PROFESSORA MAGALY 1ºABC ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CORPO, SAÚDE E BELEZA
A Grécia Antiga foi o berço das reflexões filosóficas mais reconhecidas sobre estética e beleza que passaram a nortear a nossa civilização.O tema da beleza foi associado aos conceitos de harmonia, proporção, simetria e esplendor. Relacionava-se também à idéia de justiça e de conhecimento. As formas perfeitas e as medidas simétricas solidificaram um modo “ matemático” de ver a beleza. Porém, com o passar do tempo o conceito de belo foi sofrendo modificações sempre atreladas ao contexto histórico cultural vigente.
Hoje o padrão de beleza busca a perfeição exibida nas imagens “retocadas” por softwares. Nada de celulite, estrias ou “gordurinhas extras”. Homens fortes, mulheres magras, sem rugas e com dentes perfeitos ainda que para atingir esse padrão sejam necessárias dietas restritivas, anabolizantes, remédios para emagrecer e exercícios exaustivos, com grande prejuízo à saúde.
Responda às questões:
- Você já pensou qual é o padrão de beleza “da sua época”?
- Você está satisfeito com a sua imagem corporal? Por quê?
- Você adota estratégias recomendadas em revistas e sites para modificar sua imagem corporal? Por quê? Quais?
- Como seria se todos tivessem o mesmo físico, estilo de cabelo e roupas?
- Quais são os produtos que a “indústria da beleza” fornece a seus consumidores?
- Pessoas que utilizam anabolizantes, remédios para emagrecer, dietas restritivas, exercícios exaustivos, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas, sofrem quais tipos de prejuízos à saúde?
Entrega: 27/07
PROFESSORA MAGALY 1ºABC ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CORPO, SAÚDE E BELEZA
Faça agora uma pesquisa sobre os padrões de beleza e sua evolução ao longo da história mais especificamente nas décadas de 50, 60 e 70.Colocar: Tipo de cabelo usado na época, vestimenta e padrão corporal para homens e mulheres.
Faça a Atividade 3 do caderno do aluno, o foco é investigar e analisar os uniformes (trajes e vestimentas) e o físico dos atletas de uma modalidade esportiva no decorrer do tempo. Verifique suas modificações e quais foram os benefícios aos atletas. Somente os uniformes mudaram? O físico dos atletas também sofreu alterações? Quais foram? De que forma eles atingiram essa conquista?
Realize a pesquisa de campo com seus familiares (Atividade 4 do caderno do aluno)
Entrega: 31/07
Nenhum comentário:
Postar um comentário