PROFESSORA : ELIANE DOS SANTOS FERREIRA CARVALHO
DISCIPLINA : ARTE
ANOS: 7 ºE 7º F 7º G
QUANTIDADE DE AULAS : 8 AULAS
AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PARA O EMAIL: elianeferreira@prof.educacao.sp.gov.br
ENTREGA ATÉ 31/07/2020
LEIA O TEXTO E COPIE EM SEU CADERNO PARA AJUDAR NA COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES DA APOSTILA
DANÇA9-
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
APOSTILA, PÁGINAS 7 e 8 – volume 2
SITUAGEM DE APRENDIZAGEM I
ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO l
Página 7 - Observe as imagens, copie as questões no caderno e responda
1. Como são os movimentos? Quais adjetivos podemos dar a eles? Leves, alegres, pesados e tristes? Por quê?
2. Quanto aos figurinos, quais são as diferenças percebidas por você?
3. Sobre a utilização do espaço, quais níveis espaciais são utilizados? Altos, médios ou baixos?
MOMENTO 2 – APRECIAÇÃO DE VÍDEOS
Página 8 - Durante a apreciação dos vídeos indicados, observem as movimentações coreográficas dos solos, duetos e o corpo de baile, e os elementos Peso, Espaço, Tempo e Fluência.
1.“O Lago dos Cisnes” – São Paulo Companhia de Dança “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=OhE6BhWNAYE
2. “Parabelo” do ano de 1997, do coreógrafo Rodrigo Pederneiras. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e0UEsriM35I
ATIVIDADE 3 – Desenhe algo relacionado aos vídeos assistidos.
ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA I
O trabalho de pesquisa valerá nota (Faça o trabalho com a letra legível, em uma folha a parte, coloque nome, série, disciplina e título) – tire uma foto e me envie
Página 8 – TRABALHO DE PESQUISA - Escolha um dos temas a seguir e faça uma pesquisa. Procure informações sobre obras de bailarinos/grupo/coletivos brasileiros e internacionais que produzem suas obras sob influência do artista ou tema definido.
Tema 1 – Balé Romântico
Tema 2 – Balé Clássico
Tema 3 – Balé de Ação
Tema 4 – Dança Moderna- Rudolf Laban
Tema 5 – Dança Moderna – Mary Wigman
Tema 6 – Dança Moderna- Martha Grahan
SEGUE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA PARA QUEM NÃO CONSEGUIU ASSISTIR
15/06 - 7º ano EF - Arte - Sons corporais e instrumentos musicais
Nenhum comentário:
Postar um comentário