terça-feira, 7 de abril de 2020

Professora: Silvia Siqueira - Língua e Literatura - 2º anos

E.E. PROF. FERNANDO BUONADUCE - LÍNGUA E LITERATURA – 2º ANO (Prof.ª Silvia Siqueira)
(06/04/2020)

ATIVIDADES
1 – Que ideia fundamental do Romantismo encontramos na seguinte estrofe do Hino Nacional?
“Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte.
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!”
(J. Duque Estrada)

2 – Qual a posição dos românticos em relação à obediência a regras e modelos?

3 – Que estrilos de época precederam o Romantismo?

4 – Identifique a característica romântica predominante em cada um dos seguintes textos:

a)      Eu sei como este mundo ri d’escárnio,
Desde aéreo sonhar da fantasia.
Eu sei... P’ra cada crença de noss’alma,
Ele tem uma frase de ironia...
Ah! Deixai-me guardar o meu segredo:
Desde riso cruel eu tenho medo...
(Castro Alves)

b)      Quem és tu, quem és tu, vulto gracioso,
Que te elevas da noite na orvalhada?
Tens a face nas sombras mergulhada...
Sobre as névoas te libras vaporoso...
(Castro Alves)

Librar: suspender-se , sustentar-se.

c)      Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.
(Castro Alves)



d)      Sonho-me às vezes rei, nalguma ilha,
Muito longe, nos mares do Oriente,
Onde a noite é balsâmica e fulgente
E a lua cheia sobre as águas brilha...
(Antero de Quental)

e)      Por isso, ó morte, eu amo-te e não temo:
Por isso, ó morte, eu quero-te comigo.
Leva-me à região da paz horrenda,
Leva-me ao nada, leva-me contigo.
(Junqueira Freire)

f)      E se eu a vejo nos saraus ruidosos,
C’roada de beleza,
E a sombra da tristeza irresistível
Tingir-lhe o rosto e desdobrar-lhe o riso;
Na mulher, que os outros veem, descubra o anjo
Que as asas d’oiro, que perdeu, lamenta!]
(Gonçalves Dias)

Um comentário: