ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA (EVA), PORTUGUÊS (LILIAN) E HISTÓRIA (ALISSON)
Filme: O Menino que Descobriu o Vento (The Boy Who Harnessed the Wind)
O filme foi lançado a pouco tempo e chama atenção por ser baseado em uma história real, mais especificamente, numa bibliografia chamada “O Menino que Descobriu o Vento” de William Kamkwamba. O filme traz aspectos importantes como a importância da ciência, da escola, do conhecimento. O menino que descobriu o vento’ trata do estudo como caminho para a libertação e o progresso, das consequências quando o que predomina em um local é o desrespeito absoluto aos direitos humanos, da luta contra as opressões, do amor ao próximo, da importância de persistir diante das adversidades, mas, principalmente, mostra a relação vital da água para a garantia da nossa sobrevivência como humanidade. Sem água não há vida. E a luta de William – que se formou engenheiro em uma universidade norte-americana – é absolutamente forte, inspiradora e necessária de ser conhecida pelo máximo de pessoas”,
https://drive.google.com/file/d/14uIkKLZEwGTzBS2nzRSklK65PTdZW0co/view
https://drive.google.com/file/d/14uIkKLZEwGTzBS2nzRSklK65PTdZW0co/view?usp=sharing (LINK DO FILME)
Assista o filme e marque somente a alternativa correta:
1-O que William faz para ganhar alguns trocados?
a) Faz consertos de rádios e ferramentas da aldeia onde vive.
b) Limpar a escola onde estuda.
c) Vende balas e frutas na feira da comunidade.
d) Constrói bonecos e carrinhos de mão.
2-Como se chamam os pais de William?
a) Triwell e Agnes.
b) Diana e John
c) Rust e Emily
d) Peter e Sophie
3-Qual é o drama que dá início a história?
a) A briga entre comunidades.
b) A crise nas plantações causada por uma chuva intensa e depois por uma seca rigorosa.
c) Uma doença que acomete a mãe de William.
d) A violência de policiais contra os moradores onde William mora.
6- Qual é a consequência dessa situação (da falta de chuva) para os moradores?
a) Eles migram para outras regiões.
b) Os homens deixam suas esposas e filhos para buscarem emprego.
c) Os filhos saem para outros estados afim de ajudar os pais.
d) Eles ficam sem ter o que comer e sofrem com a falta de água.
7. O que William faz para ajudar a comunidade?
a) Ele cria um gerador de energia eólica para irrigar os campos.
b) Faz poços artesianos na comunidade.
c) Tem criação de pequenos animais, como ovelhas e cabritos.
d) Cria estradas e pontes.
8. Como seu pai reage diante da criação do gerador de energia eólica atitude de William?
a) No primeiro momento não aceita, não acredita e chega a ser agressivo com Wiliam.
b) Expulsa William de casa e o agredi com fisicamente e verbalmente.
d) Quebra o gerador, pois não acredita no projeto do filho.
e) Resolve fazer o filho desistir do projeto para estudar fora.
9- O que o governo faz?
a) O governo não faz nada para ajudar a população.
b) O governo faz o gerador de energia para a população.
c) O governo é solidário a situação do povo daquela comunidade.
d) O governo cestas básicas, além da assistência na saúde e educação.
10. Como termina a história?
a) Apesar das dificuldades, William consegue desenvolver a turbina de vento para trazer água para a comunidade.
b) William não consegue fazer o gerador, por isso fica deprimido.
c) A comunidade acaba perdendo seus moradores pela questão da seca.
d) William e sua família vão embora da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário