E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE – 2º
BIMESTRE (1.2)
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 2º
ANO A, B,
C e D - (Prof.ª Silvia Siqueira) (08/06/2020)
Atividade referente Romantismo – Geração
Ultrarromântica (3ª Geração).
- Registrar a
atividade no caderno e enviar a atividade feita por e-mail silviasiqueira.malu@gmail.com ou watts 9 9508-2569.
1 – Quais as
principais características do Ultrarromantismo?
2 – Qual o poeta que
mais se deixou contagiar pelo chamado mal-do-século?
3 – Além do saudosismo
que outra característica podemos encontrar na obra de Casimiro de Abreu?
4 – O texto seguinte é
um fragmento de um poema de Fagundes Varela. Que características do
Ultrarromantismo podemos encontrar nestes versos?
Não te apavore o
aspecto das tumbas.
Esta boca sarcófaga
que a terra
Aqui a nossos pés
abriu medonha
Não é para engoli-nos.
O nosso cálix de
abundantes dores
Não transbordou ainda.
Tua missão, minha
harpa, é grande, é grande:
- Sagremo-nos à morte.
Aos túmulos, aos
túmulos, minha harpa!
5 – Identifique a
característica romântica marcante neste fragmento do poema “Meus oito anos”, de
Casimiro de Abreu
Oh! Dias
da minha infância!
Oh! Meu
céu de primavera!
Que doce
a vida não era
Nessa
risonha manhã!
Em vez,
das mágoas de agora,
Eu tinha
nessas delícias
De minha
mãe as carícias
E os
beijos da minha irmã!
6 – Leia
este trecho do poema “Cântico do calvário”, de Fagundes Varela, escrito por
ocasião da morte de seu filho.
Eras na
vida a pomba predileta
Que sobre
um mar de angústias conduzia
O ramo da
esperança. Eras a estrela
Que entre
as névoas do inverso cintilava
Apontando
o caminho ao pegureiro.
Eras a
messe de um dourado estio.
Eras o
idílio de um amor sublime.
Eras a
glória, a inspiração, a pátria.
O porvir
de teu pai! – Ah! No entanto,
Pomba, -
varou-te a flecha do destino!
Astro, -
engoliu-te o temporal do norte!
Teto, - caíste!
– Crença – já não vives!
Correi,
correi, oh lágrimas saudosas,
Legado
acerbo da ventura extinta,
Dúbios
archotes que a tremer clareiam
A lousa
fria de um sonhar que é morto!
Pegureiro:
Pastor.
Messe:
colheita.
a)
Sabendo-se que calvário é o nome da colina onde
Jesus foi crucificado, o que o poeta pretendeu indicar com o título do poema?
b)
Qual era o significado do filho na vida do
poeta?
c)
Transcreva o verso em que o poeta indica ser o
filho sua fonte de inspiração.
d)
Que metáforas o poeta emprega para nomear a
morte?
Reflexão para a semana
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