E.E. Professor Fernando Buonaduce
História – Prof. Alison Azevedo – Prazo para entrega : 05/08
8B, 8C, 8D - Quantidade de aulas : 04 aulas.
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida me procure nas redes sociais ou no e-mail.
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Bons estudos a todos!
Os símbolos da revolução
A Revolução Francesa gerou inúmeros símbolos da força e do vigor da luta social. A tomada da Bastilha, o barrete frígio (espécie de gorro vermelho, símbolo da liberdade), a bandeira tricolor e a Marselhesa (que se tornou o hino nacional da França) foram as principais alegorias criadas pelos franceses em sua luta contra o Antigo Regime.
A revolução ainda produziu outros emblemas que expressavam a importância do pensamento racional para os revolucionários, como o metro e o quilograma, unidades de medida que compõem o Sistema Internacional de Unidades (SI), adotado hoje na maioria dos países.
A maior herança
Os ecos revolucionários da França atingiram, em pouco tempo, todo o planeta. A bandeira, o hino e os ideias de liberdade, igualdade e fraternidade converteram-se em princípios universais de muitos movimentos sociais da atualidade. Na Europa Ocidental de hoje, por exemplo, ciganos, europeus do leste, africanos e latino-americanos, entre outros, enfrentam formas de discriminação e se organizam na busca de igualdade jurídica, liberdade, trabalho, alimentação e moradia dignas nos países onde escolheram viver.
Nos Estados Unidos e na América Latina, afrodescendentes e indígenas reagem a séculos de dominação e marginalidade e levantam bandeiras semelhantes às que os franceses ergueram em 1789.
No mundo inteiro, mulheres, homossexuais, crianças, adolescentes e idosos enfrentam condições adversas, reagem a privilégios de outros grupos e buscam seu espaço e seus direitos.
Nada disso, evidentemente, foi criado pela Revolução Francesa, mas a experiencia que os franceses viveram na luta por uma nova sociedade mais justa e igualitária foi decisiva para iluminar e alimentar outras lutas futuras.
A Marselha, gravura colorizada de Gustave Doré, 1870
Atividades:
1) Hoje em dia as pessoas ainda têm o costume de criar símbolos? Se têm, quais você conhece?
2) Muitos movimentos sociais que existem atualmente no Brasil são similares aos movimentos descritos no texto “A maior Herança”. Você sabe citar algum deles? Quais?
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