E.E. Professor Fernando Buonaduce
História – Prof. Alison Azevedo – Prazo para entrega : 26/06
Olá alunos! A partir dos textos e atividades a seguir, daremos continuidade com a matéria que vocês registraram no caderno. Qualquer dúvida me procure nas redes sociais ou no e-mail.
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Bons estudos a todos!
Revisão Trabalho Infantil na Revolução Industrial
Com a Revolução Industrial, novos grupos sociais surgiram e o trabalho se diversificou. As cidades cresceram sem infraestrutura em meio ao lixo e ao estrume dos animais. O pintor inglês William Powell Frith (1819 – 1909), sob a influência literária de seu amigo Charles Dickens, procurou retratar as mazelas sociais resultantes desse processo em algumas de suas obras. A pintura abaixo, por exemplo, representa um varredor de cruzamentos, ofício informal que se tornou comum na cidade de Londres do século XIX.
“The Crossing Sweeper” por William Powell Frith de 1858. Museu de Londres, Inglaterra.
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Atividade 1
a) Descreva os elementos da pintura.
b) Quem são os personagens principais dessa obra? Qual seria a condição econômica de cada um?
c) Como os contrastes sociais do período foram apresentados na tela? Quais atitudes dos personagens realçam esses elementos?
d) Imagine que você seja o garoto representado nessa pintura e decidiu escrever uma petição (abaixo-assinado) para o Parlamento inglês expondo sua condição de vida e reivindicando a proibição do trabalho infantil e outros direitos necessários ao desenvolvimento da criança. O que você escreveria no texto que seria apresentado na petição?
Atividade 2
Pesquise na internet a profissão de Varredor de Cruzamentos representado no quadro. Faça um pequeno resumo.
Luta operária e organização sindical
A organização da classe operária
No início do século XVIII, os tecelões ingleses organizaram as primeiras associações trabalhistas. Os antigos artesões, convertidos em trabalhadores assalariados das manufaturas, fundaram pequenos clubes com a intenção de obter aumentos de salário. No entanto, só com a grande indústria fabril surgiram associações fortes e organizadas, que passaram a representar uma ameaça aos capitalistas.
Quebrando as máquinas
Uma das primeiras formas de resistência às fábricas foi a ação dos quebradores de máquinas. Alguns desses grupos se tornaram bastante conhecidos, como os da região de Lancashire, que atuaram entre 1778 e 1780, e os ludistas, que surgiram no princípio da década de 1810.
Eles lutavam contra longas jornadas e as péssimas condições de trabalho e defendiam a criação de leis trabalhistas e o fim das dispensas arbitrárias.
Os quebradores invadiam as fábricas, em geral à noite, e destruíam as máquinas. Eles foram reprimidos com violência e alguns dos líderes acabaram presos, julgados e executados.
Alguns historiadores consideram que os ludistas eram corajosos, mas ingênuos, pois atribuíam a origem dos problemas às máquinas, e não aos proprietários delas. Para esses autores, os quebradores de máquinas não conseguiam perceber a mudança profunda na produção capitalista industrial e nas novas estratégias de dominação de classe.
Pesquisas mais recentes, no entanto, tendem a associar os ludistas a uma reação radical e consistente contra o sistema fabril. Segundo essa vertente, a principal intenção dos ludistas era mostrar que a fábrica não era a única, nem a melhor forma de organização do trabalho e da vida.
Caricatura do século XVIII que satiriza a figura de Ned Ludd liderando os quebradores de máquina, publicada em 1812.
A hora dos sindicatos
Visando combater a rotina extenuante e as dramáticas condições de vida e de trabalho que enfrentavam, os operários começaram a se reunir em associações chamadas trade unions, ou sindicatos, como passaram a ser conhecidas.
O objetivo da trade union era organizar as lutas dos operários para conquistar aumento de salário, redução das jornadas de trabalho, regulamentação e limitação do trabalho infantil férias e descanso semanal remunerado.
As associações trabalhistas na Inglaterra, no entanto, foram proibidas em 1799. Mesmo assim, muitas continuaram existindo clandestinamente. Em 1824, o funcionamento dos sindicatos deixou de ser ilegal e, em 1871, essas associações foram efetivamente legalizadas. Esse processo acabou por fortalecer o movimento operário inglês.
O cartismo
O cartismo nasceu em Londres, em 1838, e acabou adquirindo caráter nacional. O movimento começou quando uma associação de trabalhadores enviou ao Parlamento inglês a Carta do Povo, um documento em que reivindicava o voto secreto, sufrágio universal masculino, o direito dos operários a candidatar-se às cadeiras do Parlamento, entre outros direitos.
A petição recebeu mais de 1 milhão de assinaturas de trabalhadores. A recusa do Parlamento em aprovar a carta, porém desencadeou uma onda de greves, manifestações e prisões.
Por volta de 1840, o movimento apresentou outra petição, bem mais radical que a primeira. Além das reivindicações iniciais, o documento exigia aumento de salário e redução da jornada de trabalho. A nova petição recebeu cerca de 3,3 milhões de assinaturas, mais da metade da população masculina inglesa da época.
Aos poucos, as lutas operárias surtiram efeito. As leis trabalhistas do século XIX e início do século XX melhoraram as condições de trabalho nas fábricas e minas inglesas, além de fortalecer as lutas dos trabalhadores de outros países.
Gravura de 1842 que mostra petição cartista sendo levada ao Parlamento. Biblioteca do Partido Comunista, Londres.
Legislação trabalhista na Inglaterra:
1802 – Limitou a jornada de trabalho das crianças a 12 horas diárias.
1824 – As associações de trabalhadores deixaram de ser ilegais.
1833 – Limitou o trabalho das crianças entre 9 e 13 anos a 8 horas diárias.
1871 – Legalizou o direito de formar sindicatos.
1908 – Instruiu os primeiros sistemas de seguro social.
1919 – Estabeleceu a jornada de 8 horas diárias
Atividade 3
Atividade 4
a) Como os operários ingleses conquistaram melhores condições de trabalho?
b) A tentativa de substituir a mão de obra humana por máquinas já gerou diversos conflitos ao longo da história. Cite um exemplo e explique-o.
c) Vivemos em uma sociedade na qual algumas funções deixaram de ser exercidas pela mão de obra humana e passaram a ser executadas por máquinas. Você conhece alguma situação em que isso tenha ocorrido? Quais foram as principais consequências desse processo?
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