quarta-feira, 10 de junho de 2020

Prof Silvia Siqueira LP 2 Anos A, B, C e D



E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE – 2º BIMESTRE (1.2)

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 2º ANO A, B,
C e D - (Prof.ª Silvia Siqueira) (08/06/2020)

 Atividade referente Romantismo – Geração Ultrarromântica (3ª Geração).

- Registrar a atividade no caderno e enviar a atividade feita por e-mail silviasiqueira.malu@gmail.com ou watts 9 9508-2569.

1 – Quais as principais características do Ultrarromantismo?

2 – Qual o poeta que mais se deixou contagiar pelo chamado mal-do-século?

3 – Além do saudosismo que outra característica podemos encontrar na obra de Casimiro de Abreu?

4 – O texto seguinte é um fragmento de um poema de Fagundes Varela. Que características do Ultrarromantismo podemos encontrar nestes versos?

Não te apavore o aspecto das tumbas.
Esta boca sarcófaga que a terra
Aqui a nossos pés abriu medonha
Não é para engoli-nos.
O nosso cálix de abundantes dores
Não transbordou ainda.
Tua missão, minha harpa, é grande, é grande:
- Sagremo-nos à morte.
Aos túmulos, aos túmulos, minha harpa!

5 – Identifique a característica romântica marcante neste fragmento do poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu

Oh! Dias da minha infância!
Oh! Meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez, das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E os beijos da minha irmã!



6 – Leia este trecho do poema “Cântico do calvário”, de Fagundes Varela, escrito por ocasião da morte de seu filho.

Eras na vida a pomba predileta
Que sobre um mar de angústias conduzia
O ramo da esperança. Eras a estrela
Que entre as névoas do inverso cintilava
Apontando o caminho ao pegureiro.
Eras a messe de um dourado estio.
Eras o idílio de um amor sublime.
Eras a glória, a inspiração, a pátria.
O porvir de teu pai! – Ah! No entanto,
Pomba, - varou-te a flecha do destino!
Astro, - engoliu-te o temporal do norte!
Teto, - caíste! – Crença – já não vives!
Correi, correi, oh lágrimas saudosas,
Legado acerbo da ventura extinta,
Dúbios archotes que a tremer clareiam
A lousa fria de um sonhar que é morto!

Pegureiro: Pastor.
Messe: colheita.

a)       Sabendo-se que calvário é o nome da colina onde Jesus foi crucificado, o que o poeta pretendeu indicar com o título do poema?

b)      Qual era o significado do filho na vida do poeta?

c)       Transcreva o verso em que o poeta indica ser o filho sua fonte de inspiração.

d)      Que metáforas o poeta emprega para nomear a morte?




Reflexão para a semana

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