Escola Estadual Professor Fernando Buonaduce
|
Osasco
| ||
Ensino Fundamental II
|
Valor da atividade: 0 a 10
|
Sétimos: A, F, G
| |
Professora: Lucivânia Maia
|
Disciplina: Português
|
Período: tarde
|
Instruções para esta atividade:
*Leiam o texto;
*Copiem somente as perguntas no caderno.
*Respondam as perguntas, tire uma foto nítida;
*Também podem enviar a atividade digitada para o mesmo e-mail
Inst
O silêncio do rouxinol
[...]
Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
1 - O fato que gera o conflito na história é o pássaro
(A) possuir uma voz excepcional.
(B) ter emudecido.
(C) ser um rouxinol.
(D) encantar a vizinhança.
2 - No trecho “cantava, horas a fio, para encanto da multidão”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando. (C) durante muito tempo.
(B) pousado em um fio. (D) sem cobrar por isso.
3 - A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve como consequência o homem:
(A) não entender a tradução.
(B) ficar desesperado.
(C) libertar o rouxinol.
(D) silenciar o rouxinol.
4 - O trecho do texto que contém uma opinião é
(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...” (B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...
(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”
(D) “E lhe devolveu a liberdade.”
Observe o cartaz a seguir para responder as próximas perguntas:
[Quebra da Disposição de Texto]
5 - A finalidade do cartaz acima é:
(A) denunciar os maus-tratos aos cães. (B) procurar um dono para o cão. (C) convencer as pessoas a adotarem cães. (D) comparar os cães aos seus donos
6 - Maltratar animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação?
7 - Explique a mensagem da frase: “Porque um dono vira-lata eu já tive...”
8 – O que podemos fazer para conscientizar as pessoas a não abandonarem seus animais de estimação? Comente.
Bom estudo!
Profª Lucivânia Maia – Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário