segunda-feira, 22 de junho de 2020

Prof Regina Medeiros LP 6 E,F


Aulas prevista : 6 aulas

Nome do professor: Regina Medeiros
Disciplina : Português
Série: 6º ano E e F

Prazo de entrega: 29/06

Forma de entrega: Foto do Caderno ou digitado.
Copiar a pergunta

Mandar para mandar as atividades: reginacandido@prof.educacao.sp.gov.br
1)     Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo.

O sítio de Dona Benta _____________ num lugar muito bonito. A casa era das antigas, de cômodos espaçosos e frescos. Havia o quarto de Dona Benta, o maior de todos, e junto o de Narizinho, que _____________ com sua avó. Havia ainda o “quarto do Pedrinho”, que lá _____________ as férias todos os anos; e o da Tia Nastácia, a cozinheira e o faz-tudo da casa. Emília e o Visconde não __________ quartos; moravam num cantinho do escritório, onde __________ as três estantes de livros e a mesa de estudos da menina.

(Monteiro Lobato. O saci, Biblioteca Azul, 2016.)

a) ficava / morava / passava / tinham / ficavam
b) ficava / moravam / passava / tinha / ficavam
c) ficavam / morava / passava / tinham / ficavam
d) ficava / morava / passavam / tinham / ficava
e) ficava / morava / passava / tinha / ficavam

2º) CLASSIFIQUE OS VERBOS DESTACADOS EM PRETÉRITO, FUTURO E PRESENTE:

A) MALASARTES ENGANOU A MULHER
B) ESTUDAREI PARA A PROVA DE PORTUGUÊS.
C) VIAJO COM OS MEUS PAIS.
D) SAIREI COM OS MEUS COLEGAS.
E) MALASARTES ENSINARÁ A RECEITA DA SOPA.
F) OS PAIS ENSINARAM AOS FILHOS.

3º) “Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. UFA!!!” 

O verbo destacado se encontra no tempo
  a) futuro.
  b) passado.
  c) presente.
  d) pretérito-mais-que-perfeito.



4º)  A locução verbal sublinhada exprime um processo em sua fase inicial em: 

 a ) “Se eu deixar para escrever minhas memórias quando tiver 70 anos, vou esquecer muita coisa e mentir demais”. 

b)  “Aos 20 anos escreveu suas memórias. Daí por diante é que começou a viver”. 
c) “O que viveu depois disto não foi propriamente o que constava do livro, embora ele se esforçasse por viver o contado”.
d)  “Querendo ser honesto, pensou em retificar as memórias à proporção que a vida as contrariava”.

e)  “Mas isto seria falsificação do que honestamente pretendera (ou imaginara) devesse ser a sua vida”

     5º)  Leia.

A Raposa e o Tambor

Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro do vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal ruído, a raposa dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou: "Este deve conter muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e, esforçando-se, conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as coisas mais desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais forte.



a)     Qual o tema do texto?


b)     O que a raposa pensava todas as vezes que escutava o som do tambor?


c)      O que a raposa observou quando conseguiu romper o tambor?


d)      Qual foi a frase que a raposa disse quando viu que não era o que ela imaginava?


e)      Marque de azul as formas verbais encontradas no texto.

f)       Em que tempo verbal passa a história A raposa e o Tambor?

g)      Como ficaria o período “Uma raposa esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo pretérito imperfeito?

h)      Passe a oração “Os ramos da árvore se moviam e batiam nele” para o futuro do presente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário