segunda-feira, 6 de julho de 2020

Profª Eliane dos Santos - Arte - 7º E - 7º F - 7º G

PROFESSORA : ELIANE DOS SANTOS FERREIRA CARVALHO

DISCIPLINA : ARTE

ANOS: 7 ºE   7º F  7º G

QUANTIDADE DE AULAS : 8 AULAS 

AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS  PARA O EMAIL:      elianeferreira@prof.educacao.sp.gov.br

 ENTREGA ATÉ  31/07/2020 

 

LEIA O TEXTO E COPIE EM SEU CADERNO PARA AJUDAR NA COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES DA APOSTILA

 

DANÇA9-

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.


RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.

  • ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. 

  • FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo. 

  • PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes). 

  • TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

 

APOSTILA, PÁGINAS 7 e 8 – volume 2

 

SITUAGEM DE APRENDIZAGEM I

 

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO l 

Página 7 - Observe as imagens, copie as questões no caderno e responda 

1. Como são os movimentos? Quais adjetivos podemos dar a eles? Leves, alegres, pesados e tristes? Por quê? 

2. Quanto aos figurinos, quais são as diferenças percebidas por você? 

3. Sobre a utilização do espaço, quais níveis espaciais são utilizados? Altos, médios ou baixos?

 

MOMENTO 2 – APRECIAÇÃO DE VÍDEOS 

Página 8 - Durante a apreciação dos vídeos indicados, observem as movimentações coreográficas dos solos, duetos e o corpo de baile, e os elementos Peso, Espaço, Tempo e Fluência.

 

1.“O Lago dos Cisnes” – São Paulo Companhia de Dança “Disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=OhE6BhWNAYE

 

2. “Parabelo” do ano de 1997, do coreógrafo Rodrigo Pederneiras. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e0UEsriM35I

 

ATIVIDADE 3 – Desenhe algo  relacionado aos vídeos assistidos.

 

 

 

 

ATIVIDADE 4 – AÇÃO EXPRESSIVA I

O trabalho de pesquisa valerá nota (Faça o trabalho com a letra legível, em uma folha a parte, coloque nome, série, disciplina e título) – tire uma foto e me envie

Página 8 – TRABALHO DE PESQUISA - Escolha um dos temas a seguir e faça uma pesquisa. Procure informações sobre obras de bailarinos/grupo/coletivos brasileiros e internacionais que produzem suas obras sob influência do artista ou tema definido.

  • Tema 1 – Balé Romântico 

  • Tema 2 – Balé Clássico 

  • Tema 3 – Balé de Ação 

  • Tema 4 – Dança Moderna- Rudolf Laban 

  • Tema 5 – Dança Moderna – Mary Wigman 

  • Tema 6 – Dança Moderna- Martha Grahan

 

 

 

SEGUE A AULA DO CENTRO DE MÍDIA PARA QUEM NÃO CONSEGUIU ASSISTIR

 

15/06 - 7º ano EF - Arte - Sons corporais e instrumentos musicais

https://youtu.be/DB4n9f6Uujg

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário