segunda-feira, 8 de junho de 2020

Professor Leonardo - História - 1 ano A e B



Segue abaixo, para os alunos do 1 ano A e B e demais, um resumo dos principais temas abordados na disciplina de História, durante o 1° bimestre. Não é uma atividade, apenas um resumo. Quem quiser pode copiar ou colar no caderno.



1° ANO - HISTÓRIA – RESUMO - 1º BIMESTRE



A “PRE-HISTÓRIA”



A Pré-História é um período da história humana particularmente grande. A sua nomenclatura e larga duração remetem ao século XIX, quando os primeiros vestígios da vida humana pré-histórica começaram a ser encontrados. Isso porque no século XIX, existia a noção de que a História só poderia ser feita por meio de documentos escritos e, assim, todos os acontecimentos anteriores ao surgimento da escrita ficaram conhecidos como “Pré-História”.

Hoje dividimos esse longo período da história humana, do surgimento dos primeiros Hominídeos ao surgimento da escrita (3000 a.C.) em 3 períodos principais: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico



OS HOMINÍDEOS



O termo Hominídeo é usado para espécies ancestrais humanos extintos. Esse grupo se encontra dentro da ordem dos primatas. Suas principais características são: posição ereta e bípedes (2 pernas), aumento da capacidade craniana, desenvolvimento de pequenos dentes e caninos não especializados e com desenvolvimento comportamental de usar utensílios e desenvolver uma linguagem verbal. Entre os principais hominídeos, destacamos:

AUSTRALOPITECUS: África, entre 4 à 2,5 milhões de anos. Bípede e usavam utensílios

HOMO HABILIS: África entre 2,5 à 1,5 milhões de anos. Produção de utensílios de pedra.

HOMO ERGASTER: África entre 1,9 à 1,2 milhões de anos. Caçadores - coletores.

HOMO ERECTUS: África, Ásia e Europa. 1,5 milhões à 300 mil anos. Domínio do fogo.

HOMO SAPIENS ARCAICO (HEIDELBERGENSIS):entre 500mil e 250 mil anos. Crânio próximo do atual.

HOMO SAPIENS NEANDERTHALENSIS:150mil à 30 mil anos. África, Ásia, Europa e Oceania .Se adaptou bem ao último período glacial. Vivia em cavernas, eram ótimos caçadores e praticavam sepultamentos.

HOMO SAPIENS SAPIENS:120 mil até hoje. Próximo à extinção, sobreviveu e se expandiu para todos os continentes por volta de 50 mil anos. Desenvolveu a arte e vocabulário.



OS PERÍODOS PALEOLÍTICO, MESOLÍTICO E NEOLÍTICO



PALEOLÍTICO INFERIOR:

2,5 milhões à 150 mil – Australopithecus, Homo Habilis, Homo Ergaster, Homo Erectus



PALEOLÍTICO MÉDIO:

150 mil à 40 mil anos. Homo Heidelbergensis, Homo Sapiens Neanderthalensis



PALEOLÍTICO SUPERIOR:

40 mil à 12 mil anos. Homo Sapiens Sapiens.



MESOLÍTICO:

12 mil à 10 mil anos. Transição do nomadismo para o sedentarismo







NEOLÍTICO:

10 mil anos – 6 mil aC (antes de Cristo). Sedentarismo. Domínio da agricultura e domesticação de animais. Surgimento das cidades. Propriedades coletiva.

(IDADE DOS METAIS)

6 mil à 3 mil aC. Formação do Estado, propriedades privadas, divisão social.



O MODO DE VIDA:

PALEOLÍTICO: Caçadores e coletores, nômades, pouca ou nenhuma divisão social, instrumentos de pedras lascadas e domínio do fogo (Erectus), sepultamentos (Neanderthal), arte e criatividade (Sapiens).

NEOLÍTICO: Sedentários, melhores ferramentas e armas, domínio da agricultura e pastoreio, surgimento de aldeias e cidades, divisão social do trabalho (cerâmica e tecelagem).



AS TEORIAS DE OCUPAÇÃO DA AMÉRICA



TEORIA DE CLÓVIS – O caminho gelado.

A partir de vestígios encontrados na cidade de Clovis, Novo México, EUA, em 1937, deu origem a teoria que defende que a origem do homem americano é da Ásia central. Esses grupos humanos teriam cruzado o estreito de Bering, no Alasca entre 15 e 10 mil anos. No período essa região estava congelada, permitindo a travessia a pé.



TEORIA POLENÉSIA – A travessia marítima

Novos vestígios encontrados na América do Sul (incluindo os fósseis de Luzia e os homens de Lagoa Santa e os vestígios da Serra da Capivara, no Piauí) deram origem a teoria da travessia marítima pela Polinésia (Oceano Pacífico) entre 20e 50 mil anos.



OS POVOS PRIMITIVOS BRASILEIROS – PALEOINDIOS



OS HOMENS DE LAGOA SANTA

Fósseis encontrados pelo cientista dinamarquês Peter Lund, no final do século XIX, em cavernas próximas de Belo Horizonte - MG. Nessa mesma região, foi descoberto o fóssil de Luzia, em 1975, pela professora Annete Laming-Emperaire. Luzia é até hoje, o fóssil mais antigo das Américas, com aproximadamente 11.500 anos.

POVOS DOS SAMBAQUIS

Encontrados em várias partes do litoral brasileiro. Sambaquis são montes e dunas formados pelo acumulo de conchas e restos de frutos animais consumidos por essas populações.Alguns foram usados também como local de sepultamento dos membros desses grupos. Viveram entre 2.500 e 1.500 anos atrás.

CULTURAS UMBU E HUMAITÁ

Povos caçadores que viveram nas regiões de serra das regiões Sul e Sudeste. Utilizavam instrumento de pedras como ponta de lança e boleadeiras.. Viveram por volta de 9.500 a.C

CULTURA MARAJOARA

Povos ceramistas que viveram na região da Ilha de Marajó, no Pará.Viveram entre 5.000 – 3.500 a.C.

O SÍTIO DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ

Localizado próximo da cidade de São Raimundo Nonato, a região guarda vestígios de utensílios de pedra de 30 a 50 mil anos. (embora nenhum fóssil foi encontrado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário