Aulas prevista : 6 aulas
Nome do professor: Regina Medeiros
Disciplina : Português
Série: 6º ano E e F
Prazo de entrega: 29/06
Forma de entrega: Foto do Caderno ou
digitado.
Copiar a pergunta
Mandar para mandar as atividades: reginacandido@prof.educacao.sp.gov.br
1) Assinale a
alternativa que completa corretamente o período abaixo.
O sítio de Dona Benta _____________ num lugar muito bonito. A casa era
das antigas, de cômodos espaçosos e frescos. Havia o quarto de Dona Benta, o maior
de todos, e junto o de Narizinho, que _____________ com sua avó. Havia ainda o
“quarto do Pedrinho”, que lá _____________ as férias todos os anos; e o da Tia
Nastácia, a cozinheira e o faz-tudo da casa. Emília e o Visconde não __________
quartos; moravam num cantinho do escritório, onde __________ as três estantes
de livros e a mesa de estudos da menina.
(Monteiro Lobato. O saci, Biblioteca Azul, 2016.)
a) ficava / morava / passava /
tinham / ficavam
b) ficava / moravam / passava /
tinha / ficavam
c) ficavam / morava / passava /
tinham / ficavam
d) ficava / morava / passavam / tinham /
ficava
e) ficava / morava / passava / tinha
/ ficavam
2º) CLASSIFIQUE OS VERBOS DESTACADOS EM
PRETÉRITO, FUTURO E PRESENTE:
A) MALASARTES ENGANOU A MULHER
B) ESTUDAREI PARA A PROVA DE PORTUGUÊS.
C) VIAJO COM OS MEUS PAIS.
D) SAIREI COM OS MEUS COLEGAS.
E) MALASARTES ENSINARÁ A RECEITA DA SOPA.
F) OS PAIS ENSINARAM AOS FILHOS.
3º) “Só para comer, serão cerca de cinco horas do
dia. UFA!!!”
O verbo destacado se encontra no tempo
a) futuro.
b) passado.
c) presente.
d) pretérito-mais-que-perfeito.
4º) A locução verbal sublinhada
exprime um processo em sua fase inicial em:
a ) “Se eu deixar para escrever minhas memórias
quando tiver 70 anos, vou esquecer muita coisa e mentir demais”.
b) “Aos 20 anos escreveu suas memórias. Daí por diante é que começou
a viver”.
c) “O que viveu depois disto não foi propriamente o que constava do
livro, embora ele se esforçasse por viver o contado”.
d) “Querendo ser honesto, pensou em retificar as
memórias à proporção que a vida as contrariava”.
e) “Mas isto seria falsificação do que honestamente pretendera (ou
imaginara) devesse ser a sua vida”
5º) Leia.
A Raposa e o Tambor
Conta-se que uma raposa esfomeada chegou a um bosque onde, ao lado de uma
árvore, havia um tambor, que soava furiosamente cada vez que, ao sopro do
vento, os ramos da árvore se moviam e batiam nele. Ao ouvir tal ruído, a raposa
dele se aproximou e, já em frente ao tambor, pensou: "Este deve conter
muita carne e muita gordura." Lançou-se sobre ele e, esforçando-se,
conseguiu rompê-lo. Ao ver que era oco, disse: "Talvez as coisas mais
desprezíveis sejam aquelas de maior tamanho e de voz mais forte.
a) Qual o tema do texto?
b) O que a raposa pensava todas as vezes que
escutava o som do tambor?
c) O que a raposa observou
quando conseguiu romper o tambor?
d) Qual foi a frase que a
raposa disse quando viu que não era o que ela imaginava?
e) Marque de azul as formas
verbais encontradas no texto.
f) Em que tempo verbal passa a história A
raposa e o Tambor?
g) Como
ficaria o período “Uma raposa esfomeada chegou a um bosque” pondo no tempo
pretérito imperfeito?
h) Passe
a oração “Os ramos da árvore se moviam e batiam nele” para o futuro do
presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário