1º ANOS A E B
pROF. CIDA BERNARDES –
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
código
de acesso ao Google classroom
1º ano
A 4s7hvnu
1º ano
B rjfxrgw
ATIVIDADE I 05 HORAS/AULAS
Semana
de 08 à 12/ junho
A EVOLUÇÃO DA
LINGUAGEM DIGITAL NA ERA DOS 140 CARACTERES
POR: BIA KUNZE
A internet revolucionou costumes
e comportamentos de muitas maneiras. Uma delas é o trato com nosso idioma. As
novas gerações possuem certa liberdade com as palavras, dando origem à
abreviaturas exóticas e neologismos.
Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, não sou contra a linguagem
digital.
A linguagem falada, por exemplo, é bem diferente da escrita. Toleramos
melhor um “vou pegar ele” falado, mas não o aceitaríamos no lugar de “vou
pegá-lo” na escrita, seguindo as normas da língua culta. O mesmo vale para a web. São contextos
diferentes, por causa de necessidades diferentes. Abreviamos as palavras para
que tenhamos agilidade nos teclados, principalmente os de dispositivos móveis,
que requerem maior destreza manual.
Nesta era dos 140 caracteres, temos que ser mais objetivos.
Assim, deixamos de lado as sutilezas que uma boa prosa, nos moldes
tradicionais, proporciona: transmitir emoções, sensações e sentimentos. As
chances de ocorrer um mal-entendido num ambiente virtual, reparem, são muito
altas...
Às vezes alguns desvirtuamentos
da sintaxe ocorrem em prol da tão necessária agilidade na comunicação. Confesso
que não teria coragem de chegar a alguém dizendo “eu axo” no lugar de “eu
acho”, mas não me incomodo quando se dirigem a mim desta maneira em redes
sociais.
Os neologismos também ganharam espaço na era digital. Talvez Machado
de Assis venha puxar seus pés a noite sempre que você usar o verbo
“trollar”. Contudo, por mais bizarros que sejam num primeiro momento, são os
neologismos que mantém a língua viva. O problema é quando começam a usar a
linguagem virtual fora de contexto. Por exemplo, num exame escolar, ou na
comunicação corporativa. Você pode achar natural trocar os “ch” por “x” nos
emails da empresa, mas certamente seu “xefe” não verá o excesso de
informalidade com bons olhos.
Mas há casos que não consigo tolerar em situação alguma. É o vilipêndio da língua portuguesa. Entrar
na seção de comentários dos grandes portais de notícias chega a ser chocante,
pois parece que ninguém mais presta atenção no que escreve. Aliás, muitos
parecem estar usando um teclado pela primeira vez. Coloco-me a pensar: será que
a internet emburreceu as pessoas em massa, ou toda essa gente sempre existiu e a
web apenas lhes trouxe maior visibilidade?
Alguns “erros” até se transformaram em hashtags no Twitter! Isso é outra
coisa que não me conformo. Algum beócio certo dia escreveu “corrão” em vez de
“corram”, e até quem sabe disso passa o erro pra frente, e se desculpa dizendo
que virou uma expressão padrão no microblog, ou que faz parte da nova cultura
digital. Uma ova! É burrice mesmo, ou qual seria a desculpa para se digitar um
shift, um til, um “a” e um “o”, no lugar simplesmente de um “a” e um “m”?
Papagaios sem miolos.
Sei que muitos podem estar se lixando para o que os outros acham do seu
modo de escrever. Pois bem, lembrem-se que meio também é mensagem. Querendo ou
não, julgamos as pessoas mais pelo modo como falam ao invés
do que falam. E na web, quem maltrata a língua portuguesa fica
desacreditado. E acaba sendo julgado, muitas vezes, por aquilo que nem é! Nossa
presença na web hoje se tornou importante em todos os aspectos de nossa vida:
pessoal, profissional, escolar…
Portanto, antes de emitir uma mensagem, tenha em mente que seu formato
também impactará positiva ou negativamente nas pessoas, interferindo no
resultado desejado.
vilipêndio
substantivo masculino
1.
1.
ato de tornar (alguém ou algo) vil, rebaixado, indigno; desvalorização,
aviltamento.
"tratava as mulheres com desrespeito e v."
2.
2.
falta de apreço, de consideração; desprezo, menoscabo, menosprezo.
"por sua ação iníqua, mereceu o v. dos amigos"
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O avanço tecnológico traz diversas novidades e
podemos verificar isso justamente neste período de Pandemia em que nossas aulas
acontecem virtualmente. Embora os meios tenham sido modernizados, a estrutura da
comunicação e a forma com a qual nos expressamos continuam seguindo parâmetros
que estabelecem uma relação dialógica com formas textuais preexistentes.
Faça
a leitura do texto A EVOLUÇÃO DA LINGUAGEM DIGITAL NA ERA DOS 140 CARACTERES.
ATIVIDADE - RESPONDA AS QUESTÕES
I-
Quais recursos tecnológicos você tem acesso?
(celular, notebook, computador, tablet)
II-
Descreva
as facilidades e dificuldades que você encontra em utilizar os recursos
tecnológicos para as atividades da escola e na vida pessoal.
III-
Você
acha importante o conhecimento tecnológico? Por quê?
IV-
Você
acha que os conhecimentos adquirido no período de aulas remotas serão úteis
futuramente?
BONS ESTUDOS!!!!
Ao término da realização
da atividade proposta você deverá enviá-la até o dia 08/06/2020 para o
email:
email:
profcidabernardesport@gmail.com
o código do classroom não funciona
ResponderExcluir