E. E. FERNANDO BUONADUCCE – ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE QUARENTENA 2020
| |
DISCIPLINA - HISTÓRIA
|
PROFESSORA – KÁTIA ROSA
|
SEMANA: 9
|
Nº de AULAS - 2
|
ANO/SÉRIE – 2º TERMO A – E.M. - NOITE
|
PROF: KÁTIA
|
v Leia com atenção o que se pede para realizar as atividades.
v Coloque as respostas no caderno de história.
v Não há necessidade de copiar textos no caderno.
HABILIDADES:
· (EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
· (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti
· (EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
|
OBS: Não há necessidade de copiar os textos, coloque perguntas e respostas no caderno e envie fotos para: katiarosa128@gmail.com
Nas atividades anteriores vimos os vários acontecimentos que precederam os processos de independência dos países da América, como Estados Unidos, América Espanhola, Haiti e Brasil.
Vimos também que nesse processo tivemos vários conflitos, várias classes sociais envolvidas, e que após a independência, as colônias tornaram-se independentes e adotaram formas distintas de governo.
Para relembrarmos os assuntos anteriores vamos fazer as duas atividades abaixo observando, pesquisando e interpretando a imagem abaixo: “Mão”
ATIVIDADE 1
a) Observe a imagem abaixo:
b) Você conhece esse monumento?
c) Já viu esse monumento em algum lugar?
d) Sabe o que ele significa?
ATIVIDADE 2
a) Após a observação da imagem, faça uma pesquisa sobre ela, na internet e preencha a ficha abaixo
NOME DO MONUMENTO
| |
NOME DO ARQUITETO QUE A PROJETOU
| |
DATA EM QUE FOI INAUGURADA
| |
ONDE ESTÁ LOCALIZADA E O QUE É ESSE LOCAL?
| |
O QUE ELA REPRESENTA
| |
QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A REPRESETAÇÃO DESSE MONUMENTO? VOCÊ CONSEGUE FAZER UMA LIGAÇÃO DESSE MONUMENTO COM AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA DAS COLONIAS DA AMÉRICA? EXPLIQUE.
|
ATIVIDADE 3
a) Faça uma pequena biografia sobre o arquiteto que projetou esse monumento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário