domingo, 19 de abril de 2020

Professora: Silvia Siqueira - Português e Literatura - 2º Anos

E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE - LÍNGUA E LITERATURA – 2º ANO (Prof.ª Silvia Siqueira) - (09/04/2020)

GRAMÁTICA -  - Conteúdo de revisão

“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá...”

Observe que o substantivo pode:

- sintaticamente: exercer a função de sujeito (terra);
- morfologicamente: admitir flexão de gênero, número e grau (palmeiras, sabiás, terrinha);
- semanticamente: nomear os seres e as coisas (sábia, terra, palmeira).

Do ponto de vista semântico, isto é, considerado a significação, o substantivo pode ser:

- Concreto: Nomeia um ser que possui existência própria: terra, palmeira.
- Abstrato: Dá nome a sum ser cuja existência depende de outro, como sensações, estados de espírito, qualidades: beleza, medo, nostalgia.
- Comum: Nomeia seres da mesma espécie: palmeira, sabiá.
- Próprio: Denomina um ser particular da espécie:
- Coletivo: Nomeia um conjunto cisto como unidade: cacho, biblioteca.
- Simples: É formado por um único radical: palmeira, terra.
- Composto: É formado por mais de um radical: girassol, guarda-chuva.
- Primitivo: Não é derivado de nenhuma outra palavra da língua portuguesa: pedra, cabeça.
- Derivado: É formado com base em outra palavra da língua portuguesa: pedreira, cabeçada.

Flexão dos substantivos

Os substantivos podem variar em gênero, número e grau.
Gênero: masculino e feminino
1.       Regra geral: Troca-se o  o por a, ou acrescenta-se a: advogado – advogada; juiz – juíza; camponês – camponesa.

2.       Regras especiais:
a)       Palavras terminadas em -or (-a, -triz, -eira): embaixador – embaixadora; ator – atriz; lavador – lavadeira;
b)       Palavras terminadas em -ão (-ã, -ao, -ona): campeão – campeã; leão – leoa; folião – foliona;
c)        Vocábulos terminados em -e (-a): chefe - chefa; mestre - mestra;
d)       Emprega-se -esa, -essa, ou -isa: barão  -baronesa; adade - abadessa; profeta -profetisa.
Algumas palavras possuem formas especiais: avô – avó; galo – galinha; réu – ré; cão – cadela etc.
1.       Regra geral: Acrescenta-se s: casa – casas

2.       Regras especiais, para vocábulos terminados em:

a)       (-r, -z, -n) -es: lar – lares; juiz – juízes; hífen -hífenes ou hifens;
b)       (-al, -el, -ol, -ul) -is: animal – animais; papel – papéis; anzol – anzóis; sul – suis;
c)        (-II) (paroxítono) -eis: fóssil – fósseis;
d)       (-il) (oxítonos) -s: barril – barris;
e)       (-m) -ns: armazém – armazéns;
f)       (-ão) -ãos, -ões: órgão – órgãos; balcão – balcões; capitão – capitães;
g)       (-s) (oxítonos) es: burguês – burgueses.

Observações
1.       São invariáveis pires (os pires), lápis (os lápis), ônibus (os ônibus), e os substantivos terminados em -x (som de ks), como tórax (os tórax).
2.       Alguns substantivos terminados em -ão  apresentam mais de um plural: aldeão – aldeões, aldeãs, aldeãos; anão – anões, anãos; vilão – vilães, vilões; charlatão – charlatões, charlatães etc.

Grau: aumentativo e diminutivo
1.       Forma analítica:
Casa grande – casa pequena
Boca grande – boca pequena

2.       Forma sintética:
Casarão – casinha
Bocarra – boquinha

EXERCÍCIOS

1 – Em determinados contextos, os aumentativos e diminutivos adquirem sentido especial. Copie no caderno a frase em que há flexão de grau com valor afetivo e a que apresenta sentido pejorativo.
a)      O garoto esqueceu o livrinho de orações na cozinha.
b)      Sua filha adolescente era um amorzinho.
c)       Aquele jornaleco vivia de notícias espalhafatosas.
d)      Colou as fotos sobre um pedaço de papelão.

2 – Transcreva todos os substantivos do texto, classificando-os:
                Fernanda tinha ciúmes do rapaz, desejo de mantê-lo preso na coleira, sob os seus olhos de mulher insegura, mesmo sabendo que os sentimentos que a dominavam eram uma atração pelo sofrimento.

3 – No texto anterior, as palavras preso e insegura são adjetivos. Escreva uma frase com cada uma delas, transformando-as em substantivos.

4 – Rescreva as frases abaixo passando-as para o feminino e fazendo as adaptações necessárias.
a)      O cidadão fez pouco caso das palavras do profeta.
b)      O promotor não poupou palavras contra o réu.
c)       O embaixador acaba de ser recebido pelo ministro.
d)      O serzidor cinquentão fazia um trabalho impecável.
e)      O patrão era muito autoritário.

5 – Rescreva as frases abaixo passando-as para o plural e fazendo as adaptações necessárias.
a)      Encomendamos o anel ao hábil ourives.
b)      Havia mamão e melão na fruteira.
c)       Não tinha um vintém para ir ao bar e comprava fiado no armazém.
d)      O juiz analisou a raiz do problema.
e)      A opinião dele sobre a eleição era bastante variável.

6 – Indique o grau dos substantivos destacados:
a)      Aumentativo sintético
b)      Diminutivo sintético
c)       Aumentativo analítico
d)      Diminutivo analítico

a)      O rapaz aproximou-se do homenzarrão
b)      O homenzinho era audacioso.
c)       Ofereram-lhe um superfinanciamento para o carro novo.
d)      Peça logo uma pizza gigante.


3 comentários:

  1. E pra cópia as resposta no caderno ?

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  2. Queridos alunos, por gentileza corrijam na Atividade de número 4 a alternativa D, houve um erro de digitação foi escrito serzidor, o CORRETO é cerzidor. Obrigada e se cuidem.

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