Escola Fernando Buonaduce
Professora: Lígia Fernanda
Atividades de Biologia do 1º do E.M
Cadeias e teias alimentares
Problematização: O que vem a sua cabeça quando ouve falar em “cadeias e teias alimentares?
Se possível assista o vídeo: O lar (da serie a Natureza está falando)
Uma parte do vídeo fala sobre o chão que sustenta.
Responda as questões:
1º O que é esse sustento?
2º O que é a nutrição?
A energia numa cadeia alimentar é unidirecional, corre numa única direção.
Verificar no caderno do aluno uma cadeia alimentar.
Pesquisar para relembrar o significado de fotossíntese.
O desenho da cadeia alimentar encontrado no caderno do aluno mostra os seguintes elementos: o sol, a planta, o grilo, o pássaro e a cobra.
O sol que é a fonte de energia luminosa , que se transforma em energia química dentro da planta.
A planta que é chamada de produtor é um ser vivo fotossintetizante.
Os demais seres vivos da cadeia alimentar são chamados de consumidores.
Consumidores esses que estão classificados da seguinte forma:
Consumidor primário: herbívoro
Consumidor secundário e terciário: carnívoros
Decompositores: são os fungos e as bactérias
Pesquise o que são niveis tróficos.
Após a Pesquisa responda as questões seguintes:
1º Em que nível trófico estão os consumidores primários e quaternários?
2º O que são consumidores onívoros? Dê três exemplos de consumidores onívoros.
3º O que são seres vivos decompositores? Qual a importância dos decompositores para o meio ambiente?
4º Como é formada uma teia alimentar?
5º Qual o significado das setas encontradas nas cadeias e teias alimentares?
6º Em folha de desenho faça uma cadeia e uma teia alimentar.
As atividades de biologia dos 1º anos da manhã, correspondem a duas aulas semanais.
Os alunos deverão fazer tais atividades no caderno e enviar uma foto do caderno para o meu email
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir