sexta-feira, 10 de julho de 2020

História – Prof. Alison Azevedo – Prazo para entrega : 17/07 8 C D

E.E. Professor Fernando Buonaduce
História – Prof. Alison Azevedo – Prazo para entrega : 17/07
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida me procure nas redes sociais ou no e-mail.

Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série.
Não esqueça de entrar no nosso grupo do Whatsapp através do link : https://chat.whatsapp.com/Egvzf5cvn9G00bIfs1VsRq
Bons estudos a todos!

Revolução Francesa – Antecedentes

A França no século XVIII

Para compreendermos as razões que levaram os franceses a uma revolução, precisamos analisar o contexto sociopolítico e econômico desse momento histórico. Considerada, na época, a maior das nações europeias, a França do rei Luiz XVI vivia ainda no clima de esplendor da antiga corte de Luís XIV, o Rei-Sol, enquanto a realidade ao seu redor já estava profundamente modificada. O absolutismo de “direito divino” fora substituído na maioria dos países, pelo despotismo esclarecido ou por regimes mais liberais de governo.
A economia francesa, baseada principalmente na agricultura, precisava de reformulações que possibilitassem o desenvolvimento de novas atividades, estimulassem o mercado interno e colocassem a França em condições vantajosas para competir no mercado externo. Os camponeses sofriam com o pagamento das “obrigações feudais, ainda em vigor”. Burguesia e camadas populares ressentiam-se dos privilégios concedidos à nobreza e ao alto clero, classe de “parasitas” que se beneficiavam do trabalho e da exploração das demais classes sociais.


Antecedentes da Revolução

Em 1789, a França atravessava um período de grave crise econômica: tinha participado de guerras sem conseguir resultados positivos; ao contrário, o tesouro real ficou profundamente endividado. Além disso, no plano interno, a agricultura sofreu anos consecutivos de desastres financeiros: ora fatores climáticos prejudicavam a colheita, deixando o povo na fome e na miséria, ora a superabundância da colheita provocava queda nos preços e levava os produtores à ruína. Era preciso que todas as classes sociais pagassem contribuições ao Estado. Até então, só os burgueses e as classes médias e populares contribuíam; nobres e clero eram isentos do pagamento de impostos.







Imagem : Inauguração das Assembléias dos Estados Gerais, Auguste Couder, 1839


A convocação da Assembleia dos Estados Gerais

Na tentativa de solucionar o problema, o rei decidiu-se pela convocação dos Estados Gerais. Essa Assembleia reunia representantes dos três Estados que compunham a nação e não se reuniam desde 1614.

• Primeiro Estado: era representado pelo Clero. Subdividia-se em alto clero (nobres) e baixo clero (padres de paróquia), cuja vida se assemelhava à dos camponeses.
• Segundo Estado: era composto pela Nobreza que era formada pelos senhores que viviam na Corte e eram mantidos pelo tesouro real; a nobreza do campo, na maior parte arruinada e vivendo da cobrança de impostos sobre os camponeses; e a nobreza que exercia o poder jurídico, composta por burgueses enriquecidos que compravam títulos de nobres arruinados.
• Terceiro Estado: compreendia classes bem diferentes entre si: ricos burgueses, donos de estabelecimentos comerciais e industriais, banqueiros, artesãos, pequenos comerciantes, camponeses e operários. O Terceiro Estado representava a grande maioria da população da França e não possuía poder político, mas era o único a pagar impostos e, portanto, mantinha economicamente a nação.





Apesar disso, sua participação na Assembleia era apenas figurativa: os votos eram computados por Estado; como o Primeiro e o Segundo Estado tinham interesses comuns, sempre derrotavam as propostas do Terceiro Estado. Com a convocação da Assembleia, o Terceiro Estado mobilizou-se: solicitou ao rei que o voto fosse individual e não por Estado.






Imagem : A Queda da Bastilha, Jean-Pierre Houël, 1789

O estopim da Revolução

Logo no início dos trabalhos da Assembleia, o Terceiro Estado viu frustradas suas esperanças: embora conseguindo aumentar o número de deputados, o rei não consentiu na votação individual; dessa forma, a burguesia não podia contar com a adesão do baixo clero e de alguns elementos da nobreza às suas reformas. Além disso, Luis XVI, no discurso de abertura da Assembleia, insistiu para que se tratasse somente da situação financeira, pois não se pretendia qualquer reformulação política ou social.
A insistência dos deputados do Terceiro Estado em modificar a estrutura político administrativa da nação provocou uma mudança nos planos do Rei: ele resolveu fechar a Assembleia e dissolvê-la. O fechamento da sala de reuniões provocou revolta: reunidos na única sala que encontraram aberta (sala de jogo de pela), os deputados (burgueses) fizeram o juramento de permanecerem unidos em assembleia até a promulgação da Constituição Francesa.
Diante disso, o rei decidiu cercar Paris com seus soldados, numa clara demonstração de força. Foi o estopim da revolução: em 14 de julho de 1789, o povo, em apoio aos seus representantes, dirigiu-se em massa para Bastilha, prisão dos inimigos do rei, e num cerco que durou quatro horas, tomou a fortaleza. As armas apreendidas foram distribuídas aos populares e a burguesia passou a comandar a Revolução. O processo revolucionário francês conheceu diversas fases, dependendo do grupo que liderou a revolução em suas diversas etapas. Partiu de propostas moderadas até atingir a radicalização dos ideais revolucionários, para finalmente adequar-se aos interesses da alta burguesia, a grande vitoriosa da revolução.
Fonte: Educacional.com.br a partir de CANTELE, Bruna. História Moderna e Contemporânea. São Paulo, IBEP, 1996. e MANFRED, A. A grande revolução francesa. São Paulo, Cone, 1995.


Leia o texto e responda:
1) Como era a França no século XVIII?
2) Por que motivo foram convocados os estados gerais?
3) Faça um resumo dos três Estados da Revolução Francesa
4) O que foi a tomada da Bastilha citada no texto e também na ilustração?
5) Procure o significado da palavra “Burguesia” em algum dicionário ou pela internet e transcreva aqui. Segundo o texto, porque a alta burguesia foi a grande vitoriosa da revolução?

Um comentário: