Segue abaixo, para os alunos dos 1° anos A e B (e demais) um resumo da aula disciplina de História, referente à aula do Centro de Mídias CMSP do dia 22/06.
O SURGIMENTO DA ESCRITA
A vida nas cidades, a organização dos templos e da cobrança de impostos e tributos tenha levado ao desenvolvimento da escrita. Na Suméria, surgiu um sistema de escrita chamado Cuneiforme, um pedaço de argila marcado por uma cunha (ferramenta de metal ou madeira, com uma das extremidades em ângulo agudo).
Os sistemas de escrita podem ser classificados em:
Pictográfico: os primeiros sinais criados eram pictográficos, isto é, consistiam em desenhos figurativos do objeto representado.
Ideográfico: posteriormente, os sinais passaram a significar ideias, que iam além da simples figura do objeto representado.
Fonográfico: por fim, os sinais passaram a ser menos figurativos e mais abstratos, representando os sons da fala humana, significando conceitos e ações cada vez mais complexos.
O CRESCENTE FÉRTIL
Região formada pelas bacias dos Rios Nilo, Eufrates e Nilo. O termo Crescente Fértil se deve à forma de Lua em fase crescente e a importância dos rios para fertilizar a agricultura na região, caracterizada pelo clima árido (deserto)
EGITO E MESOPOTÂMIA
Características Gerais
Impérios Teocráticos e civilizações fluviais (rios)
Teocrático – o governante é visto como um deus ou um representante direto (divino).
Civilizações fluviais: Aproveitamento de cheias dos rios
Modo de produção asiático:
Estado = dono de terras
População camponesa: obras públicas e produção em geral sob a forma de servidão coletiva (obrigações básicas, pagamento de impostos, serviço militar e produção).
O EGITO ANTIGO
O rio Nilo
O rio Nilo nasce em Uganda, na África equatorial e segue até o mar Mediterrâneo. O chamado Nilo Branco recebe as águas dos rios Nilo Azul e Atbara ,(vindo da Etiópia). O rio então corta o deserto do Saara. No Egito, as cheias do rio fertilizavam o solo, que se tornava ideal para o cultivo de cereais, no início do período seco. Toda a atividade econômica do Egito antigo estava relacionada com o regime de cheias do rio Nilo.
Períodos históricos
Início do período dinástico 3100 a. C.
Império Antigo 2686-2181 a. C.
I período Intermediário 2181-2055 a. C.
Médio Império 2055-1650 a. C.
II período Intermediário 1650-1550 a. C.
Novo Império 1550 – 1069 a. C.
III período Intermediário 1069 - 664 a. C.
Período Tardio 664-332 a. C.
Dinastias gregas 332 – 30 a. C.
A sociedade egípcia
O faraó era considerado um Deus vivo, com autoridade absoluta.
A Elite:
Nobre: cargos hereditários, administradores das províncias e comandantes militares do exército, chamados de vizir;
Sacerdotes: administravam o patrimônio dos templos
Escribas: sabiam ler e escrever e eram funcionários do estado, cobravam impostos e fiscalizavam obras.
A população:
Artesãos: viviam nas cidades, divididos em uma grande variedade de trabalhos: tecelões, ceramistas, ferreiros, barqueiros, ourives (ouro), além de embalsamadores (múmias) e decoradores de túmulos.
Soldados: recrutados nas aldeias do Império, tinham algum privilégio local,mas pouca esperança de ascensão a cargos de liderança. Em períodos de guerra era comum a contratação de grupos mercenários.
Camponeses: formavam a maioria da população, trabalhavam em suas terras e em trabalhos para o estado, em obras públicas.
Escravos: geralmente eram prisioneiros de guerra e trabalhavam na mineração.
A religião
Eram politeístas, acreditando em uma infinidade de deuses antropozoomórficos (mistura de humanos e animais). Ao longo do tempo deuses e deusas ganharam e perderam influência sobre os egípcios. Os mais famosos são Amon Há, Osíris, Ísis, Hórus, Anúbis, Set e Hator. Acreditavam na vida e eternidade após a morte.
As pirâmides e as múmias
Os egípcios acreditavam que a preservação do corpo ajudava na transição para a vida após a morte e embalsamavam (mumificavam) seus mortos. As grandes pirâmides, as tumbas do Vale dos Reis e suas múmias de faraós, vizir, sacerdotes e membros da população em geral, mostram a preocupação dos egípcios em relação à religião. Os principais tipos de templos funerários egípcios foram: as mastabas, as pirâmides e os hipogeus.
Mastabas: covas cavadas no solo e cobertas com adobe (tijolos de argila);
Pirâmides: suas construções marcaram ao Antigo império. Evoluíram das Mastabas (pirâmide de degraus de Sacara) e seu auge se deu nas construções em Gizè, das pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos.
Hipogeus: Tumbas escavadas na rocha. (Vale dos Reis)
A MESOPOTÂMIA
Os rios Tigre e Eufrates
O nome Mesopotâmia significa “terra entre rios”, foi atribuído à região pelos antigos gregos, devido à sua localização, entre os rios Tigre e Eufrates. Esses rios nascem nas montanhas turcas e percorrem uma planície árida, até o Golfo Pérsico, fertilizando suas áreas marginais e permitindo o desenvolvimento da agricultura na região.
Os povos mesopotâmicos
A Mesopotâmia atraiu grupos nômades e seminômades de várias regiões ao seu redor, das montanhas e dos desertos, que atacavam as populações sedentárias que viviam nas planícies férteis. Assim, diversos povos sucederam-se no domínio da região.
· Sumérios
Considerados a base da cultura mesopotâmica, os sumérios se fixaram na região por volta de 3500 a. C. onde fundaram cidades - Estado como Ur, Uruk, Eridu, Lagash e Nippur. Atribui-se aos sumérios, a base da cultura mesopotâmica, o desenvolvimento da escrita cuneiforme, o uso da roda e a religião.
· Acádios
Vindos do norte,atualmente o deserto da Síria, conquistaram e unificaram as cidades sumérias. Sob o comando de rei Sargão fundaram o Primeiro Império da Mesopotâmia, que se estendeu desde o Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia.
· Amoritas: (Babilônicos)
Vindos do deserto da Arábia, à sudoeste da Mesopotâmia, estabeleceram-se na cidade da Babilônia. Sob o governo de rei Hamurábi, os amoritas expandiram seus domínios por toda Mesopotâmia, desde o Golfo Pérsico até o norte da Assíria. Hamurabi é responsável pela criação de um dos mais antigos códigos de leis da humanidade, conhecido como Código de Hamurábi. No século XVIII a. C, o império entrou em declínio e foi invadido pelos Hititas (povos turcos).
· Assírios
Vindos da Ásia Menor (atual Turquia), por volta do século XX a.C, fixaram-se na região da Assíria (norte da Mesopotâmia). Organizaram o primeiro exército permanente do mundo. A partir de 1700 a.C, dominaram a região até 630 a.C, destaque para o governo de Assurbanipal.
· Caldeus: (Novos Babilônicos)
Vindos da Arábia, fixaram-se no sul da Mesopotâmia, na região denominada Caldeia. Junto com os povos persas derrotaram os Assírios, Conquistaram a cidade da Babilônia, que se tornou sua nova capital. Entre seus principais reis, destacaram-se Nabopalassar e Nabucondonossor. Em 539 a.C, foram vencidos pelos Persas.
A cultura, arte e religião.
Os mesopotâmios eram politeístas. Seus deuses estavam relacionados a elementos da natureza e dos astros. Seus templos, chamados de Zigurates eram centros religiosos e centros de observações astronômicas. Entre seus principais deuses estavam Anu, Enki, Enlil, Isthar, Shamash e Marduc.
Invenções Mesopotâmicos;
Escrita Cuneiforme
A Roda
Astronomia
O calendário (dividido em 12 meses)
Matemática:
Geometria e Aritmética
Operações de raiz quadrada e cúbica
Divisão do círculo em 360 °
Código de Leis escrito
Conhecimentos medicinais
jesus qual o seu e-mail?
ResponderExcluirEmail: professorleonardoazevedo@gmail.com
ResponderExcluir