E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE - LÍNGUA E LITERATURA – 3 TA (Prof.ª Silvia
Siqueira) - (09/04/2020)
GRAMÁTICA
- Conteúdo de revisão
“Minha terra
tem palmeiras,
Onde canta o
Sabiá...”
Observe que o
substantivo pode:
- sintaticamente:
exercer a função de sujeito (terra);
- morfologicamente:
admitir flexão de gênero, número e grau (palmeiras, sabiás, terrinha);
- semanticamente:
nomear os seres e as coisas (sábia, terra, palmeira).
Do ponto de vista
semântico, isto é, considerado a significação, o substantivo pode ser:
- Concreto:
Nomeia um ser que possui existência própria: terra, palmeira.
- Abstrato: Dá
nome a sum ser cuja existência depende de outro, como sensações, estados de
espírito, qualidades: beleza, medo, nostalgia.
- Comum: Nomeia
seres da mesma espécie: palmeira, sabiá.
- Próprio:
Denomina um ser particular da espécie:
- Coletivo:
Nomeia um conjunto cisto como unidade: cacho, biblioteca.
- Simples: É
formado por um único radical: palmeira, terra.
- Composto: É
formado por mais de um radical: girassol, guarda-chuva.
- Primitivo:
Não é derivado de nenhuma outra palavra da língua portuguesa: pedra, cabeça.
- Derivado: É formado com base em outra palavra
da língua portuguesa: pedreira, cabeçada.
Flexão
dos substantivos
Os substantivos podem
variar em gênero, número e grau.
Gênero: masculino e
feminino
1.
Regra
geral: Troca-se o o por a,
ou acrescenta-se a: advogado – advogada; juiz – juíza; camponês –
camponesa.
2.
Regras
especiais:
a)
Palavras terminadas em -or (-a, -triz, -eira): embaixador
– embaixadora; ator – atriz; lavador – lavadeira;
b)
Palavras terminadas em -ão (-ã, -ao, -ona): campeão – campeã; leão
– leoa; folião – foliona;
c)
Vocábulos terminados em -e (-a): chefe - chefa; mestre - mestra;
d)
Emprega-se -esa, -essa, ou -isa: barão -baronesa; adade - abadessa; profeta
-profetisa.
Algumas
palavras possuem formas especiais: avô – avó; galo – galinha; réu – ré; cão –
cadela etc.
1.
Regra
geral: Acrescenta-se s: casa – casas
2.
Regras
especiais, para vocábulos terminados em:
a)
(-r, -z, -n) -es: lar –
lares; juiz – juízes; hífen -hífenes ou hifens;
b)
(-al, -el, -ol, -ul) -is: animal – animais; papel – papéis; anzol – anzóis; sul –
suis;
c)
(-II) (paroxítono)
-eis: fóssil – fósseis;
d)
(-il) (oxítonos)
-s: barril – barris;
e)
(-m) -ns:
armazém – armazéns;
f)
(-ão) -ãos,
-ões: órgão – órgãos; balcão – balcões; capitão – capitães;
g)
(-s) (oxítonos)
es: burguês – burgueses.
Observações
1.
São invariáveis pires (os pires), lápis (os lápis), ônibus (os ônibus), e
os substantivos terminados em -x (som de ks), como tórax (os tórax).
2.
Alguns substantivos terminados em -ão apresentam mais de um plural: aldeão –
aldeões, aldeãs, aldeãos; anão – anões, anãos; vilão – vilães, vilões;
charlatão – charlatões, charlatães etc.
Grau: aumentativo e
diminutivo
1.
Forma analítica:
Casa grande – casa pequena
Boca grande – boca pequena
2.
Forma sintética:
Casarão – casinha
Bocarra – boquinha
EXERCÍCIOS
1 – Em determinados contextos, os aumentativos e diminutivos adquirem
sentido especial. Copie no caderno a frase em que há flexão de grau com valor
afetivo e a que apresenta sentido pejorativo.
a) O
garoto esqueceu o livrinho de orações na cozinha.
b)
Sua filha adolescente era um amorzinho.
c)
Aquele jornaleco vivia de notícias
espalhafatosas.
d) Colou
as fotos sobre um pedaço de papelão.
2 – Transcreva todos os substantivos do texto, classificando-os:
Fernanda tinha
ciúmes do rapaz, desejo de mantê-lo preso na coleira, sob os seus olhos de
mulher insegura, mesmo sabendo que os sentimentos que a dominavam eram uma
atração pelo sofrimento.
3 – No texto anterior, as palavras preso e insegura são
adjetivos. Escreva uma frase com cada uma delas, transformando-as em
substantivos.
4 – Rescreva as frases abaixo passando-as para o feminino e fazendo as
adaptações necessárias.
a) O
cidadão fez pouco caso das palavras do profeta.
b)
O promotor não poupou palavras contra o réu.
c)
O embaixador acaba de ser recebido pelo
ministro.
d)
O serzidor cinquentão fazia um trabalho
impecável.
e) O
patrão era muito autoritário.
5 – Rescreva as frases abaixo passando-as para o plural e fazendo as
adaptações necessárias.
a) Encomendamos
o anel ao hábil ourives.
b)
Havia mamão e melão na fruteira.
c)
Não tinha um vintém para ir ao bar e comprava
fiado no armazém.
d) O
juiz analisou a raiz do problema.
e) A
opinião dele sobre a eleição era bastante variável.
6 – Indique o grau dos substantivos destacados:
a) Aumentativo
sintético
b)
Diminutivo sintético
c)
Aumentativo analítico
d) Diminutivo
analítico
a) O
rapaz aproximou-se do homenzarrão
b)
O homenzinho era audacioso.
c)
Ofereram-lhe um superfinanciamento para o
carro novo.
d) Peça
logo uma pizza gigante.
Essa atividade de Português é para ficar no caderno? Porque eu fiz mais tá no caderno, se for pra entregar por favor me avisem, obrigada.
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