sexta-feira, 19 de junho de 2020

Prof Silvia Siqueira LP 3TA


E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE – 2º bimestre (2)
LÍNGUA E LITERATURA – 3TA (Prof.ª Silvia Siqueira) (16/06/2020)



GRAMÁTICA (pg. 332)


- Leia atentamente a definição de Conjunções subordinadas, compreendendo-as fala as atividades que seguem no caderno e envie por watts zap  9 9508-2569 ou pelo e-mail silviasiquiera.malu@gmail.com.

As conjunções subordinadas ligam orações sintaticamente dependentes, estabelecendo uma relação de subordinação. Podem ser integrantes, causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais ou temporais.

Integrantes. Introduzem orações subordinadas substantivas subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas: que, se:

- É indispensável que conquistemos o mundo.
- Não sei se ele viajará amanhã.

Causais. Iniciam orações subordinadas denotadoras de causa: porque, pois, como (=porque), portanto, visto que, uma vez que, que etc.:

- Ele pegou a doença porque andava sem máscara de proteção.

Comparativas: Iniciam uma oração subordinada que encerra o segundo elemento de uma comparação: que, do que (depois de mais, menos, melhor, pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como etc.:

- O espetáculo não foi como se esperava.

Concessivas. Introduzem orações subordinadas nas quais dá-se a entender que se admite ou se concede um fato contrário à declaração contida na oração principal: ainda que, apesar de que, embora, mesmo que, posto que, por mais que, se bem que, por pouco que, nem que etc.:

- Defendeu o amigo, embora discordasse das suas ideias.

Condicionais. Iniciam uma oração subordinada em que se estabelece uma hipótese ou condição: se, caso, sem que (= se não), contanto que, desde que, a menos que, a não ser que, que etc.:

- Se não reduzirmos a inflação, teremos o caos econômico.

Conformativas. Iniciam uma oração subordinada que exprime conformidade com o que de declara na oração anterior: conforme, como (= conforme), segundo, consoante etc.:

- Tudo foi feito conforme orientamos.

Consecutivas. Iniciam uma oração subordinada na qual se expressa a consequência do que foi declarado na oração principal: que (combinada com uma destas palavras: tal, tanto, tão ou tamanho, presentes na oração anterior):

- Ele falava tanto que lhe cassaram a palavra.

Finais. Iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade do que está expresso na oração principal: para que, afim de que, que (= para que) etc.:

- Ele trabalhou muito para que o irmão pudesse estudar.

Proporcionais. Iniciam uma oração subordinada em que se menciona o fato realizado ou para realizar-se proporcionalmente ao que está expresso na oração principal: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais ... mais, quanto menos ... menos etc.:

- À medida que iam chegando, ocupavam as poltronas.

Temporais. Iniciam uma oração subordinada com ideia de tempo: quando, antes que, depois que, desde que, logo que, assim que, até que, que (= desde que), apenas, mal, sempre que, tanto que etc.:

- Todos já estavam a postos quando ele chegou.




EXERCÍCIOS


1.    Classifique as conjunções ou locuções subordinadas dos períodos seguintes:

a)    Por mais que lhe recomende, ele continua em más companhias.
b)    Ele pegou o resfriado porque dormiu ao relento.
c)    Convém que o recebas cordialmente.
d)    Se você não puder ir à praia, avise-me.
e)    Ele gritou como em tarzã gritava.
f)     Ele não compareceu, apesar de que tivéssemos insistido.
g)    Caso continuasse a tirar notas baixas, o pai lhe cortaria a mesada.
h)    Não sei se devemos ir à praia amanhã.

2.    Faça como no exercício anterior

a)    Correu tanto que quase desmaiou.
b)    Saberemos o que contém a caixa quando retirarmos o cadeado.
c)    Colocamos a sinaleira na garagem para que os pedestres ficassem alertas.
d)    Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece.
e)    Faremos tudo como combinamos.
f)     Reuniu-se uma junta médica para que ele fosse examinado.
g)    Adquiriu hábitos de recluso desde que enviuvou.
h)    Age com cautela, segundo convém aos precavidos.

3.    Transforme os períodos simples em períodos compostos:
Período simples: Ninguém esperava a nomeação de Lúcia para o cargo.
Período composto: Ninguém esperava que Lúcia fosse nomeada para o cargo.

a)    Solicito a participação de todos na reunião.
b)    Não nos convém a anulação das provas.
c)    Insisto na participação de todos.
d)    Não tenho receio da tua presença.
e)    Meu desejo é a tua aprovação no concurso.

4.    Classifique as conjunções subordinadas dos seguintes períodos:

a)    É inútil convencê-lo de que esta lei prejudica seus próprios interesses.
b)    Ele não tomaria nenhuma providência caso não fosse alertado.
c)    Confesso que sempre tive medo de viajar de avião.
d)    Ainda que chova, viajaremos para a serra.
e)    As luzes começavam a brilhar, à proporção que anoitecia.




“Que fazer para ser como os felizes?"...Ama!”

Frase para reflexão do poeta Olavo Bilac  (Parnasianismo)

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