quarta-feira, 10 de junho de 2020

Prof. Alison Azevedo – Tecnologia e Inovação – 7B, 7C, 7D, 7E, 7F, 7G, 8F e 8G.



EE Prof. Fernando Buonaduce


Prof. Alison Azevedo – Tecnologia e Inovação – 7B, 7C, 7D, 7E, 7F, 7G, 8F e 8G.


O que é cyberbullying ?


O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.


A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo.


O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.


Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.


Podem ser consideradas cyberbullying ações como:


· exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;


· divulgação de fotografias íntimas;


· críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.


Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.


("Cyberbullying"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cyberbullying.htm. Acesso em 09 de junho de 2020.)














Os Dez Mandamentos do Cyberbullyng:
























Com base no texto e na tirinha, responda:


1) Você já sofreu ou presenciou situações de cyberbullyng ? Como você se sentiu?


2) Nas situações experimentadas, qual foi sua atitude?


3) Após a leitura dos textos, qual seria a mudança em relação ao ocorrido?


4) Quais atitudes nós devemos tomar para que esse tipo de problema não ocorra mais?


Após a finalização da atividade, encaminhar as respostas para o e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 14/06.


Acesse também o Google Classroom para mais atividades:


7B – zjg2oam


7C – byobyvn


7D – njehw5l


7E – 2j6lbq7


7F – sgvsyqc


7G – n66pi2t


8F – v4dw2uf


8G – r43bt6m


Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail ou pelas redes sociais.


Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário