sexta-feira, 3 de julho de 2020

DISCIPLINA - HISTÓRIA PROFESSORA – KÁTIA ROSA/SÉRIE – 2º TERMO A

E. E. FERNANDO BUONADUCCE – ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE QUARENTENA 2020
DISCIPLINA - HISTÓRIA
PROFESSORA – KÁTIA ROSA
SEMANA: 8
Nº de AULAS - 4
ANO/SÉRIE – 2º TERMO A – E.M. - NOITE
PROF: KÁTIA
Leia com atenção o que se pede para realizar as atividades.
Coloque as respostas no caderno de história.
Não há necessidade de copiar textos no caderno.
Realizar as atividades e enviar foto para: katiarosa128@gmail.com
 HABILIDADES:
- Analisar o processo de independência em diferentes países da America e comparar as formas de governo neles adotadas. 
- Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

TEMA: OS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NAS AMÉRICAS
1 - Observe o mapa das primeiras colônias norte-americanas (XVII-XVIII), que deram origem a alguns dos atuais estados do país, e responda as perguntas a seguir:




1. O território dos EUA dos nossos dias é o mesmo do período colonial e de sua Independência
2. Quantas colônias haviam?
3. As colônias que vão originar os Estados Unidos foram colonizadas da mesma maneira? Explique.
4. Pesquise: Qual a diferença entre ser República e ser colônia?
5. As colônias do mapa acima eram governadas por quem?

2 - Observe o quadro abaixo para responder as questões 1, 2 e 3.

          No processo de colonização do atual Estado Unidos foram aplicados dois sistemas de colonização (colônia de povoamento e colônia de exploração.
          No quadro abaixo é possível identificar as diferenças destes sistemas de colonização que aconteceram simultaneamente nos Estados Unidos.
          Perceber o modelo de sistema colonial praticado nas 13 colônias americanas será relevante para compreender o processo de Independência desse país.






*manufatura é todo trabalho, ou atividade, que se realiza em máquina caseira ou manualmente.
*mão- de- obra é o emprego do trabalho manual em uma determinada produção. 

1. Qual tipo de colonização dava mais lucro para a metrópole?
2. Existe diferença em relação à mão de obra usada em cada modelo de colonização? Explique.
3. No caso da mão de obra livre, quem trabalhava? Estas pessoas que trabalhavam recebiam por seu trabalho? Podiam comprar coisas? Explique.

Envie imagem da atividade realizada para email: katiarosa128@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário