quarta-feira, 13 de maio de 2020

Prof. Lígia Fernanda - Biologia - 1ºs anos A - B - C Manhã

Escola Fernando Buonaduce  
Professora: Lígia Fernanda 
Atividades de Biologia do 1º do E.M 

                Cadeias e teias alimentares 

Problematização: O que vem a sua cabeça quando ouve falar em “cadeias e teias alimentares? 

Se possível assista o vídeo: O lar (da serie a Natureza está falando) 
Uma parte do vídeo fala sobre o chão que sustenta. 
Responda as questões: 
1º O que é esse sustento? 
2º O que é a nutrição? 

A energia numa cadeia alimentar é unidirecional, corre numa única direção. 
Verificar no caderno do aluno uma cadeia alimentar. 
Pesquisar para relembrar o significado de fotossíntese. 
O desenho da cadeia alimentar encontrado no caderno do aluno mostra os seguintes elementos: o sol, a planta, o grilo, o pássaro e a cobra. 
O sol que  é a fonte de energia luminosa , que se transforma em energia química dentro da planta. 
A planta que é chamada de produtor é um ser vivo fotossintetizante. 
Os demais seres vivos da cadeia alimentar são chamados de consumidores. 
Consumidores esses que estão classificados da seguinte forma: 
Consumidor primário: herbívoro 
Consumidor secundário e terciário: carnívoros 
Decompositores: são os fungos e as bactérias 

Pesquise o que são niveis tróficos. 
Após a Pesquisa responda as questões seguintes: 
1º Em que nível trófico estão os consumidores primários e quaternários? 
2º O que são consumidores onívoros? Dê três exemplos de consumidores onívoros. 
3º O que são seres vivos decompositores? Qual a importância dos decompositores para o meio ambiente? 
4º Como é formada uma teia alimentar? 
5º Qual o significado das setas encontradas nas cadeias e teias alimentares? 
6º Em folha de desenho faça uma cadeia e uma teia alimentar. 


As atividades de biologia dos 1º anos da manhã, correspondem a duas aulas semanais.
Os alunos deverão fazer tais atividades no caderno e enviar uma foto do caderno para o meu email

Ligia Fernanda ligiamanga2013@gmail.com

Irei vistar essas atividades na volta as aulas.

Um comentário: