quarta-feira, 10 de junho de 2020

Prof Meire de Jesus LP 8E

Atividades de aulas a distância
Semana de 08 a 12 de junho

Disciplina: Língua Portuguesa                         
Professor: Meire de Jesus Santos   
Ano/série: 8º E
Número de aulas previstas: 06
ENTREGA ATÉ: 16 de junho

Olá a todos,

Iniciaremos o nosso segundo bimestre, com as seguintes atividades:

GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O Texto de Divulgação Científica é expositivo e também argumentativo, pois expõe ao leitor as características sobre a obra ao mesmo tempo em que lhe dá razões para conhecê-la.
Além disso, outra das características do Texto de Divulgação Científica é que ele tem como principal objetivo levar a ciência para um maior número de pessoas, trazendo para as mesmas informações relevantes de altíssima qualidade. Esse tipo de texto é muito comum no mundo acadêmico, em linguagem impessoal, objetiva e com clareza e coesão textual.

Texto: “POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?”
A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva
Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
   A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
  Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
   O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/)

1. Após a leitura do texto acima, responda:

a) Que gênero textual é esse?

b) Em que meio de comunicação esse texto é veiculado para o leitor?

c) Qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?

d) Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?



PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS  COMPOSTAS: JUSTAPOSIÇÃO E AGLUTINAÇÃO
Observação: Esse tema foi abordado pelo CMSP em 26/05 pela professora Priscila Câmara (pela Tv Cultura). Resumi abaixo, as explicações que foram pormenorizadas por ela durante a exibição.
JUSTAPOSIÇÃO: quando há a união de duas ou mais palavras primitivas (origem), SEM lhes alterar a sua estrutura.
Exemplo: algodão + doce surge a palavra composta ALGODÃO-D0CE
AGLUTINAÇÃO: quando há a união de duas ou mais palavras COM alteração de sua estrutura (perda de elemento).
Exemplo: vinho + agre = VINAGRE

Muito Bem!! Vamos praticar...

01) Marque a alternativa em que haja palavras formadas apenas pelo processo de composição por aglutinação:
a) amor-perfeito, passatempo
b) bem-me-quer, girassol
c) madrepérola, cachorro-quente
d) guarda-roupas, pernilongo
e) aguardente, planalto

02) Marque a alternativa cujas palavras tenham sido compostas pelos processos de composição por justaposição e aglutinação, respectivamente:
a) bacia, árvore
b) igreja, capim
c) orelha, vazio
d) sabiá, cortina
e) girassol, aguardente

03) Informe qual a composição das palavras abaixo (justaposição ou aglutinação):
a) vaga-lume; b) beija-flor: c) embora; d) planalto; e) pernilongo; f) aguardente




Observações:
- Ler os textos e responder as questões solicitadas NO CADERNO;
- Tirar fotos e enviar para o meu e-mail

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