quarta-feira, 15 de julho de 2020

Prof. Maria Gilvanda - Língua Portuguesa - 9 anos D. E. F. G



https://outlook.live.com/mail/0/deeplink?version=2020070601.02&popoutv2=1

Link de acesso ao original postado pela professora




OLÁ PESSOAL, INICIAMOS MAIS UMA ETAPA, SEGUE MAIS UMA ATIVIDADE.
PROFESSORA – MARIA GILVANDA
ENTREGAR – 07/08/2020
ESSA ATIVIDADE ESTARÁ NO BLOG E NO CLASSROOM  PARA OS 9º D, E,F e G.
SEGUE O CÓDIGO DE ACESSO            ijx7fxl.
soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são constituídas por quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos.
O que é eu lírico? O eu lírico é o responsável por dar a voz à poesia. Esta voz é criada pelo poeta, que pode revelar sentimentos, sensações ou emoções de alguém fictício na primeira pessoal

Interpretação do poema "Soneto de Fidelidade" Vinícius de Morais

Soneto de fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto  
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive
quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Vinícius de Morais. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974. p. 269.)

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1. A 1ª estrofe pode apresentar algumas dificuldades de compreensão. A fim de compreendê-la  melhor, faça o que é pedido.
a) Ponha na ordem direta este trecho: “De tudo ao meu amor serei atento / antes”.
b) Explique o sentido da expressão ser atento (1º verso).
c) Indique a que se refere a expressão maior encanto (3º verso)?
d) Responda: Para o eu lírico, a fidelidade supõe exclusividade ou não?

2. Na 2ª estrofe, o eu lírico afirma que vai dedicar-se à pessoa amada nos mais diferentes momentos da vida.
a) Quais são esses momentos?
b) Segundo o texto, o amor e a fidelidade terão de passar por situações contraditórias, como sugere o verso “Ao seu pesar ou seu contentamento”. Que figura de linguagem se verifica nessa oposição de situações?

3. O poema pode ser visto como organizado em duas partes: a primeira, formada pelas  duas quadras (estrofes de quatro versos); a segunda, pelos dois tercetos (estrofes de  três versos). Observe as formas verbais presentes nessas partes:
1ª parte: “serei”, “quero viver”, “hei de espalhar”
2ª parte: “procure”, “possa”, “seja”, “dure”
a) Em que modo estão as formas verbais de cada uma das partes?
b) As formas verbais das duas partes expressam fatos que ainda virão a ocorrer. Em qual delas,  porém, há a certeza de que esses fatos ocorrerão?
c) Em qual das partes as formas verbais dizem respeito a um plano hipotético, imaginário, possível?
d) Que expressão do texto confirma sua resposta anterior?

4. Você já aprendeu que metáfora é a substituição de um termo por outro  com base em uma comparação implícita, como ocorre neste verso de  Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver”.
No penúltimo verso do poema, o amor é conceituado por meio de  uma metáfora.
a) Identifique-a.
b) Explique o sentido dela no contexto do poema.

5. O autor encerra o texto empregando um paradoxo, figura de linguagem  que consiste na convivência de dois elementos opostos, que à primeira  vista se excluem.
a) Identifique o paradoxo existente na última estrofe
b) Explique o sentido dele no contexto do poema. 

6. O poema se intitula “Soneto de fidelidade”. Qual ou quais dos itens seguintes traduzem melhor  o conceito de fidelidade e de amor no texto?
a) Fidelidade é entrega total à pessoa amada e renúncia a outras possibilidades amorosas.
b) Fidelidade é uma exclusividade amorosa que deve durar para sempre.

 Leia o cartum abaixo, do cartunista Cazo:
image.pngDescrição: https://lh6.googleusercontent.com/S4UPX4HKBp-4PnGoTbfb-NJxoY2pm8V_mXxWJQHjIZrNlOPr9YFhEnyiidFZ3NedJnxPADgtZwN5LuxAeHck9ufmcCxi_eJx7tv9ks4zntyXEDhHNPbl9XyyU1EVtNBj4cig11mq

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pelo cartum acima?

2. Qual é a finalidade deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da falta de perspectivas otimistas para a educação no Brasil? Explique sua resposta.

5. Qual o nível de linguagem utilizado no cartum lido?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

6. Você concorda ou discorda com a crítica feita no cartum? Justifique sua opinião.

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
7) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "descrédito com o futuro da educação do nosso país" na sua escola? Produza um cartum (ou charge) que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão abordada pelo cartum acima.

ATIVIDADE PARA RECUPERAÇÃO.

ENTREGAR ESTA ATIVIDADE NO PRÓXIMO DIA 31/07/2020











1. Encontre a incoerência em cada TEXTO abaixo e explique-as com as suas próprias palavras no seu caderno:
a) "Relojoaria do Miringa. Trocamos baterias e pulseiras. Temos pastéis de fubá"
b) "Atendimento exclusivo para p/ queijos"
c) "Pintamos casas a domicílio"
d) "Aviso importante. O Bar do Flitz não está aberto porque está fechado"
e) "Vende-se tudo nesta casa. Família muda"
f) "Atenção! Não é permitido comer duas pessoas no mesmo prato"
g) "Não atendemos sem camisa"
h) "Gelo gelado aqui"
i) "Corto cabelo e pinto"

2.. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário:
a) Eu sempre me preocupo com você.
b) Ele jamais se esquece dos amigos.
c) Eu não o conheço, mas ele trouxe para mim uma bela renda do Maranhão.
d) Eu disse que você não está escutando direito.
e) Ela sempre trabalhou sozinha.

3. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases, conforme o exemplo do item a:
a) Eu vi a menina passar por aqui agorinha mesmo. Eu a vi passar por aqui agorinha mesmo
b) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujas.
c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado.
d) Muito prazer em conhecer você!
e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
f) Joana não cumprimentou as colegas.
g) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.
h) Vou enviar para você um exemplar de meu novo livro. 

ESTA ATIVIDADE VALE COMO UMA RECUPERAÇÃO.
DATA PARA ENTREGA 31/07/2020


Um comentário: