quinta-feira, 16 de julho de 2020

Prof. Lucivânia - Português- 7 anos A. F. G


Escola Estadual Professor Fernando Buonaduce 
Osasco 
Símbolos Estaduais 
Ensino Fundamental II 
Valor da atividade: 0 a 10 
Sétimos: A, F, G                  
Professora: Lucivânia Maia 
Disciplina: Português 
Período: tarde 

Instruções para esta atividade: 

*Leiam o texto; 
*Copiem somente as perguntas no caderno.  
*Respondam as perguntas, tire uma foto nítida; 
*Enviem para o meu e-mail: mlucivaniamaia@bol.com. 
*Também podem enviar a atividade digitada para o mesmo e-mail 


Inst
O silêncio do rouxinol 
[...] 
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança. 
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu. 
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio. 
O rouxinol disse a Salomão: 
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar. 
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade. 

CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004. 
1 -O fato que gera o conflito na história é o pássaro 
(A) possuir uma voz excepcional.     
(B) ter emudecido.   
(C) ser um rouxinol.     
(D) encantar a vizinhança. 

2 - No trecho “cantava, horas a fio, para encanto da multidão”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de 
(A) de vez em quando.           (C) durante muito tempo. 
(B) pousado em um fio.          (D) sem cobrar por isso. 




3 - A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve como consequência o homem: 
(A) não entender a tradução.    
(B) ficar desesperado.   
(C) libertar o rouxinol.    
(D) silenciar o rouxinol. 

 4 - O trecho do texto que contém uma opinião é 
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”     (B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”... 
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”              
(D) “E lhe devolveu a liberdade.” 

Observe o cartaz a seguir para responder as próximas perguntas: 

C:\Users\user\Downloads\cao.png[Quebra da Disposição de Texto] 
5 - A finalidade do cartaz acima é: 
  (A) denunciar os maus-tratos aos cães.  (B) procurar um dono para o cão.  (C) convencer as pessoas a adotarem  cães.  (D) comparar os cães aos seus donos 

    6 - Maltratar animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação? 


        
 7 - Explique a mensagem da frase: “Porque um dono vira-lata eu já tive...” 

 8 – O que podemos fazer para conscientizar as pessoas a não abandonarem seus animais de estimação? Comente. 







Bom estudo! 
Profª Lucivânia Maia – Língua Portuguesa. 

Resultado de imagem para mensagem de incentivo a leitura para alunos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário