa história começa quando nossa mãe fica grávida.
Documentos que contam a sua história: existem diversos documentos que ajudam a conhecer a história de cada um, como a ficha médica de registro do recém-nascido, a carteira de vacinação e a certidão de nascimento.
A certidão de nascimento, por exemplo, contém uma série de informações. Além de ser um documento de identificação, é a primeira garantia de cidadania e direitos a todos os brasileiros.
Assim como os documentos escritos, as fotografias e os vídeos também são importantes fontes históricas. Elas mostram acontecimentos e momentos da sua vida, de sua história, bem como os de sua família. Além disso, é possível observar o modo como se vestiam, se comportavam e viviam.
Muitas pessoas fazem parte da nossa família: avós, tios, primos etc. Para saber como nossa família se formou, podemos organizar uma árvore genealógica, um esquema em que aparecem nossos antepassados, ou seja, o nome de nossos avós, pais, irmãos e outros parentes. Além disso, podemos ver melhor a relação de parentesco entre as pessoas da família.
Os hábitos e os costumes variam de uma família para outra. Às vezes essas variações se devem à origem das pessoas: ao lugar onde nasceram, à região do país de onde vieram, o contato com outras famílias e outros costumes.
A alimentação, o modo de falar, a religião e o jeito de se vestir varia entre as famílias de origens diferentes.
Você e sua casa: a história de uma casa faz parte da história da família que nela mora. O ser humano sempre procurou um lugar para morar, onde pudesse se abrigar e viver em grupo. As cavernas foram as primeiras casas dos seres humanos.
A convivência na escola: na escola, em todos os momentos convivemos com muitas pessoas. E, para a escola funcionar, é preciso organização e respeito. É para isso que existem normas que orientam a convivência entre alunos, professores e funcionários.
Uma árvore genealógica
ATIVIDADE
Após ler o texto de forma bem atenciosa, analise a imagem. Nela temos um exemplo de árvore genealógica. No seu Diário de Práticas e Vivências ,faça um desenho bem criativo da sua árvore genealógica, como no modelo abaixo, colocando o nome das pessoas da sua família, dentro dos quadrados ou balões, dependendo do estilo que você escolher.Se necessário peça ajuda aos seus familiares.
*caso não tenha algum dos membros da família, deixe em branco.
Após a finalização da atividade, encaminhar FOTO do Diário para o e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 14/06.
Acesse também o Google Classroom para mais atividades:
6A - zhgpwgb
6B - ambq2ly
6C - yin3nur
7G - 7m4ezkl
8F - 5p4sn7d
8G - m6nw6su
Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail ou pelas redes sociais.
Bom trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário