quarta-feira, 22 de julho de 2020

HISTÓRIA 9° ANO - Data: até 31 de julho de 2020 - Professor Leonardo

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 9° ANO

Forma de Entrega: digitado ou foto do caderno – APENAS AS RESPOSTAS
Data: até 31 de julho de 2020

Leia os 3 textos e depois responda as questões:
TEXTO 1
“Divulgar ao máximo os ideais do nazismo. Essa foi uma das principais estratégias de Hitler para atingir o poder. Em Minha Luta, ele já abordava a questão da propaganda, que, para ele, deveria ser popular e emotiva. Ele desenvolveu uma ‘teoria da oratória’ segundo a qual tudo (os gestos, a voz, o local) tinha de ser preparado com cuidado para emocionar o povo.
As massas, segundo Hitler, eram incapazes de muita compreensão. Por isso, um discurso deveria conter uma ou duas ideias, as quais deveriam ser explicadas sob as mais variadas formas até a plena compreensão dos ouvintes.
Deveria também ser curto, para não cansar. Por último deveria ser maniqueísta, opondo o bem e o mal, pois assim era a visão das massas.
Dessa forma, nos discursos e na propaganda, não era necessário estabelecer diferenças entre socialistas, liberais, socialdemocratas e comunistas. Dizia-se que todos eram inimigos da Alemanha, representavam o mal e deveriam ser combatidos.
Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda a partir de 1933, foi um dos mais úteis colaboradores de Hitler. Na verdade, os nazistas elaboraram uma síntese cuidadosa de todas as técnicas de manipulação de opinião até então existentes, utilizando-se de recursos da ciência, da religião e da arte”.
MOCELLINI, Renato. O nazismo. FTD, 1998.

TEXTO 2
Povo e raça
“Isso é um fenômeno perfeitamente natural. Todo cruzamento entre dois seres de situação um pouco desigual na escala biológica dá, como produto, um intermediário entre dois pontos ocupados pelos pais. Significa isto que o filho chegará provavelmente a uma situação mais alta do que a de um de seus pais – o inferior – mas não atingirá entretanto a altura do superior da raça.
Mais tarde será, por conseguinte, derrotado na luta com os superiores. Semelhante união está, porém, em franco desacordo com a vontade da natureza, que, de um modo geral, visa o aperfeiçoamento da vida na procriação. Essa hipótese não se apoia na ligação de elementos superiores com inferiores, mas na vitória incondicional dos primeiros. O papel do mais forte é dominar. Não se deve misturar com o mais fraco, sacrificando assim a grandeza própria. Somente um débil de nascença poderá ver nisso uma crueldade”.
HITLER, Adolf. Minha luta. Ed. Moraes. 1983.

TEXTO 3
“A obsessão pela higiene racial (a aplicação das políticas de eugenia para o progresso da raça) impregnou toda a política no Terceiro Reich (...).
A esterilização de pessoas dependentes da caridade ou assistência social do Governo foi declarada necessária, a fim de reduzir os custos inaceitáveis dos que eram sustendadas pelo Estado (...).
O regime também tentou obter a aceitação pública da eutanásia, a ‘morte misericordiosa’ de pessoas com deficiências ou com doenças incuráveis (...).
No inverno de 1939, Hitler desencadeou a execução de um programa secreto de eutanásia (...). Cerca de 200.000 pessoas com deficiências físicas e doenças mentais podem ter sido mortas de uma maneira sistemática, sob os auspícios (proteção, patrocínio) desse programa até o final da guerra.”
STACKELBERG, Roderick. A Alemanha de Hitler: origens, interpretações, legados. Rio de Janeiro. 2002.

QUESTÕES
1) Qual a estratégia de Hitler para difundir o nazismo?
2) Examine atentamente as informações do texto 2 e escreva um texto contestando as ideias de Hitler.
3) Qual aspecto da política racial de Hitler está exposto no texto 3?
4) Para Hitler, o que justifica a chamada “higiene racial” citada no texto 3?



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