E.E.
PROF. FERNANDO BUONADUCE – 2º bimestre (2)
LÍNGUA
E LITERATURA – 3TA (Prof.ª Silvia Siqueira) (16/06/2020)
GRAMÁTICA (pg. 332)
- Leia atentamente a
definição de Conjunções subordinadas, compreendendo-as fala as atividades que
seguem no caderno e envie por watts zap
9 9508-2569 ou pelo e-mail silviasiquiera.malu@gmail.com.
As conjunções
subordinadas ligam orações sintaticamente dependentes, estabelecendo uma
relação de subordinação. Podem ser integrantes, causais, comparativas,
concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais
ou temporais.
Integrantes. Introduzem orações subordinadas
substantivas subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas
nominais, predicativas e apositivas: que, se:
- É indispensável que conquistemos o mundo.
- Não sei se ele viajará amanhã.
Causais. Iniciam orações subordinadas
denotadoras de causa: porque, pois, como (=porque), portanto, visto
que, uma vez que, que etc.:
- Ele pegou a doença porque andava sem máscara
de proteção.
Comparativas: Iniciam uma oração subordinada que
encerra o segundo elemento de uma comparação: que, do que (depois de mais,
menos, melhor, pior), qual (depois de tal), quanto (depois de
tanto), como, assim como, bem como etc.:
- O espetáculo não foi como se esperava.
Concessivas. Introduzem orações subordinadas nas
quais dá-se a entender que se admite ou se concede um fato contrário à
declaração contida na oração principal: ainda que, apesar de que, embora,
mesmo que, posto que, por mais que, se bem que, por pouco que, nem que etc.:
- Defendeu o amigo, embora discordasse das
suas ideias.
Condicionais. Iniciam uma oração subordinada em que se
estabelece uma hipótese ou condição: se, caso, sem que (= se não), contanto
que, desde que, a menos que, a não ser que, que etc.:
- Se não reduzirmos a inflação, teremos o
caos econômico.
Conformativas. Iniciam uma oração subordinada que
exprime conformidade com o que de declara na oração anterior: conforme, como
(= conforme), segundo, consoante etc.:
- Tudo foi feito conforme orientamos.
Consecutivas. Iniciam uma oração subordinada na qual
se expressa a consequência do que foi declarado na oração principal: que
(combinada com uma destas palavras: tal, tanto, tão ou tamanho,
presentes na oração anterior):
- Ele falava tanto que lhe cassaram a
palavra.
Finais. Iniciam uma oração subordinada que
indica a finalidade do que está expresso na oração principal: para que, afim
de que, que (= para que) etc.:
- Ele trabalhou muito para que o irmão pudesse
estudar.
Proporcionais. Iniciam uma oração subordinada em que
se menciona o fato realizado ou para realizar-se proporcionalmente ao que está
expresso na oração principal: à medida que, à proporção que, ao passo que,
quanto mais ... mais, quanto menos ... menos etc.:
- À medida que iam chegando, ocupavam as
poltronas.
Temporais. Iniciam uma oração subordinada com ideia
de tempo: quando, antes que, depois que, desde que, logo que, assim que, até
que, que (= desde que), apenas, mal, sempre que, tanto que etc.:
- Todos já estavam a
postos quando ele
chegou.
EXERCÍCIOS
1. Classifique
as conjunções ou locuções subordinadas dos períodos seguintes:
a) Por
mais que lhe recomende, ele continua em más companhias.
b) Ele
pegou o resfriado porque dormiu ao relento.
c) Convém
que o recebas cordialmente.
d) Se você
não puder ir à praia, avise-me.
e) Ele
gritou como em tarzã gritava.
f) Ele
não compareceu, apesar de que tivéssemos insistido.
g) Caso
continuasse a tirar notas baixas, o pai lhe cortaria a mesada.
h) Não
sei se devemos ir à praia amanhã.
2. Faça
como no exercício anterior
a) Correu
tanto que quase desmaiou.
b) Saberemos
o que contém a caixa quando retirarmos o cadeado.
c) Colocamos
a sinaleira na garagem para que os pedestres ficassem alertas.
d) Quanto
mais
eu rezo, mais assombração me aparece.
e) Faremos
tudo como combinamos.
f) Reuniu-se
uma junta médica para que ele fosse examinado.
g) Adquiriu
hábitos de recluso desde que enviuvou.
h) Age
com cautela, segundo convém aos precavidos.
3. Transforme
os períodos simples em períodos compostos:
Período simples: Ninguém esperava a
nomeação de Lúcia para o cargo.
Período composto: Ninguém esperava que
Lúcia fosse nomeada para o cargo.
a) Solicito
a participação de todos na reunião.
b) Não
nos convém a anulação das provas.
c) Insisto
na participação de todos.
d) Não
tenho receio da tua presença.
e) Meu
desejo é a tua aprovação no concurso.
4. Classifique
as conjunções subordinadas dos seguintes períodos:
a) É
inútil convencê-lo de que esta lei prejudica seus próprios interesses.
b) Ele
não tomaria nenhuma providência caso não fosse alertado.
c) Confesso
que sempre tive medo de viajar de avião.
d) Ainda
que chova, viajaremos para a serra.
e) As
luzes começavam a brilhar, à proporção que anoitecia.
“Que fazer para ser como os
felizes?"...Ama!”
Frase para reflexão do
poeta Olavo Bilac (Parnasianismo)
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