E.E. Professor Fernando Buonaduce
Tecnologia e Inovação – Prof. Alison Azevedo
Séries: 7B, 7C, 7D, 7E, 7F, 7G, 8F E 8G.
Quantidade de aulas: 02 aulas
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida, me procure nas redes sociais ou no e-mail.
Responda no e-mail alisonazevedo@prof.educacao.sp.gov.br somente as respostas colocando nome, nº e série. Prazo de entrega: 07/08.
Bons estudos a todos!
Para essa aula, vamos assistir o vídeo do canal Peixe Babel (link abaixo) explicando o que é um algoritmo. Em seguida, vamos ler o texto retirado do caderno do aluno falando um pouco mais sobre o que é programação.
O que é um Algoritmo? | Peixe Babel 46
Os computadores operam seguindo um conjunto de instruções ou comandos, chamado de programa, o qual foi escrito para cumprir uma determinada tarefa. Programas são escritos em linguagens que foram especialmente projetadas com um conjunto limitado de instruções para dizer aos computadores o que fazer. Certas linguagens são mais adequadas para alguns propósitos do que outras. Deixando de lado a linguagem que eles usam, os programadores devem ser capazes de especificar exatamente o que desejam que o computador faça automaticamente ao ser acionado. Diferentemente dos seres humanos, um computador realizará as instruções literalmente, ainda que elas sejam muito simples. É importante que os programas sejam bem escritos. Um pequeno erro pode causar vários problemas. Imagine as consequências de um erro num programa de computador numa plataforma de lançamento, usina nuclear ou torre de controle de aviões! Quanto mais complexo o programa, maior a possibilidade de erros. (...) Por isso é importante aprender a comunicar ao computador o que se pretende que ele execute por meio de um conjunto de procedimentos que compõe um programa. Adaptado de: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf acesso em 10/12/2019
Compreendendo a linguagem de programação
Agora que estudamos a linguagem de programação, vamos compreender como funciona a programação de um computador. E como será que o computador recebe e processa milhões de instruções por segundo? Isso é possível, porque ele foi preparado para receber essas informações em uma linguagem específica que chamamos de programação. Desta maneira, só precisamos informar o que ele precisa realizar. Isso é feito através de comandos claros, ao acionar uma tecla do teclado e/ou direcionar o mouse com um ou dois cliques. O ser humano tem a capacidade de interpretar as informações recebidas, o computador não, ele fará exatamente o que estamos pedindo a ele, sendo conectados a robôs móveis e interligados através da internet por bilhares de máquinas que conseguem compreender exatamente o que precisamos em programas e suportes digitais, como no caso de sites de busca. Desta maneira, a atividade proposta fornece uma ideia de como é se comunicar com as máquinas que obedecem de maneira precisa, uma linguagem previamente ensinada a elas. A lista de instruções é a programação e existe uma infinidade de oportunidades que o programador escolhe para direcionar o que a máquina precisa realizar. Neste caso, usaremos uma linguagem simples que pode ser usada sem um computador e que ajudará a compreender o seu funcionamento.
Atividade:
Após assistir ao vídeo e a leitura dos textos, responda:
a) O que você entende por algoritmo?
b) O que você entende por comando?
c) O que você entende por programação?
Fique à vontade para pesquisar na internet ou consultar o caderno do aluno.
Bom trabalho!!!
Acesse também o Google Classroom para mais atividades:
7B – zjg2oam
7C – byobyvn
7D – njehw5l
7E – 2j6lbq7
7F – sgvsyqc
7G – n66pi2t
8F – v4dw2uf
8G – r43bt6m
Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail ou pelas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário